skip to Main Content
Páscoa: Quais Tipos De Vinho Melhor Harmonizam Com Chocolates?

Páscoa: quais tipos de vinho melhor harmonizam com chocolates?

Apesar do costume de se trocar ovos coloridos durante a páscoa existir desde a idade antiga, os chocolates são uma tradição recente. Acredita-se que surgiu durante o século 19, quando a indústria enxergou potencial na comercialização.

Atualmente, é comum que haja a troca de doces entre amigos e familiares. Para os enófilos, o período da páscoa pode ser uma oportunidade de harmonizar vinhos e chocolates. Veja quais vinhos são mais indicados para degustar com diferentes tipos de chocolate!

1. Vinho do Porto Ruby

O Vinho do Porto é uma denominação de origem produzida na região do Douro, no norte de Portugal. Pode ser feito a partir de diferentes uvas como Touriga Nacional, Touriga Francesa, Tinta Roriz, Tinta Barroca e Tinta Cão.

Durante o processo de vinificação, é adicionada outra bebida alcoólica à base de uvas chamada aguardente vínica. Por essa razão, são conhecidos como “vinhos fortificados”, e têm altos teores de açúcar residual e álcool.

A variação Ruby é a mais jovem dos Vinhos do Porto. É envelhecida em barris pequenos de madeira, e armazenada entre cinco e sete anos. Isso faz com que mantenha suas características originais.

É ideal para a harmonização de vinhos e chocolates amargos ou ao leite graças a seu dulçor equilibrado. Além disso, seu teor alcoólico é capaz de limpar o paladar, retirando a sensação de untuosidade na boca.

vinho e chocolate

2. Vin Santo

O Vin Santo é um vinho de sobremesa com denominação de origem italiana, com um sabor mais doce. É elaborado a partir de uvas Trebbiano ou Malvasia passificadas, ou seja, que passam de sua data de colheita ideal e por isso desenvolvem grande quantidade de açúcar.

Em seus aromas, é possível notar traços de nozes e caramelo, o que o torna ideal para a harmonização com doces recheados com castanhas ou avelãs. Dessa forma, é possível criar uma similaridade entre vinho e chocolate.

Versões mais doces de Vin Santo também podem harmonizar bem com chocolates brancos, que costumam ter mais açúcar e gordura que os escuros.

3. Espumante Moscatel

Produzidos em diversos lugares do mundo, os espumantes Moscatel têm aromas frutados e florais. Seu sabor é refrescante e com acidez moderada, e são perfeitos para a degustação de chocolates brancos ou sobremesas à base de chocolates, como bolos e tortas.

Nos dias atuais, é possível encontrar diferentes rótulos de espumantes Moscatel produzidos no Brasil de muita qualidade.

vinho e chocolate

Dicas de harmonização

A combinação entre vinho e doces é mais incomum e muitas vezes menos óbvia que entre comidas salgadas. Por isso, você deve prestar atenção a dois detalhes principais antes de escolher os rótulos para a sua harmonização.

Equilíbrio

É importante que o sabor do vinho e dos chocolates estejam equilibrados. Se a sobremesa apresentar um dulçor maior que o da bebida, é provável que o vinho fique mais ácido e amargo, e sua experiência não será tão agradável.

Apesar disso, se o vinho escolhido for mais doce que o chocolate, não haverá problema, e os sabores ficarão equilibrados.

Acidez

Também é importante que os vinhos tenham um bom nível de acidez para limpar o paladar entre um pedaço e outro do chocolate. Do contrário, você terá uma sensação de muita untuosidade na boca.

Para saber mais sobre vinhos do mundo e receber, mensalmente, bebidas diretamente em casa, conheça o ClubeD! Clique no banner abaixo e confira!

vinho e chocolate

Back To Top