skip to Main Content
Como Preparar Um Jantar Espanhol? [receitas + Harmonização]

Como preparar um jantar espanhol? [receitas + harmonização]

Banner ClubeD

Dividir novas experiências gastronômicas em boa companhia é sempre um evento e tanto! Em jantares temáticos, principalmente, a Gastronomia é capaz de proporcionar uma imersão cultural incrível. E uma das culinárias mais ricas do mundo é, definitivamente, a espanhola!

Pensando nisso, preparamos uma curadoria completa para você preparar um jantar espanhol inesquecível: entradas, pratos principais, sobremesas e sugestões de harmonização com vinhos! Afinal, cada detalhe importa para criar uma noite espetacular. Boa leitura!

Cardápio espanhol (Entrada, Prato Principal, Sobremesa)

Um menu espanhol completo deve incluir aperitivo, plato principal e postre, ou entrada, prato principal e sobremesa.

A entrada é o momento ideal para servir finger foods, como tapas e batatas bravas, enquanto o prato principal está em processo de cocção. Para acompanhar, aproveite para oferecer um excelente rótulo espanhol!

Para o prato principal, vale a pena investir na clássica Paella. Para finalizar, uma sobremesa típica como o Torrone fecha o seu jantar espanhol com chave de ouro! Continue a leitura e confira os preparos das receitas mencionadas, em ordem de serviço.

Tapas

As tapas são uma comida típica espanhola, fáceis de fazer e muito saborosas! Confira a receita, com base no blog Destemperados:

Ingredientes

  • 10 fatias de pão
  • 10 fatias de pepperoni
  • 5 tomatinhos-cereja
  • 1 xícara (chá) de ricota
  • 2 colheres (sopa) de azeitona picada
  • 1 colher (sopa) de cebolinha
  • 1 colher (café) de azeite de oliva

Modo de preparo

Em uma tigela, misture a ricota, a azeitona picada, o azeite e a cebolinha. Em seguida, acrescente uma colher de sopa dessa pasta sobre cada fatia de pão.

Em um espeto pequeno, finque um pepperoni e metade de um tomatinho. Espete o pão, e suas tapas estão prontas para serem servidas!

Tapas para jantar espanhol

Não sabe o que fazer de acompanhamento para paella? Experimente as tapas, uma entrada fácil, rápida e muito saborosa!

Batatas bravas

Mais uma opção de receita de entradas para jantar espanhol, as batatas bravas são perfeitas para quem não abre mão de um aperitivo picante! Seu preparo inclui páprica e pimenta cayena, conferindo um sabor espetacular ao prato. O canal Na minha humilde opinião apresenta uma versão típica, confira:

Paella

Na hora de escolher a refeição principal para seu jantar, é impossível não pensar na famosa paella, prato espanhol com frutos do mar. A receita rica em açafrão, crustáceos e moluscos, além de esbanjar um visual incrível, é extremamente saborosa!

Confira a receita de paella de frutos do mar do canal Gastronomismo:

Torrone

O torrone – ou turrón – é um doce espanhol à base de mel e amêndoas. A receita faz parte da cultura espanhola há vários séculos e certamente será sucesso no seu jantar temático!

Mas atenção! Seu preparo é demorado, já que o doce deve descansar durante três dias antes de ser servido. Portanto, planeje fazê-lo com antecedência. Confira a receita, com base no blog Receitas de Vovó:

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de amêndoas trituradas
  • 1 e ½ xícara de mel
  • 1 colher (chá) de canela em pó
  • 2 gemas de ovo
  • 1 clara de ovo batida em neve

Modo de preparo

Aqueça uma panela em fogo médio, adicione o mel, as amêndoas e mexa. Retire do fogo, acrescente as gemas, a canela e misture novamente. Em seguida, acrescente a clara de ovo em neve e incorpore delicadamente.

Forre um refratário com papel manteiga e despeje a mistura. Com o auxílio de uma colher ou espátula, espalhe bem para formar uma camada fina e uniforme (1 cm em média). Cubra o torrone com outra folha de papel manteiga e, por cima, coloque um peso para fazer pressão no doce.

Deixe o torrone descansar por três dias. Na hora de servir, corte em quadrados pequenos.

Sugestões de harmonização

A harmonização para jantar espanhol pode incluir rótulos para cada um dos pratos servidos, ou complementar apenas o prato principal. Isso vai depender de suas preferências!

Para entradas como as tapas e batatas bravas, sugerimos brancos da uva Sauvignon Blanc ou um tinto Tempranillo. No momento do prato principal, experimente combinar sua paella com um Pinot Noir leve e frutado.

Por fim, as sobremesas harmonizam bem com vinhos doces, como o Marsala.

Harmonização para jantar espanhol

Além dos pratos espanhóis, bons vinhos são indispensáveis para uma noite inesquecível!

A decoração no jantar espanhol

A decoração temática é o toque final para uma experiência gastronômica completa. Com ela, você pode mergulhar completamente na cultura do país e sentir como se estivesse em um charmoso restaurante em Barcelona, saboreando incríveis comidas espanholas!

Para criar o clima dos bares espanhóis, as tascas, escreva o cardápio da noite em um pequeno cartaz e cole-o na janela da sala. Além disso, utilize jogos americanos ou toalhas de mesa das cores típicas do país e sirva as entradas em tábuas de madeira.

Na hora de servir a paella, coloque a frigideira no centro da mesa e deixe que a beleza e aromas do prato façam o trabalho por você! Por fim, não se esqueça da playlist personalizada! Para os mais tradicionais, Julio Iglesias e Juanes são indispensáveis. Se você é mais eclético, aproveite o momento para conhecer novos artistas hispanos, como Guitarricadelafuente e Natalia Lacunza!

Dividir novas experiências gastronômicas com quem se ama é uma grande demonstração de afeto! E para tornar cada momento ainda mais especial, vale a pena investir em produtos de qualidade, afinal, cada detalhe faz a diferença!

No Divvino, você encontra diversos rótulos que enriquecem a experiência como um todo. Para conferir nossa seleção de vinhos que acompanha seus pratos da Espanha, clique no banner abaixo!

Banner vinhos para Jantar Espanhol

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo