skip to Main Content
Cabernet Sauvignon: Conheça 10 Harmonizações Incríveis

Cabernet sauvignon: conheça 10 harmonizações incríveis

Todo apreciador de vinhos conhece a cabernet sauvignon. Apelidada de “rainha das uvas tintas”, é a variedade mais cultivada no mundo, ocupando cerca de 340 mil hectares divididos pelas mais diversas regiões do planeta.

A harmonização de um cabernet sauvignon, entretanto, pode não ser tão óbvia quanto muitos pensam. Muito além das carnes vermelhas, os rótulos da casta podem combinar com uma variedade de pratos e gerar uma refeição deliciosa.

Por exemplo: você sabia que esses vinhos acompanham muito bem carne de cordeiro, pratos à base de vegetais, queijos, cogumelos e até sobremesas? Se você quer descobrir novas dicas de harmonização de cabernet sauvignon, leia nosso conteúdo até o fim!

Banner guia conservação de vinhos

Características da Cabernet Sauvignon

Antes de falarmos sobre os melhores pratos para combinar com seu vinho, é muito importante que você saiba as principais características da cabernet sauvignon. São esses fatores que servirão como base para suas combinações.

A primeira característica notável é que os vinhos feitos com essa uva têm intensidade média ou alta. Os rótulos mais jovens costumam ser mais leves e frutados, ao passo que os envelhecidos têm características mais potentes.

cabernet sauvignon harmonização características

Cabernet Sauvignon: a uva pode gerar vinhos com intensidades variadas.

Além disso, seus taninos são firmes e presentes, e a acidez é agradável, o que traz bastante equilíbrio para a bebida. Os aromas mais comuns são os de cereja, cassis e especiarias, e algumas vezes apresentam notas de pimentão ou, em rótulos com passagem por barrica, baunilha, ameixa, chocolate e tabaco.

Pratos para harmonizar com Cabernet Sauvignon

Chegou a hora de conhecer o que harmoniza com vinho cabernet sauvignon. Vale lembrar que toda combinação pode variar de acordo com o paladar individual, ou seja, algumas pessoas podem gostar mais que outras.

De qualquer forma, essas são sugestões que você poderá utilizar como referência na hora de desfrutar o seu rótulo. Vamos conferir?

1. Carne bovina

Começando pelo tradicional, é impossível falar sobre harmonização de cabernet sauvignon e não citar as carnes bovinas. Com intensidade e suculência similares, costumam ser o casamento perfeito em uma refeição.

Os cortes mais indicados são o filé mignon e as variações do contrafilé, como bife de chorizo, ancho e prime rib, servidos ao ponto ou mal passados. Tempere somente com sal e, se possível, sirva com um bom molho.

Um preparo das carnes bovinas que também combina muito bem com esses vinhos são os hambúrgueres. Grelhados, basta servi-los no pão com uma fatia de queijo por cima e molho barbecue.

2. Churrasco

A harmonização da cabernet sauvignon com churrasco é um verdadeiro deleite para os sentidos. A bebida traz intensidade aos sabores defumados e a suculência das carnes. A riqueza e robustez deste vinho encorpado se alinha perfeitamente com diversos grelhados amados pelos brasileiros.

Entre os cortes bovinos, destacam-se a picanha, a costela, a maminha, a fraldinha, o entrecôte e a alcatra. As notas frutadas da uva, além dos toques de especiarias e presença de taninos marcantes atuam em perfeita harmonia com a intensidade e diversidade de sabores do churrasco.

Lembre-se de que o vinho cabernet sauvignon harmoniza com diversas carnes, mas tudo depende de como ela é preparada, além dos temperos e molhos utilizados. Experimente seu corte favorito com rótulos diferentes e descubra combinações deliciosas.

3. Moussaka

Este prato surgiu entre a região da Grécia e do Oriente Médio, e é feito de batatas, molho branco e berinjelas, sendo temperado com ervas e especiarias. Algumas receitas também levam outros legumes e carne moída. Por ter uma base vegetal, é um prato muito apreciado por vegetarianos e veganos. No Brasil, às vezes também é chamado de mussaká.

Por causa da berinjela, que costuma ter um final levemente amargo, a harmonização funciona com cabernets com taninos redondos, o que gera paridade entre a bebida e o alimento.

A dica, nesse caso, é condimentar o prato com pimenta-do-reino, alecrim e tomilho, proporcionando ainda mais intensidade nos aromas e sabores.

cabernet sauvignon harmonização moussaka

Moussaka é um prato à base de berinjela excelente para harmonização com Cabernet Sauvignon.

4. Cordeiro assado

A carne de cordeiro é conhecida por seu paladar e aroma intenso, além da textura gordurosa. Seus cortes principais são o de carne de caça, que tem sabor mais suave, e o carré ou costeleta, retirado das costelas do animal e que tem características mais acentuadas.

Ambos os cortes citados podem ser desfrutados com uma boa taça de cabernet sauvignon; o segredo da combinação é o sabor defumado e suculento do prato, que se equilibra bem às características do vinho.

Uma sugestão é escolher um vinho jovem e frutado da região francesa de Bordeaux que tenha cabernet sauvignon em sua composição.

