skip to Main Content
Noite Do Fondue: Saiba Como Organizar

Noite do fondue: saiba como organizar

O fondue é um prato quente muito consumido durante os dias frios. É uma excelente opção de receita para reunir boas companhias, conversar, se aquecer e desfrutar de uma garrafa de vinho.

Continue a leitura e descubra como organizar uma noite do fondue!

Aparelhos e utensílios

Como é consumido no inverno, é necessário que haja uma fonte de calor constante para que seus molhos não se esfriem. Para isso, utilize um aparelho específico para fondue, ou seja, uma panela com fogareiro.

Para acendê-lo, geralmente é necessário preenchê-lo com álcool (gel ou líquido, dependendo da versão) e, em seguida, atear fogo com um isqueiro ou fósforo. Se o seu molho for aquecido acima do recomendado, é provável que ele queime, portanto tome cuidado com a temperatura. Na maioria dos casos, há como controlar a intensidade da chama, abrindo ou fechando os orifícios laterais.

Você também precisará de um kit com garfos para espetar os alimentos e mergulhá-los no molho dentro da panela. Ao organizar sua noite de fondue, certifique-se de que todos os convidados terão seu próprio utensílio.

Preparação da mesa

Um ponto importante para a sua noite do fondue é a preparação correta. Isso porque seus convidados devem estar à vontade, podendo se servir sem dificuldade. Para isso, escolha uma mesa onde as pessoas fiquem a poucos centímetros do centro – de preferência redonda.

Se o número de convidados for grande, distribua os ingredientes (como pães, bolos e frutas) por toda a mesa, para que todos possam prová-los.

Caso a ocasião for noite romântica, aposte em uma mesa mais intimista, com poucos ingredientes, mas escolhidos especialmente para a pessoa convidada. Decore o ambiente com velas, uma bela toalha e louças especiais.

Fondue salgado

Há duas formas conhecidas de se fazer um fondue. Na primeira e mais tradicional, mergulha-se um pedaço de pão em um molho feito de queijo derretido e vinho.

Na segunda, mais conhecida como fondue bourguignonne (ou fondue de Borgonha), a panela é aquecida com óleo, e cada pessoa mergulha um pedaço de carne. Após fritos, é possível passá-los em diferentes molhos, de acordo com a preferência.

Fondue de queijo

Para preparar essa versão do prato, derreta uma boa quantidade de queijo ralado em cerca de 100 ml de vinho branco. Tradicionalmente, são utilizados queijos semi-curados, como Gruyere, Emmental e Gouda.

Uma dica é passar um dente de alho dentro panela antes de preparar a mistura para que os queijos fiquem mais aromáticos. Sirva com pães (baguete ou ciabatta) cortados em cubos.

noite do fondue

Fondue de carne

Escolha uma carne macia e de qualidade para preparar a sua noite do fondue. O corte mais recomendado é o filé mignon, porém você também utilizar contra-filé ou alcatra.

Aqueça o óleo e deixe as carnes cortadas em cubos de cerca de 1 centímetro. Quando atingir a temperatura de 150 graus, transfira-o para a panela de fondue. Cada convidado deve, então, mergulhar seu pedaço e esperar alguns minutos até que fique pronto.

Sirva com molhos fáceis e clássicos, como béarnaise, aioli, mostarda dijon, tártaro e barbecue em recipientes ao redor do aparelho.

Vinhos para fondue salgado

Para um fondue de queijos, aposte em um rosé ou em uma variação de vinho branco como Riesling, com dulçor e acidez equilibrados. O resultado será uma combinação rica em sabores e aromas.

Já para o fondue de carne, aposte em um tinto da região de Borgonha, local onde o prato foi inventado. Uma sugestão são os Pinot Noirs, vinhos mais leves e que casam bem com carnes vermelhas com molhos leves.

Fondue doce

Para a versão doce do prato, você precisará de frutas, bolos e biscoitos para mergulhar. O preparo funciona assim como o fondue de queijo, derretendo os chocolates em uma panela para que os convidados se sirvam.

noite do fondue

Utilize 350 gramas de chocolate ao leite ou meio amargo (uma dica é misturar ambos, para que o sabor não fique muito doce). Derreta os ingredientes em banho-maria ou no microondas. Em seguida, acrescente 200 ml de creme de leite fresco e mexa bem, levando até a panela de fondue e servindo com os acompanhamentos.

Vinhos para fondue doce

Um dos vinhos mais indicados quando se trata de uma harmonização com chocolate é o Vinho do Porto. Além de ter um dulçor acentuado, tem um teor alcoólico mais alto e é perfeito para ser bebido em dias mais frios.

Se a base para o seu fondue for chocolate amargo acima de 70% cacau, você também pode arriscar um rótulo tinto frutado, como Zinfandel, Syrah ou até um Chianti. Dessa forma, os sabores ficarão bem equilibrados.

noite do fondue

Organizar uma noite de fondue para os seus convidados é uma excelente ideia para se aquecer durante o inverno desfrutando de uma boa taça de vinho. É um prato fácil de se preparar e muito saboroso.

Se você gostou dessas dicas, clique no banner abaixo para conhecer mais opções de harmonizações!

dicas de harmonização

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo