skip to Main Content
Cabernet Sauvignon: Conheça 6 Harmonizações Incríveis

Cabernet Sauvignon: conheça 6 harmonizações incríveis

Todo apreciador de vinhos conhece a Cabernet Sauvignon. Apelidada de “rainha das uvas tintas”, é a variação mais cultivada no mundo, ocupando cerca de 340 mil hectares divididos pelas mais diversas regiões.

A harmonização de um Cabernet Sauvignon, entretanto, pode não ser tão óbvia quanto muitos pensam. Muito além das carnes vermelhas, os rótulos da uva podem combinar com uma variedade de pratos e gerar uma refeição deliciosa.

Por exemplo: você sabia que esses vinhos combinam muito bem com carne de cordeiro, pratos à base de vegetais, queijos, cogumelos e até sobremesas?

Se você quer descobrir novas dicas de harmonização de Cabernet Sauvignon, leia nosso conteúdo até o fim!

Características da Cabernet Sauvignon

Antes de falarmos sobre os melhores pratos para combinar com seu vinho, é muito importante que você saiba as principais características da Cabernet Sauvignon. São esses fatores que servirão como base para suas combinações.

A primeira característica notável é que os vinhos feitos com essa uva têm intensidade média ou alta. Os rótulos mais jovens costumam ser mais leves e frutados, e os envelhecidos têm características mais potentes.

cabernet sauvignon harmonização características

Cabernet Sauvignon: a uva pode gerar vinhos com intensidades variadas.

Além disso, seus taninos são firmes e presentes, e a acidez é agradável, tornando esse tipo de bebida bem equilibrado. Os aromas mais comuns são os de cereja, cassis e especiarias, e algumas vezes apresentam notas de pimentão, ou, em rótulos com passagem por barrica, baunilha, ameixa, chocolate e tabaco. Clique aqui para saber mais sobre a uva Cabernet Sauvignon!

Pratos para harmonizar com Cabernet Sauvignon

Chegou a hora de conhecer os melhores pratos para harmonizar com esse vinho tinto. Vale lembrar que toda combinação pode variar de acordo com o paladar individual, ou seja, algumas pessoas podem gostar mais que outras.

De qualquer forma, essas são sugestões comuns e que você poderá utilizar como referência na hora de desfrutar do seu vinho. Vamos conferir?

1. Carne bovina

Começando pelo começo, é impossível falar sobre harmonização de Cabernet Sauvignon e não citar as carnes bovinas. Com intensidade e suculência similares, costumam ser o casamento perfeito em uma refeição.

Os cortes mais indicados são o filé mignon e as variações do contrafilé, como bife de chorizo, ancho e prime rib, servidos ao ponto ou mal passados. Tempere somente com sal e, se possível, sirva com um bom molho.

Uma variação das carnes bovinas que também combina muito bem com esses vinhos são os hambúrgueres. Grelhados, basta servi-los no pão com uma fatia de queijo por cima e molho barbecue.

2. Moussaka

Este prato surgiu entre a região da Grécia e do Oriente Médio, e é feito de batatas, molho branco e berinjelas, temperado com ervas e especiarias. Algumas receitas também levam outros legumes e carne moída. Por ter uma base vegetal, é um prato muito apreciado por vegetarianos e veganos. No Brasil, às vezes também é chamado de mussaká.

A harmonização funciona com Cabernets com taninos redondos por causa da berinjela, que costuma ter um final levemente amargo e gera paridade entre a bebida e o alimento.

A dica, nesse caso, é condimentar o prato com pimenta-do-reino, alecrim e tomilho, proporcionando ainda mais intensidade nos aromas e sabores.

cabernet sauvignon harmonização moussaka

Moussaka é um prato à base de berinjela excelente para harmonização com Cabernet Sauvignon.

3. Cordeiro assado

A carne de cordeiro é conhecida por seu paladar e aroma intenso, além da textura gordurosa. Seus cortes principais são o de carne de caça, que tem sabor mais suave, e o carré ou costeleta, retirado das costelas do animal e que tem características mais acentuadas.

Ambos os cortes citados podem ser desfrutados com uma boa taça de Cabernet Sauvignon! O segredo da combinação é o sabor defumado e suculento do prato, que se equilibra bem às características do vinho.

Uma sugestão é escolher um vinho jovem e frutado da região francesa de Bordeaux que tenha Cabernet Sauvignon em sua composição.

4. Queijos amarelos e amadeirados

Se você gosta de beber seus vinhos enquanto desfruta de uma tábua de queijos, aqui vão algumas dicas! Quando o assunto é um Cabernet Sauvignon, dê preferência aos mais amarelados, de pasta média e com sabor amadeirado. Alguns exemplos são o gouda e o cheddar.

Em massas e pratos quentes, outra opção é utilizar um parmesão ou pecorino romano, que tem a pasta mais dura, mas deve derreter com o calor e formar uma fusão deliciosa.

5. Cogumelos

Outro ingrediente perfeito para harmonizar com Cabernet Sauvignon são os cogumelos. São muito versáteis e podem ser utilizados em massas, acompanhamentos, risotos e sopas.

Uma receita simples e deliciosa e que pode ser apreciada com seu vinho são os cogumelos Portobello à provençal: basta salteá-los com manteiga e alho e finalizar com bastante salsinha. Para os veganos, é possível utilizar azeite ao invés da gordura de origem animal.

6. Sobremesas à base de chocolate amargo

Harmonizar chocolate com vinho tinto funciona muito bem, mas exige alguns cuidados. Caso você escolha a variação errada, seja do doce ou da bebida, o resultado pode ser um desastre.

O segredo é escolher chocolates amargos, cuja porcentagem de cacau seja de 60% ou superior. Assim, eles vão se equilibrar aos taninos e, ao beber o vinho, você limpará o paladar entre um pedaço e outro.

cabernet sauvignon harmonização chocolate

Sobremesas à base de chocolate amargo se equilibram aos taninos do vinho.

Na hora da escolha do rótulo, uma boa dica é optar por um Cabernet Sauvignon do Novo Mundo e que tenha passagem por barrica. Dessa forma, ele terá tanto aromas de fruta quanto notas de cedro e especiarias, tornando sua degustação perfeita.

Não é à toa que a Cabernet Sauvignon é a rainha da uvas tintas! Seus vinhos têm características variadas e rendem excelentes combinações com os mais diferentes pratos.

Seja qual for a sua harmonização com Cabernet Sauvignon favorita, é de extrema importância que você escolha o rótulo correto. Para isso, basta acessar o site do Divvino! Lá você encontra grande variedade de vinhos das principais regiões vinícolas do mundo, escolhidos por wine hunters e sommeliers especialmente para você! Clique no banner abaixo e confira!

harmonização cabernet sauvignon

Back To Top