5. Queijos amarelos e amadeirados

Se você gosta de beber seus vinhos enquanto desfruta de uma tábua de queijos, aqui vão algumas dicas! Quando o assunto é um Cabernet Sauvignon, dê preferência aos mais amarelados, de pasta média e com sabor amadeirado. Alguns exemplos são o gouda e o cheddar.

Em massas e pratos quentes, outra opção é utilizar um parmesão ou pecorino romano, que tem a pasta mais dura, mas deve derreter com o calor e formar uma fusão deliciosa.

6. Cogumelos

Outro ingrediente perfeito para harmonizar com Cabernet Sauvignon são os cogumelos. São muito versáteis e podem ser utilizados em massas, acompanhamentos, risotos e sopas.

Uma receita simples e deliciosa e que pode ser apreciada com seu vinho são os cogumelos Portobello à provençal: basta salteá-los com manteiga e alho e finalizar com bastante salsinha. Para os veganos, é possível utilizar azeite ao invés da gordura de origem animal.

Banner Como servir e armazenar vinhos

7. Massas

Harmonizar cabernet sauvignon com massas de sabores complexos pode gerar um resultado surpreendente. Opte por preparos com molhos intensos, como um robusto molho à bolonhesa ou um ragu de proteína de soja.

A riqueza da uva complementa a textura das massas, enquanto seus taninos ajudam a equilibrar a untuosidade dos molhos. Escolha um vinho que tenha corpo médio a encorpado, com notas frutadas e estrutura equilibrada. Isso vai garantir que a bebida se integre aos sabores de massas e molhos complexos.

Já para as massas leves, o ideal é um cabernet sauvignon rosé, já que a harmonização fica mais equilibrada, especialmente por se tratar de um vinho menos encorpado e com poucos taninos.

8. Pizzas

Tintos no geral combinam muito bem com diversos sabores de pizza. Os clássicos como marguerita são opções interessantes, mas o destaque vai para as variações mais intensas, como a de calabresa e a de quatro queijos que harmonizam perfeitamente com cabernet sauvignon de forma especial.

Sabores mais elaborados, com ingredientes gordurosos ou a base de embutidos, ganham um toque especial quando equilibrados com a acidez de um bom tinto da casta.

9. Grelhados

Já falamos um pouco sobre como a cabernet sauvignon é uma boa opção para acompanhar os cortes bovinos no churrasco. Porém, não podemos esquecer de outros tipos de grelhados. 

Peças suculentas de frango grelhado ou porco defumado ganham uma nova dimensão ao serem combinadas com a cabernet sauvignon. Espetinhos de vegetais ou cogumelos grelhados também possuem ótima sintonia com os sabores desse vinho. 

Porém, independentemente de suas preferências, essa união pode oferecer uma experiência gastronômica enriquecedora.

10. Sobremesas à base de chocolate amargo

Harmonizar chocolate com vinho pode funcionar, mas exige alguns cuidados. O segredo é escolher dentre amargos, cuja porcentagem de cacau seja de 70% ou superior. Assim, eles vão se equilibrar aos taninos e, ao beber o vinho, você limpará o paladar entre um pedaço e outro.

cabernet sauvignon harmonização chocolate

Sobremesas à base de chocolate amargo se equilibram aos taninos do vinho.

Vinhos cabernet sauvignon no Divvino

Quando se trata de escolher o rótulo, a diversidade de opções é um dos encantos desta casta. Ela agrada desde apreciadores iniciantes que querem aproveitar bons momentos, seja na hora de experimentar petiscos para acompanhar vinho cabernet sauvignon ou ocasiões festivas, até aqueles mais experientes em busca de explorar novos sabores e aromas. 

Para quem quer explorar o universo de sabores da rainha das uvas tintas, apresentamos duas sugestões de rótulos a seguir. Confira!

Montgras Aura Cabernet Sauvignon

Com um perfeito equilíbrio entre os aromas e o paladar, este rótulo chileno é ideal para acompanhar almoços em família e momentos especiais. Varietal, tem coloração rubi intenso, aromas de frutas como amora e ameixas maduras, além de notas de cassis. No paladar, é equilibrado, com taninos suaves e redondos, e final de boca prolongado.

vinho Montgrass Aura Cabernet Sauvignon no Divvino

Margaux Brio Cantenac Brown

Este tinto da região de Margaux é cuidadosamente elaborado a partir do corte das castas cabernet sauvignon, merlot e cabernet franc, com uvas da safra 2016. Com amadurecimento em barris de carvalho durante 12 meses, em taça, revela coloração rubi de média intensidade.

Seus aromas são intensos e complexos, trazendo notas de frutas secas como figos e tâmaras, cacau, caixa de charuto, além de especiarias com baunilha. Em boca, tem taninos estruturados e excelente acidez.

vinho Brio Cantenac Brown no Divvino

Não é à toa que a cabernet sauvignon é a rainha das uvas tintas! Seus vinhos têm características variadas e rendem excelentes combinações com os mais diferentes pratos.

Seja qual for a sua harmonização com cabernet sauvignon favorita, é de extrema importância que você escolha o rótulo correto. Para isso, basta acessar o divvino.com.br. Clique no banner abaixo e confira!

vinhos cabernet sauvignon no Divvino

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo