skip to Main Content
Páscoa: Quais Tipos De Vinho Melhor Harmonizam Com Chocolates?

Páscoa: quais tipos de vinho melhor harmonizam com chocolates?

Vinho e chocolate são duas grandes paixões gastronômicas. Ambos têm inúmeras variações, com características bem diferentes entre si, e agradam os mais diversos paladares. Mas será que é possível servi-los juntos?


A resposta é sim! Porém, é preciso escolher com cautela, pois ao tentar harmonizar as variações erradas da bebida e da sobremesa, sua experiência pode não ser muito agradável.

Quer descobrir como fazer ótimas harmonizações entre vinho e chocolate? Continue a leitura deste texto!

Chocolates escuros e Vinho do Porto Ruby

O Vinho do Porto é uma denominação de origem produzida na região do Douro, no norte de Portugal. Pode ser feito a partir de diferentes uvas como Touriga Nacional, Touriga Francesa, Tinta Roriz, Tinta Barroca e Tinta Cão.

Durante o processo de vinificação, é adicionada outra bebida alcoólica à base de uvas chamada aguardente vínica. Por essa razão, são conhecidos como “vinhos fortificados”, e têm altos teores de açúcar residual e álcool.

A variação Ruby é a mais jovem dos Vinhos do Porto. É envelhecida em barris pequenos de madeira, e armazenada entre cinco e sete anos. Isso faz com que mantenha suas características originais.

É ideal para a harmonização de vinhos e chocolates amargos ou ao leite graças a seu dulçor equilibrado. Além disso, seu teor alcoólico é capaz de limpar o paladar, retirando a sensação de untuosidade na boca.

vinho e chocolate

Vinho do Porto Ruby é perfeito para harmonizar com chocolates amargos ou ao leite.

Chocolates brancos e Vin Santo

O Vin Santo é um vinho de sobremesa com denominação de origem italiana, com um sabor mais doce. É elaborado a partir de uvas Trebbiano e Malvasia passificadas, ou seja, que passam de sua data de colheita ideal e por isso desenvolvem grande quantidade de açúcar.

Em seus aromas, é possível notar traços de nozes e caramelo, o que o torna ideal para a harmonização com doces recheados com castanhas ou avelãs. Dessa forma, é possível criar uma similaridade entre vinho e chocolate.

Versões mais doces de Vin Santo também podem harmonizar bem com chocolates brancos, que costumam ter mais açúcar e gordura que os escuros.

Sobremesas com chocolate e espumantes Moscatel

Produzidos em diversos lugares do mundo, os espumantes Moscatel têm aromas frutados e florais. Seu sabor é refrescante e com acidez moderada, e são perfeitos para a degustação de chocolates brancos ou sobremesas à base de chocolates, como bolos e tortas.

Nos dias atuais, é possível encontrar diferentes rótulos de espumantes Moscatel produzidos no Brasil de muita qualidade.

Chocolate amargo e Zinfandel

A uva Zinfandel, também conhecida como Primitivo, dá origem a vinhos mais alcoólicos, com certa acidez e taninos bem evidentes. Apresenta notas de frutas vermelhas, e aromas de pimenta-do-reino, alcaçuz, cacau e cardamomo.

vinho e chocolate zinfandel e chocolate amargo

Os vinhos Zinfandel apresentam aromas perfeitos para harmonizar com chocolate escuro.

Tanto a bebida quanto a sobremesa têm sabores intensos, equilíbrio entre dulçor e amargor e notas aromáticas de especiarias. Por isso, ambos devem combinar perfeitamente! Durante a degustação, os taninos do vinho limpam o paladar e abrem caminho para mais uma mordida no chocolate, e assim sucessivamente.

Chocolate com castanhas e Vinho Madeira

Não importa o tipo – amêndoa, castanha-de-caju, castanha-do-Pará, pistache, avelã, noz –, as castanhas, quando combinadas aos chocolates escuros, trazem uma experiência gustativa completamente diferente.

A harmonização com esse tipo de chocolate surge justamente por causa das castanhas que têm aromas tostados, terrosos e untuosos e combinam perfeitamente com o Vinho Madeira, uma bebida fortificada com sabor bastante característico.

Procure por variedades do vinho mais adocicadas, como as feitas com as uvas Bual e Malmsey, pois trazem aromas de baunilha, especiarias e, às vezes, até pimenta.

Dicas de harmonização

A combinação entre vinho e doces é mais incomum e muitas vezes menos óbvia que entre comidas salgadas. Por isso, você deve prestar atenção a dois detalhes principais antes de escolher os rótulos para a sua harmonização.

Equilíbrio

É importante que o sabor do vinho e dos chocolates estejam equilibrados. Se a sobremesa apresentar um dulçor maior que o da bebida, é provável que o vinho fique mais ácido e amargo, e sua experiência não será tão agradável.

Apesar disso, se o vinho escolhido for mais doce que o chocolate, não haverá problema, e os sabores ficarão equilibrados.

Acidez

Também é importante que os vinhos tenham um bom nível de acidez para limpar o paladar entre um pedaço e outro do chocolate. Do contrário, você terá uma sensação de muita untuosidade na boca.

Essas são só algumas sugestões para harmonizar vinhos e chocolates, mas você também pode inventar suas próprias combinações. Para isso, observe bem as nuances da bebida e da sobremesa, e procure traçar um raciocínio lógico se aquelas características combinam.

Para conhecer novos conteúdos sobre vinhos e harmonizações, clique no banner abaixo!

dicas de harmonização

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo