skip to Main Content
Vinho E Comida Japonesa: Saiba Como Fazer A Harmonização!

Vinho e comida japonesa: saiba como fazer a harmonização!

Salvar PDFImprimir

Para nós, já é muito natural fazer harmonizações com pratos de comida italiana ou francesa, ou alimentos como queijos, frios e carnes. Mas o que acontece quando vamos combinar vinho com comida japonesa?

Muito embora esse casamento seja menos comum, ele tem tudo para dar certo! Basta fazer a escolha do rótulo correto e considerar as nuances e sabores da culinária oriental.

Continue a leitura e descubra os melhores vinhos para harmonizar com comida japonesa. Itadakimasu!

Harmonização com pratos frios

Entre as estrelas da culinária japonesa estão os pratos frios. Saiba como harmonizar vinhos com sushis e sashimis!

Sashimi

Começando nossa lista com os sashimis, que nada mais são que fatias de peixes e frutos do mar crus. Embora haja variações de acordo com a espécie (atum, salmão, pargo, anchova e até polvo e camarão), o sabor costuma ser bastante sutil e delicado e deve ser respeitado pelo vinho.

Nesse caso, uma boa opção é escolher rótulos com acidez bem presente e aromas de mineralidade, para harmonizar com o sabor marinho da carne. A primeira sugestão é um vinho da uva Riesling, que tem características mais secas, mas deverá ressaltar as notas do sashimi no paladar. 

Espumantes com pouco açúcar, como os Brut, e rosés leves, como os produzidos na Provence, também podem combinar perfeitamente.

Além disso, evite abusar de molhos e acompanhamentos, como molho shoyu, gengibre e wasabi, ou o sabor salgado e picante pode acabar trazendo uma sensação amarga ao vinho. Utilize-os com delicadeza, apenas para saborizar os peixes. 

Sushi e temaki

Popularmente, o sushi é feito de arroz, peixe cru e alga nori, podendo ser incrementado com outros ingredientes (vegetais, frutas, ovo, kani kama), e montado de diferentes formas, como hossomaki, uramaki e niguiri.

Geralmente, quando se vai degustar um sushi, ele não é servido individualmente, mas misturado entre vários tipos. Portanto, é preciso escolher rótulos versáteis e que possam combinar com todos ao mesmo tempo.

Novamente, a dica é investir em um branco mais leve (Riesling, Sauvignon Blanc, Alvarinho) ou um rosé leve. Assim como com os sashimis, esses vinhos combinam bem com os sabores marinhos graças à mineralidade, e poderão limpar bem o paladar da gordura do peixe e do amido do arroz. 

Variedade de sushis em destaque

Os vinhos brancos leves são excelentes para harmonizar com sushi.

Se a ocasião for especial, que tal apostar em um Champagne? Os renomados espumantes franceses têm uma perlage cremosa e aromas incríveis que vão tornar sua degustação um momento inesquecível.

As mesmas regras equivalem para a harmonização com temaki, um tipo de sushi maior em formato de cone. Nesse caso, tome cuidado com ingredientes mais contemporâneos como o cream cheese que, em excesso, pode acabar deixando o paladar gorduroso e tornar o vinho insuficiente na degustação.

Harmonização com pratos quentes

Quem pensa que a culinária japonesa só tem pratos frios, além de estar muito enganado, não sabe o que está perdendo! Os pratos quentes do Japão são repletos de umami, o quinto sabor, que produz a sensação de salivação e permanece no paladar durante muito tempo.

Confira alguns dos principais pratos e saiba como harmonizar com o vinho certo!

Sushi frito (hot roll)

Seguindo a ideia de harmonização entre vinho e sushi, que tal escolher um vinho para combinar com hot roll? Por serem empanados e fritos em óleo, será necessária uma bebida com mais acidez para limpar a untuosidade do paladar. 

As melhores opções são os vinhos brancos com alta acidez e passagem por barrica, como Alvarinho e Sauvignon Blanc. 

A mesma regra pode ser aplicada a outros pratos fritos como tempurá de legumes, guioza e rolinho primavera.

Yakisoba

Ao contrário do que muitos pensam, o yakisoba é um prato originalmente japonês (embora também tenha sua versão chinesa). Trata-se de um macarrão frito com molho à base de shoyu, carnes e legumes. 

Prato de yakissoba

Feito de macarrão, carnes e vegetais, o yakisoba é um prato japonês muito popular.

Por ser um prato que combina diversos sabores e explora um paladar mais intenso, é necessário escolher um vinho com certo corpo, mas que ao mesmo tempo, respeite as características de cada ingrediente. 

Procure por tintos de intensidade média que tenham aromas que combinam com o prato, como Malbec e Merlot.

Lámen

O lámen é outro prato com macarrão servido com um caldo saboroso e aromático, além de legumes e carne de porco. Se popularizou muito no Brasil nos últimos anos e é uma ótima pedida para se desfrutar nos dias frios.

Para acompanhá-lo, uma sugestão são os vinhos feitos com a uva Pinot Gris/Pinot Grigio. Com uma acidez suculenta e aromas minerais, ele neutraliza a untuosidade e o sabor salgado do caldo, além dos aromas combinarem com os vegetais.

Qual desses pratos é seu favorito? Independentemente disso, a combinação entre vinho e comida japonesa pode ser uma experiência incrível, e que todos devem experimentar ao menos uma vez!

No Divvino, você encontra mais de mil rótulos para harmonizar com seus pratos favoritos. Clique no banner abaixo e confira!

Banner seleção de vinhos Divvino

Back To Top Skip to content