skip to Main Content
Vinhos Brasileiros De Qualidade: Conheça 14 Rótulos Nacionais

Vinhos brasileiros de qualidade: conheça 14 rótulos nacionais

Espalhados pelas prateleiras das adegas nos supermercados, os vinhos brasileiros de qualidade lutam por um espaço nas mesas do país. Nos últimos anos, o reconhecimento internacional dos rótulos produzidos em solo nacional aumentou.

Além disso, de acordo com dados da Wine Intelligence, em 10 anos, de 2010 a 2020, o consumo de vinhos no Brasil dobrou, com 36% da população adulta investindo e degustando rótulos. Um dos fatores que influenciou esse crescimento foi a pandemia da covid-19.

Isso porque, com o isolamento, parte da população passou a consumir vinhos de maneira mais despretensiosa e em casa. A Wine Intelligence ainda aponta que, nos próximos anos, espera-se que o mercado brasileiro continue atendendo as expectativas dos consumidores em termos de oferta de rótulos de qualidade com preços atrativos.

Outro fator importante são as exportações. Segundo publicação de 2022 da Ideal Consulting, a exportação de vinhos e espumantes brasileiros teve um crescimento de 58% em 2021, quando comparado a 2020. Ao todo, o Brasil bateu o recorde de 892 mil caixas de 9 litros exportados. Traçando um panorama dos últimos seis anos, o aumento percentual foi de mais de 500%.

Estados Unidos, Paraguai e Bolívia foram, respectivamente, os países que mais receberam vinhos e espumantes nacionais.

Agora que você entendeu o panorama do mercado de vinhos nacionais, que tal conhecer um pouco mais sobre a produção vitivinífera brasileira e alguns rótulos fabricados no país? 

Vinhos brasileiros: breve panorama

Por mais que a produção de vinhos no Brasil não seja tão antiga quanto a de outras regiões renomadas, como a Europa, a evolução dos processos de elaboração e o investimento em tecnologias fizeram com que produtores nacionais ganhassem reconhecimento em todo o mundo.

Se você acredita que apenas o Rio Grande do Sul oferece bons rótulos brasileiros, precisa conhecer os vinhos de altitude de Santa Catarina, a rota de vinhos de Goiás, os exemplares do Vale do Rio São Francisco, além dos deliciosos shiraz de Minas Gerais e São Paulo.

Vinhos brasileiros premiados são produzidos em diversos estados, como São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Santa Catarina.

Bahia e Pernambuco

Quando o assunto é bons vinhos e sucos brasileiros, ambos os Estados nordestinos são referência. O investimento nas técnicas de irrigação artificial, para compensar o clima tropical semiárido com baixo índice pluviométrico, tornou a região a única do mundo capaz de realizar até três safras por ano.

Minas Gerais e São Paulo

Se você aprecia um bom vinho syrah, precisa conhecer os exemplares produzidos na Região Sudeste, especialmente em Minas Gerais e São Paulo. Lá, técnicas como a dupla poda possibilitam colheitas no inverno, evitando a maturação precoce das uvas e garantindo excelentes resultados.

Goiás

A cultura vinífera de Goiás, mesmo que recente, já foi comparada com a de regiões tradicionais, como Chile, Argentina e Califórnia. A rota de vinhos do Estado é cercada por montanhas. Características do terroir, como a alta amplitude térmica e o clima seco, garantem as condições ideais para o cultivo e a maturação das uvas viníferas.

Santa Catarina

O grande destaque em Santa Catarina vai para a I.P. (Indicação de Procedência) dos vinhos de altitude conquistada recentemente. Elaborados em áreas localizadas de 900 metros a 1.400 metros acima do nível do mar e com uvas de maturação lenta, o resultado são bebidas leves, frescas no paladar e com excelente concentração de aromas. A principal casta cultivada no Estado é a sauvignon blanc.

Imagem de uma vinícola catarinense. Nela há pessoas colhendo uvas.

As vinícolas de Santa Catarina produzem os principais vinhos brasileiros de altitude.

Rio Grande do Sul

Certamente o Estado mais reconhecido pela elaboração de vinhos e sucos brasileiros, o Rio Grande do Sul conta com regiões tradicionais de produção como D.O. Vale dos Vinhedos, I.P. Campanha Gaúcha, I.P. Altos Montes, I.P. Pinto Bandeira e I.P. Farroupilha.

Se você está em busca de vinhos brasileiros mais vendidos e experiências enoturísticas de primeira, a Região Sul tem que estar na sua lista de lugares para conhecer!

Banner ClubeD

Vinhos nacionais de qualidade para conhecer

Ficou com vontade de conhecer os vinhos das regiões mencionadas? Confira 14 opções disponíveis na loja virtual do Divvino e faça já sua listinha para experimentar cada uma delas!

1. Villaggio Grando Cabernet Sauvignon

Este rótulo gastronômico, ideal para ser harmonizado com carnes vermelhas ou pratos vegetarianos, é uma ótima pedida para acompanhar jantares a dois ou até mesmo para presentear amigos e familiares. É um vinho tinto com paladar rico em taninos macios e estruturados. Já o aroma é robusto e carregado.

Seu sabor é tipicamente brasileiro: intenso e apetitoso. Por ter sido macerado em baixas temperaturas, apresenta uma tonalidade granada de bordas rubi. Vale a pena conhecer e combiná-lo com carnes vermelhas e pizzas com queijos!

2. Espumante Salton Brut

O Brasil também produz excelentes espumantes! O Salton Brut, por exemplo, apresenta no paladar frescor e cremosidade, características típicas de uma bebida saborosa.

Com tom amarelo palha, reflexos esverdeados e borbulhas abundantes, seu aroma é de flores e frutas cítricas com pão tostado, o que representa um paladar refrescante para acompanhar, principalmente, dias mais quentes e para servir ao lado de aperitivos e frutos do mar, além de sobremesas.

  • Uva: chardonnay
  • Região: Serra Gaúcha
  • Vinícola: Salton

3. Espumante Casa Perini Moscatel

Um vinho brasileiro de qualidade que você precisa conhecer, afinal, foi eleito o quinto melhor vinho do mundo em uma lista feita pela WRW&S/Ranking Mundial de Vinhos e Destilados, em 2017.

O sucesso da bebida pode ser entendido pelo delicioso aroma de flores e frutas e seu paladar doce e balanceado com frescor.

Produzida pela Casa Perini, vinícola com quase 100 anos de história, a bebida apresenta tom amarelo brilhante e perlage consistente. É um espumante muito bem-vindo para comemorações em família, jantares a dois e também para celebrar a chegada do ano-novo. Ideal para harmonizar com risoto de damasco e gorgonzola, além de sobremesas.

  • Uva: moscatel
  • Região: Serra Gaúcha
  • Vinícola: Perini

4. Sanjo Nobrese Cabernet Sauvignon

A Cooperativa Sanjo é a verdadeira definição de globalização. Foi fundada na década de 1990 em São Joaquim, Santa Catarina, por imigrantes japoneses inicialmente como produtora de maçãs, mas hoje faz deliciosos vinhos principalmente a partir de uvas francesas.

O terroir da região dos planaltos catarinenses está bem presente nesse rótulo, que traz desde características de frutas vermelhas a aromas de ervas frescas. O paladar é de médio corpo, com taninos envolventes, sendo a escolha ideal para acompanhar carnes vermelhas.

  • Uva: cabernet sauvignon
  • Região: São Joaquim – Santa Catarina
  • Vinícola: Sanjo

5. Lidio Carraro Faces Merlot

O que define os vinhos da Lidio Carraro é a filosofia purista. A vinícola boutique está ativa há cinco gerações e preza pelo mínimo de intervenção, ressaltando a personalidade de seus frutos: o plantio é feito em quantidades reduzidas, a colheita é manual e as bebidas não passam por estágio em barricas de madeiras, possuem pouca filtragem e o mínimo de aditivos.

O rótulo Faces do Brasil tem como conceito a frase “a melhor expressão é ser você”. Trata-se de uma bebida muito honesta em sua proposta e que consegue transparecer as características clássicas de um Merlot, porém com muita personalidade própria.

Os aromas desse vinho vão desde frutas vermelhas maduras, como amora, framboesa, morango e cassis, a especiarias, como cravo-da-índia e notas florais. Tem um bom peso de boca e taninos maduros. Harmoniza bem com massas ao molho vermelho.

  • Uvas: merlot (80%), tannat (15%) e cabernet sauvignon (5%)
  • Região: Serra Do Sudeste – Rio Grande do Sul
  • Vinícola: Lidio Carraro

6. Espumante Dádivas Brut

Como o nome indica, este rótulo da vinícola Lidio Carraro é perfeito para comemorar as dádivas da vida. Trata-se de um espumante refrescante, com coloração amarelo brilhante, forte presença de perlage fina e persistente.

Como um bom Chardonnay, entrega ótima complexidade de aromas, desde flores brancas a frutas cítricas e tropicais, como maçã verde, abacaxi, melão e pera. Para harmonizar, que tal prová-lo com linguado à provençal e queijos de massa mole como brie ou camembert?

Banner guia de harmonização queijos e vinhos

  • Uva: chardonnay
  • Região: Encruzilhadas do Sul – Rio Grande do Sul
  • Vinícola: Lidio Carrara

7. Casa Perini Tannat

O Casa Perini Tannat já recebeu duas premiações importantes: a medalha de ouro no VI Concurso Internacional de Vinhos do Brasil em 2012, e 88 pontos no Guia Adega 2013/2014.

E não é à toa: é um rótulo delicioso, com coloração rubi com reflexos púrpura, paladar estruturado, taninos marcantes e aromas de chocolate e baunilha. Combina perfeitamente com pratos bem encorpados, como churrasco e queijos picantes.

  • Uva: tannat
  • Região: Serra Gaúcha
  • Vinícola: Casa Perini

8. Casa Valduga Origem Cabernet Sauvignon

O objetivo da linha Raízes, da vinícola Casa Valduga, é traduzir toda a tradição terroir do Sul brasileiro cujo solo já foi palco de grandes batalhas e hoje abriga vinhedos com uvas suculentas e bem maturadas.

Como não poderia deixar de ser, esse cabernet sauvignon é um rótulo potente e de grande amplitude aromática. Seu estágio em madeira de mais de dois anos proporciona aromas de frutas maduras, como amora e ameixa, café e especiarias, que se desenvolvem em taça durante a degustação.

Por ser uma bebida mais intensa, com alto potencial de guarda, recomenda-se a passagem por decanter por pelo menos 20 minutos antes de ser apreciado. Para a harmonização, aposte em queijos maduros, massas e carnes com molho condimentado.

  • Uva: cabernet sauvignon
  • Região: Campanha Gaúcha
  • Vinícola: Casa Valduga

9. Casa Valduga Naturelle Rosé

O Naturelle Rosé é o vinho brasileiro de qualidade ideal para quem prefere bebidas com um paladar mais adocicado. Feito de um blend de uvas, harmoniza por similaridade com frutas e sobremesas, e por contraste, com queijos azuis.

Sua coloração é bem transparente e, no paladar, é leve, fresco e adocicado. Em taça, você poderá sentir aromas de frutas frescas, como morango, goiaba, pêssego e cereja, e leves nuances florais.

  • Uva: cabernet sauvignon
  • Região: Campanha Gaúcha
  • Vinícola: Casa Valduga

10. Villagio Grando Innominabile Blend Tinto

Este é um rótulo surpreendente e elegante, produzido na região Água Doce, em Santa Catarina. No visual, apresenta-se com uma tonalidade rubi e bordas vermelhas. O perfil aromático compreende especiarias, menta e frutas pretas em compota.

É encorpado, tem boa acidez e final de boca prolongado. Por isso, é uma excelente escolha para harmonizar com carnes vermelhas mais intensas e gordurosas, como churrasco de costela, carnes de caça ou risoto de charque.

  • Uvas: cabernet franc, cabernet sauvignon, merlot, malbec, pinot noir, petit verdan e marselan.
  • Região: Água Doce – Santa Catarina
  • Vinícola: Villaggio Grando

11. Villa Francioni Sauvignon Blanc

Um ótimo exemplo da qualidade dos vinhos sauvignon blanc da Serra Catarinense, este rótulo tem coloração amarelo palha com tons esverdeados. No nariz, revela aromas de frutas e flores, como maçã verde, abacaxi e maracujá, flores brancas e limão siciliano.

Em boca, é volumoso, equilibrado e fresco, com acidez vibrante. É um rótulo complexo e agradável, que harmoniza muito bem com carnes brancas, sashimi e paella de frutos do mar.

  • Uvas: sauvignon blanc
  • Região: Serra Catarinense
  • Vinícola: Villa Francioni

12. Vinho Tinto Guatambu Rastros Do Pampa Tannat

Produzido pela vinícola Guatambu, localizada na Campanha Gaúcha, este é um tinto brasileiro de coloração vermelho brilhante, com aromas de frutas pretas sobremaduras e especiarias como baunilha.

Seus taninos redondos e acidez presente fazem do exemplar uma excelente escolha para acompanhar churrasco, costela assada, tábua de charcutaria e fondue de queijo.

  • Uvas: tannat
  • Região: Campanha
  • Vinícola: Guatambu

13. Vinho Luiz Argenta Jovem Riesling

Luiz Argenta é uma vinícola localizada na região I.P. Altos Montes, em Flores da Cunha (SC), conhecida pela produção de rótulos jovens e garrafas inusitadas. Este riesling, especificamente, tem coloração amarelo pálido com reflexos esverdeados, perfil aromático intenso de flores brancas, leve toque frutado de pêssego, pera e lichia.

Seu frescor e volume em boca fazem do exemplar uma ótima escolha para harmonizar com risotos e carnes brancas com molhos leves.

  • Uvas: riesling
  • Região: I.P Altos Montes – Flores da Cunha
  • Vinícola: Luiz Argenta

14. Espumante Luiz Argenta Brut

Mais uma opção de rótulo jovial, este espumante brut tem perlage fina e persistente, coloração amarela com reflexos esverdeados, além de aromas frutados cítricos e de pera. No paladar, é agradável e equilibrado, tem boa estrutura e ótima acidez. 

Excelente pedida para servir como aperitivo ou harmonizar com pratos da culinária oriental e sobremesas, como tortas e mousses.

  • Uvas: chardonnay, riesling
  • Região: I.P Altos Montes – Flores da Cunha
  • Vinícola: Luiz Argenta

Para quem achava que os vinhos brasileiros são ruins ou de baixa qualidade, esperamos que esta lista de rótulos mude sua opinião! Afinal, o Brasil, hoje, é um dos grandes representantes do Novo Mundo e oferece diversos exemplares que, com toda a certeza, vão enriquecer sua adega.

Para conhecer mais vinhos brasileiros de qualidade, acesse a categoria de bebidas do nosso país na loja virtual do Divvino. Clique no banner abaixo para conferir!

vinhos nacionais e importados no Divvino

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo