skip to Main Content
Conheça A História Por Trás Da Vinícola Casale Del Giglio

Conheça a história por trás da vinícola Casale del Giglio

A Casale Del Giglio é uma vinícola italiana reconhecida por seus vinhos de qualidade a preços acessíveis. A partir de um projeto ambicioso e inovador, a família Santarelli deixou seu legado na região de Aprilia, ao sul de Roma.

Neste post, vamos explorar a história da vinícola, abordar as castas cultivadas e oferecer sugestões de rótulos para experimentar. Além disso, Keli Bergamo, educadora WSET e influenciadora digital, nos contou um pouco sobre a experiência de visitação, que você também confere aqui. Boa leitura!

Guia de conservação de vinhos Divvino

História da Casale del Giglio

A Casale del Giglio foi fundada em 1967 por dr. Berardino Santarelli, na região do Vale do Agro Pontino, em Aprilia, a 50 quilômetros ao sul de Roma. No entanto, as primeiras vinhas foram plantadas em 1985, após o início de projeto pioneiro proposto pelo fundador e seu filho, Antonio Santarelli.

Pesquisadores de relevância internacional fizeram parte da iniciativa, que consistiu no cultivo de 60 vinhas experimentais nos vinhedos da Casale del Giglio. Rapidamente, as primeiras castas a prosperar foram syrah, petit verdot, viognier e petit manseng.

O objetivo da empresa, desde sua criação, é maximizar o potencial do terroir da região para o desenvolvimento de uma viticultura que permita a elaboração de vinhos de qualidade e com ótimo custo-benefício. Para isso, os pesquisadores utilizaram como referência os modelos de cultivo e técnicas enológicas aplicadas em localidades como Bordeaux, Austrália e Califórnia.

Atualmente, a Casale del Giglio conta com 180 hectares de vinhedos e produz vinhos brancos, rosés, tintos e doces.

vinhos Casale Del Giglio

Atualmente, a Casale Del Giglio elabora vinhos brancos, rosés, tintos e doces. | Imagem: Reprodução/Keli Bergamo

Uvas cultivadas

Além das uvas que rapidamente prosperaram nos vinhedos da vinícola (syrah, petit verdot, viognier e petit manseng), a empresa conta com um projeto para identificar e investir em castas autóctones, como biancolella e bellone.

Em 2010, iniciou-se um projeto de pesquisa na ilha de Ponza que culminou na redescoberta da variedade biancolella. Em 2012, outra proposta propiciou o desenvolvimento do vinho Anthium, elaborado a partir da bellone, uma cepa que prosperou na área costeira da cidade de Âncio. 

Curiosidades sobre a vinícola e os vinhedos

Como mencionado, a Casale del Giglio conta com 180 hectares de vinhedos. Para conhecê-los, além das áreas de produção de vinhos, a empresa oferece um tour guiado que dura 90 minutos. Keli realizou a experiência enoturística e nos contou como foi. Leia a entrevista a seguir!

Como foi a experiência na vinícola?

Surpreendente! Tivemos uma linda recepção, com um passeio pelos vinhedos em torno da propriedade e pelo bosque que os rodeiam, com toda explicação sobre o terroir e as peculiaridades que envolvem a propriedade, o que confirmamos ao degustar os vinhos.

Bosques que rodeiam os vinhedos da vinícola. | Imagem: Reprodução/Keli Bergamo

Quais vinhos foram degustados? Qual deles se destacou, na sua opinião? 

Degustamos o Satrico 2022, Petit Manseng 2022, Bellone 2022, Merlot 2021, Shiraz 2021, Cesanese 2021 e Petit Verdot 2021. Difícil escolher, pois todos foram incríveis, mas o Satrico me chamou atenção por aliar frescor e uma textura muito convidativa, o que o torna muito gastronômico.

Cesanese foi uma agradável descoberta. Um vinho ao mesmo tempo muito macio, amistoso e elegante. Talvez a maior surpresa tenha sido com o Petit Verdot, que, além de muito típico, cai muito bem com preparos de carnes braseadas com ervas, tal qual os italianos adoram.

O que mais chamou a sua atenção durante a degustação?

Como é possível aliar castas autóctones da região com castas internacionais. A Casale del Giglio trata com primor essa questão.

 Você tem algum fato curioso para compartilhar, que somente quem visitou a vinícola sabe?

A vinícola está envolvida no projeto arqueológico Satricum, que dá nome ao vinho Satrico. As escavações expuseram o Caminho Sagrado que levava ao templo da deusa Mater Matuta — que deu origem ao vinho de mesmo nome.

Nessas escavações, foi descoberto um recipiente de vinho em cerâmica datado do século 5 a.C. A descoberta fica muito próxima aos vinhedos, compondo a paisagem incrível da propriedade.

O que mais te surpreendeu positivamente durante toda a visita?

A qualidade excepcional dos vinhos, bem como sua elaboração de forma pouco interventiva, na maior parte com leveduras autóctones.

Se você tivesse que indicar apenas um vinho, qual seria?

Eu indicaria o Cesanese, um vinho pra se ter na adega para muitos momentos.

Vinhos Casale del Giglio no Divvino

Ficou curioso para experimentar um vinho Casale del Giglio? Confira nossas sugestões a seguir!

Vinho Tinto Italiano Casale Del Giglio Cesanese

Este é um vinho elaborado com a casta autóctone cesanese, a partir das experimentações da Casale del Giglio. Um rótulo de coloração rubi, aromas de frutas pretas em geleia, como ameixa, amora e mirtilo, além de notas mentoladas e de especiarias doces.

Em boca, expressa taninos firmes, balanceados com sua acidez. Uma ótima escolha para acompanhar pernil de porco, tábua de charcutaria e carnes de caça.

vinho Casale del Giglio cesanese

Vinho Tinto Casale Del Giglio Merlot

Um merlot que traduz o terroir italiano, de coloração rubi e aromas de frutas pretas maduras, como ameixa e cereja, além de toques de ervas e especiarias. Em boca, esse vinho tinto tem acidez envolvente e taninos finos. Para acompanhá-lo, aposte em uma harmonização regional com espaguete à matriciana.

vinho Casale del Giglio merlot

Para conferir mais rótulos, como o Casale Del Giglio Petit Verdot, Casale del Giglio Bellone e muitos outros, acesse o divvino.com.br clicando no banner abaixo!

vinhos Casale del Giglio no Divvino

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo