skip to Main Content
Descubra 12 Filmes Sobre Vinho Que Você Deveria Assistir!

Descubra 12 filmes sobre vinho que você deveria assistir!

filmes sobre vinho

Não é incomum ver personagens de filmes apreciando taças de vinho. Algumas vezes, inclusive, a bebida serve de pano de fundo para as narrativas de dramas, comédias e documentários.

Se você é apaixonado e procura por bons filmes sobre vinho, confira nossa lista com 10 sugestões para assistir enquanto degusta seus rótulos favoritos!

1. Sideways – Entre Umas e Outras (2004)

Dirigido por Alexander Payne, o filme narra a viagem de despedida de solteiro de Jack e seu melhor amigo, Miles, escritor frustrado, recém-divorciado e um grande entusiasta de vinhos.

Durante a aventura pelas regiões vinícolas da Califórnia, eles se interessam por duas mulheres. Enquanto Jack se preocupa em não permitir que Stephanie saiba que seu casamento se aproxima, Miles se apaixona por Maya e tem de acobertar os segredos do amigo.

“Sideways – Entre Umas e Outras” mistura drama e comédia e tem cenas hilárias envolvendo degustação de vinhos. No elenco, conta com Paul Giamatti e Thomas Haden Church.

filme vinho

Miles tenta ensinar a seu amigo Jack como fazer uma degustação de vinhos. Foto: Fox Searchlight/ Divulgação

2. O Julgamento de Paris (2008)

Este filme traz como pano de fundo a história real da emancipação do vinho californiano durante a competição conhecida como Julgamento de Paris, no ano de 1976.

filme vinho

A narrativa se inicia no momento em que o sommelier Steven Spurrier visita a região californiana de Napa Valley em busca de participantes para a sua competição. Lá, conhece a vinícola Chateau Montelena, que faz excelentes Chardonnay empregando técnicas diferentes dos vinhos franceses.

3. Notas de Rebeldia (2020)

Lançado em 2020 pela Netflix, Notas de Rebeldia narra a história do jovem Elijah, trabalha ajudando seus pais na churrascaria da família. Apesar do negócio ser bem-sucedido e reconhecido na cidade, ele quer seguir seu próprio sonho: tornar-se um sommelier.

A trama do filme acompanha seus esforços diários para provar que merece seguir seus sonhos e que é seu direito contrariar as expectativas da família.

Os estudos enológicos para se preparar para o exame de sommelier também são dão um sabor a mais à ambientação do filme, e vão chamar atenção de todo amante de vinhos.

4. Um Ano em Champagne (2014)

Os vinhos da região de Champagne estão entre os mais famosos e prestigiados do mundo e são um sinônimo de comemoração e momentos alegres. Entretanto, a criação da bebida se deu de forma complexa e demorou anos para ser desenvolvida.

Esse documentário sobre vinho desvenda como foram desenvolvidos os espumantes de Champagne, desde a história geopolítica e econômica da região à legislação por trás da denominação de origem.

5. Conto de Outono (1998)

Dirigido pelo francês Éric Rohmer, Conto de Outono conta a história de Magali, uma enóloga viúva que ama sua profissão, porém se sente solitária. Suas amigas Rosine e Isabelle, então, bolam um plano para encontrar o marido ideal para ela.

É uma comédia-romântica divertida e que tem como pano de fundo a produção dos vinhos franceses.

6. O Segredo de Santa Vitória (1969)

Após a queda do governo fascista de Mussolini, o exército alemão se organiza para apropriar-se dos pertences dos italianos. É então que os cidadãos da pequena cidade de Santa Vittoria elegem o fanfarrão Italo Bombolini como prefeito, com o intuito de esconder seu bem mais precioso: as mais de 1 milhão de garrafas de vinho produzidas na cidade.

Inspirado no livro de Robert Crichton e dirigido pelo renomado Stanley Kramer, esse filme sobre vinho é uma divertida sátira baseada em passagens históricas.

filme vinho

A população de Santa Vittoria se une para esconder seus vinhos. Foto: Divulgação/Stanley Kramer Productions

7. Sour Grapes (2016)

Neste documentário, conheça a história real de Rudy Kurniawan, colecionador que ficou famoso por vender vinhos em leilões com rótulos trocados, como se fossem garrafas mais caras.

Graças às suas movimentações suspeitas que lhe renderam mais de 35 milhões de dólares, logo virou alvo de investigação do FBI. Em 2006, o produtor francês Laurent Ponsot acusou-o de vender vinhos de safras que sequer haviam sido produzidas.

O roteiro de Sour Grapes utiliza Rudy como ferramenta narrativa para debater a falsificação e o leilão ilegal de vinhos. O filme está disponível na Netflix.

8. O Que Nos Liga (2017)

Quando um dono de uma vinícola na Borgonha fica doente, ele reúne seus filhos para tomar conta dos negócios. Juliette e Jérémie nunca saíram da região e estão prontos a ajudar o pai, entretanto Jean foi estudar vinicultura no Chile e fundou sua própria vinícola na Austrália, ao lado da esposa.

O filme trata de questões como o resgate familiar, intercalando histórias de passado e presente, e ao mesmo tempo mostra as diferenças entre as técnicas enológicas de Velho e Novo Mundo.

Confira o trailer desse emocionante filme abaixo:

9. Caminhando nas Nuvens (1995)

Estrelado por Keanu Reeves e dirigido por Alfonso Arau, o romance narra a história do soldado veterano Paul Sutton, que, após voltar para os Estados Unidos, começa a vender chocolates como método de sobrevivência.

Durante uma viagem de negócios, conhece Victoria, filha de um dono de vinícola que está grávida, porém não é casada. Para protegê-la de seu pai, Paul aceita fingir que é seu marido por uma semana.

Banner Divvino Volta ao Mundo dos Vinhos

O filme Caminhando nas Nuvens é ideal para quem gosta de dramas e romances. Uma de suas cenas mais bonitas ilustra o momento em que, para salvar o vinhedo durante os dias de frio, o casal e os demais trabalhadores da vinícola têm de acender fogueiras e abanar o calor, aumentando a temperatura da plantação.

10. Somm (2012)

Este é um dos filmes sobre vinho mais indicados aos enófilos. Em formato de documentário, narra os percalços de quatro sommeliers ao se prepararem para a prova Master Sommelier, maior título da área.

O teste inclui partes teóricas e práticas, serviço de vinhos e degustação às cegas. Para o preparo, os profissionais ficam imersos nos estudos, o que afeta inclusive suas relações sociais e profissionais.

Assista ao trailer do filme Somm abaixo:

11. Vinho para roubar (2016)

Após a tentativa de roubar um antigo museu, Natalia engana Sebastian e os dois se tornam grandes inimigos. Passados alguns anos, um criminoso os junta para que trabalhem juntos em um grande roubo.

Gravado na Argentina, “Vinho para Roubar” é um misto de assalto e comédia e acompanha a jornada dos dois ladrões na missão de roubar um vinho Malbec muito raro do cofre de uma grande vinícola da região de Mendoza.

12. Mondovino (2004)

Indicado à Palma de Ouro do Festival de Cannes, Mondovino é um documentário dirigido por Jonathan Nossiter. Sua premissa é investigar a influência mútua dos métodos de produção e comercialização dos vinhos do Velho e Novo Mundo.

Ao assistir, é possível conferir a opinião e as ambições de diversos viticultores, como a família Mondavi, da Califórnia, a família De Montille, da Borgonha e o excêntrico enólogo Michel Rolland, de Bordeaux.

É um filme obrigatório para quem busca entender a globalização e o mercado dos vinhos nos dias de hoje.

Entre documentários e filmes sobre vinho, sempre é possível aprender mais sobre a bebida. Se você ama esse mundo e quer conferir outras dicas, acesse mais conteúdos do blog do Divvino clicando no banner abaixo:

dicas e curiosidades vinhos

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo