Vinhos brasileiros de qualidade: conheça 5 rótulos nacionais

Destaques / 4 min

29 de novembro de 2018

Espalhados pelas prateleiras das adegas nos supermercados, os vinhos nacionais lutam por um espaço na mesa do brasileiro. Os rótulos chilenos e argentinos ainda são preferência dos consumidores do Brasil: representam cerca de 53% das importações no país, de acordo com o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin).

No entanto, nos últimos anos, isso vem mudando. O reconhecimento internacional dos rótulos produzidos em solo nacional aumentou, o que resultou em um crescimento de exportação acima de média em 2018. Segundo dados divulgados pela Ibravin, a venda de vinhos brasileiros para fora do país cresceu 32% só no primeiro semestre do ano, com faturamento de US$ 3,6 milhões.

Paraguai, Estados Unidos, Chile, Reino Unido e Cingapura, foram, respectivamente, os países que mais receberam os vinhos e espumantes nacionais.

Por essa razão, com o propósito de impulsionar o consumo de vinhos nacionais, a Ibravin lançou a campanha “Seu vinho. Suas Regras”, que visa atingir a geração apelidada de Millennials, com a intenção de “desburocratizar” as regras tradicionais de apreciação da bebida e tentar inserir o vinho no dia a dia dos jovens dessa geração. Veja o vídeo de lançamento da campanha:

Agora que você entendeu um pouco mais sobre o panorama do mercado de vinhos nacionais, que tal conhecer alguns rótulos produzidos no país? Confira 5 opções disponíveis na loja virtual do Divvino e faça já sua listinha para experimentar cada um deles!

1. Villaggio Grando Merlot 2014

O rótulo é uma ótima pedida para acompanhar jantares a dois ou até mesmo para presentear amigos e familiares. É um vinho tinto com paladar rico em taninos macios e estruturados. Já o aroma é robusto e carregado.

Seu sabor é tipicamente brasileiro: intenso e saboroso. Por ter sido macerado em baixas temperaturas, apresenta uma tonalidade de cor rubi vibrante. Vale a pena conhecer!

Uva: Merlot
Região: Água Doce Santa Catarina
Vinícola: Villaggio Grando
Harmonização: massas e pizzas.

2. Espumante Salton Brut

O Brasil também produz excelentes espumantes! O Salton Brut, por exemplo, apresenta no paladar frescor e cremosidade, características típicas de uma bebida saborosa.

Com tom amarelo palha, reflexos esverdeados e borbulhas abundantes, seu aroma é de flores e frutas cítricas com pão tostado, o que representa um paladar refrescante para acompanhar, principalmente, dias mais quentes e para servir ao lado de aperitivos.

Uva: Chardonnay
Região: Serra Gaúcha
Vinícola: Salton
Harmonização: canapés e frutos do mar.

vinhos brasileiros de qualidade

3. Espumante Casa Perini Moscatel

Um espumante que você precisa conhecer, afinal, foi eleito o quinto melhor vinho do mundo em uma lista feita pela WRW&S/Ranking Mundial de Vinhos e Destilados, em 2017.

O sucesso da bebida pode ser entendido pelo delicioso aroma de flores e frutas e seu paladar doce e balanceado com frescor.

Produzida pela Casa Perini, vinícola com 90 anos de história, a bebida apresenta tom amarelo brilhante e perlage consistente. É um espumante muito bem-vindo para comemorações em família, jantares a dois e também para celebrar a chegada do Ano Novo.

Uva: Moscatel
Região: Serra Gaúcha
Vinícola: Perini
Harmonização: sobremesas.

vinhos brasileiros de qualidade

4. Miolo Seleção Cabernet Sauvignon 2016

Mais um vinho tinto nacional encantador! Com tonalidades vermelhas rubi, as notas são de frutas frescas vermelhas, o paladar é “redondo” e o final de boca é delicado e agradável.

Uma curiosidade: o vinho, que é bivarietal, foi cultivado e produzido em regiões da chamada “Campanha Gaúcha” e foi o primeiro criado pela vinícola Miolo. Para apreciação, serve para beber em qualquer dia da semana, sem precisar, necessariamente, de uma ocasião especial.

Uvas: Cabernet Sauvignon e Merlot
Região: Campanha Gaúcha
Vinícola: Miolo
Harmonização: pizzas e massas ao molho sugo.

vinhos brasileiros de qualidade

5. Sanjo Nubio Sauvignon Blanc 2014

Medalhista de ouro no Concurso Mundial Bruxelas em 2012 e eleito o melhor vinho Sauvignon Blanc de 2013 pela Anuário de Vinhos do Brasil, o Sanjo Nubio é uma bebida nacional de extrema qualidade.

O destaque passa pela coloração verde brilhante, paladar seco e aroma com notas de ervas e maracujá, que garantem uma ótima acidez ao degustar a bebida.

Uva: Sauvignon Blanc
Região: São Joaquim
Vinícola: Sanjo
Harmonização: frutos do mar e saladas.

vinhos brasileiros de qualidade

O Brasil, hoje, é um dos grandes representantes de vinhos do Novo Mundo. Para conhecer mais rótulos nacionais, acesse a categoria de bebidas brasileiras na loja virtual do Divvino. Clique aqui para conferir!