Harmonização

Saiba como harmonizar hambúrgueres e vinhos

Carnes vermelhas / 3 min

28 de maio de 2019

Mesmo não sendo muito comum, a combinação entre hambúrgueres e vinhos funciona muito bem. Escolhendo o rótulo adequado, você conseguirá criar uma boa sensação no paladar enquanto degusta essa refeição.

Continue a leitura e saiba como harmonizar hambúrgueres e vinhos!

Cheeseburguer

O hambúrguer é um alimento suculento, gorduroso e com um sabor forte. Quando combinado ao queijo, ele traz no paladar ainda mais untuosidade. Para harmonizar com esse sanduíche, escolha vinhos com uma boa presença de taninos, como é o caso dos tintos Cabernet Sauvignon e do Merlot.

Uma dica é procurar por rótulos que tenham aromas que possam complementar a sua experiência gustativa, como pimenta do reino e groselha, como é o caso do Alpataco Cabernet Sauvignon 2017.

Hambúrguer com bacon e/ou barbecue

Nesse caso, os acompanhamentos trarão uma maior complexidade para o hambúrguer. Isso porque tanto o bacon quanto o barbecue trazem notas de defumação, que podem exigir um tinto mais potente.

vinho hambúrguer

Os vinhos da uva Syrah, muitas vezes, trazem aromas de fumaça e especiarias que combinam bem com com esse tipo de hambúrguer. O rótulo australiano De Bortoli Family Selection Syrah 2017, além dessas características, também apresenta taninos leves capazes de harmonizar com o sabor forte da carne e dos acompanhamentos.

Você pode utilizar o mesmo tipo de vinhos para hambúrgueres de cordeiro ou porco. Ambas as carnes possuem um sabor mais neutro e gorduroso, e o Syrah é capaz de limpar o paladar entre uma mordida e outra.

vinho hambúrguer

Hambúrguer com cebola caramelizada

A cebola caramelizada, naturalmente, ocasiona um contraponto ao sal presente no hambúrguer, formando um sabor agridoce. Será necessário, portanto, um vinho que possa combinar bem com essa característica.

Para isso, os vinhos da denominação de origem de Chianti servem perfeitamente. Seu terroir ocasiona aromas com notas tostadas e caramelo, o que harmoniza por similaridade com a cebola.

O Chianti Castellani Reserva é um excelente exemplo. Com taninos equilibrados, é o vinho ideal para degustar seu hambúrguer.

hambúrguer vinho

Hambúrguer com cogumelos

Os cogumelos como shitake, shimeji e eryngui são um excelente acompanhamento para o hambúrguer. Por terem o sabor mais mineral, geram um contraste interessante em relação à gordura presente na carne.

Nesse caso, procure por tintos de corpo médio, como Merlot, Sangiovese e Zinfandel. Um bom rótulo é o italiano Castiglion Del Bosco Dainero Toscana 2015, que tem notas intensas de frutas e especiarias.

hambúrguer vinho

Hambúrguer de frango

Quando feito de carne de frango, o hambúrguer tem um sabor mais suave, com menos gordura. Harmonizar com um vinho tinto pode não ser a melhor opção, pois a presença dos taninos devem passar por cima do sabor da carne.

Alguns tintos mais leves, como o Pinot Noir, geram uma boa harmonização, mas recomenda-se escolher um vinho branco, como o Pinot Grigio, uma vez que é fresco, aromático e não se sobrepõe ao sabor do frango.

Como recomendação, o Castellani Pinot Grigio deve caber perfeitamente. Tem notas florais e picantes, aromas frutados e harmoniza bem com frango grelhado em geral.

Gostou desse conteúdo? Para receber outras dicas de harmonização como essa, assine nossa newsletter!

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *