skip to Main Content
Aprenda Como Montar Uma Tábua De Frios!

Aprenda como montar uma tábua de frios!

Seja para uma reunião com amigos e familiares, um encontro romântico, assistir a um filme ou torcer para o time do coração, a tábua de frios é sempre uma boa pedida. Além de agradar a todos, ela harmoniza perfeitamente com bons vinhos

Mas se você não sabe como montar uma tábua de frios, calma! Há uma série de técnicas de organização que podem ser utilizadas para que ela fique harmônica, saborosa e balanceada.

A boa notícia é que trata-se de uma refeição fácil de preparar, e é possível utilizar muitas coisas que você já deve ter em sua geladeira. Continue a leitura e aprenda, na prática, a montar sua própria tábua de frios!

Alimentos de uma tábua de frios

Antes de fazer a montagem, é importante entender cada um dos tipos de alimentos que serão utilizados, bem como suas funções na degustação. Não é necessário que sua tábua tenha todos esses, porém, é importante que as quantidades sejam balanceadas.

Muitos desses itens você já deve ter em casa, portanto, a ideia é que você possa utilizá-los, apenas complementando com um ou outro elemento.

Charcutaria

As carnes trazem para a tábua sabores intensos, salgados e, algumas vezes, defumados. São repletas de umami, um sabor captado por nosso paladar e que causa sensação de “água na boca”.

Podem ser tanto embutidas (como salame, presunto, linguiça, mortadela) quanto curadas (copa, presunto cru, bacon, toucinho e pastrami). Se possível, coloque pelo menos duas opções de cada tipo, e terá maiores possibilidades de sabor.

como montar uma tábua de frios carnes

As carnes desempenham um papel importante em uma tábua de frios.

Para quem é vegetariano ou vegano, é possível encontrar opções à base de vegetais, ou até prepará-las em casa.

Queijos

Para muitos, são as estrelas de uma tábua de frios. Como há inúmeros tipos de queijos, sempre é possível utilizar texturas, sabores e consistências diferentes para trazer complexidade e variedade à sua tábua.

guia de harmonização entre queijos e vinhos

Em linhas gerais, você pode incluir os queijos para tábua de frios conforme a consistência (fresco, mole, semiduro, duro). Em seguida, agrupe-os de acordo com o sabor e outras características. Para uma boa tábua, tenha à disposição um queijo de cada tipo.

Sugestões: muçarela de búfala, brie/camembert, gorgonzola, gouda e parmesão.

Como cortar os queijos para sua tábua de frios?

Você sabia que diferentes tipos de queijo requerem um corte diferente, para que o sabor seja valorizado durante a degustação? Em linhas gerais, indica-se que cada fatia tenha partes do centro, por conta do sabor mais pronunciado, e das bordas, pela diferença de textura.

Nós, do divvino.com.br, fizemos um infográfico para facilitar sua vida na hora de cortar os queijos. Dá só uma olhada!

Pães

O pão, além de ser utilizado como forma de desfrutar os alimentos, também serve para limpar e equilibrar o paladar durante a degustação. Portanto, é essencial que ele seja servido juntamente com sua tábua.

Entre as opções, é possível incluir pão francês, integral e de forma, além de torradinhas.

tábua de frios com pães e charcutaria

Não sabe o que colocar em tábua de frios? Os pães acompanham bem os demais alimentos.

Patês

Para acompanhar os pães, uma opção é servir patês de diferentes sabores. São fáceis de preparar e, geralmente, podem ser feitos com ingredientes que você já tem em casa. Ofereça em pequenos ramequins e espátulas para que os convidados se sirvam.

Algumas opções de sabores são: atum, presunto, cebola, azeitona, ricota e ervas finas.

Frutas

As frutas costumam ter sabor mais adocicado e certa acidez, por isso são um um ótimo contraponto no paladar, especialmente para as carnes e queijos.

Você pode disponibilizar tanto frutas frescas (uva, maçã, pera, figo, melão e morango) quanto secas (damasco, uva passa, tâmara).

Corte em pedaços pequenos para que possam ser pegos com facilidade pelos convidados.

Geleias

As geleias são uma ótima opção para acompanhar os pães, mas também os queijos, já que seu sabor doce neutraliza o sal e a pungência. Não é necessário ter muitas opções, portanto, trabalhe com o que você já tem em casa.

Você também pode substituir as geleias por mel ou melaço de cana. O queijo brie vai muito bem com geleias de frutas vermelhas e damascos. Já os queijos de mofo azul combinam perfeitamente com mel

Castanhas

Por fim, deixe à disposição algumas castanhas de diferentes tipos para que os convidados possam degustar. Uma dica de apresentação é distribuí-las entre os demais alimentos de forma irregular.

Há inúmeras opções como castanha-do-Pará, castanha-de-caju, amendoim, amêndoas, pistache e nozes.

Inspirações de tábua de frios

Agora que explicamos sobre cada tipo de alimento, chegou a hora de saber como montar uma tábua de frios. Além de dar um visual mais bonito, a disposição facilita no momento da degustação, já que todos os convidados podem ter acesso e se servir.

Lembre-se que a proposta é fazer a montagem com o que você tem em casa. Por isso, utilize tábuas de madeira ou pratos que você

A seguir, incluímos algumas imagens para você se inspirar e decorar a sua. Confira!

Tábua redonda

A arrumação em uma tábua redonda facilita o acesso dos convidados aos alimentos – como não há extremidades, a distância acaba sendo menor. Além disso, a disposição também é mais fácil, pois basta seguir o formato da tábua.

como montar uma tábua de frios tábua redonda

Em uma tábua redonda, vá intercalando os alimentos para formar uma apresentação bonita e funcional.

Comece posicionando os ramequins com as conservas, patês e geleias em algum lugar próximo do centro da tábua. Em seguida, vá completando os quadrantes restantes com carnes, queijos, pães e os demais alimentos, sempre seguindo o sentido da circunferência.

Decore com ervas frescas como manjericão, alecrim e salsinha. Além de trazerem um contraponto visual, vão aromatizar sua tábua.

Tábua retangular

Outra opção de arrumação é em uma tábua de formato retangular. Nesse caso, você pode tanto dividi-la em quadrantes para separar os alimentos como agrupar tudo de forma irregular, tendo um resultado mais “bagunçado”, porém igualmente bonito.

  • Confira neste vídeo como organizar sua tábua retangular!

A dica, nesse caso, é deixar que um alimento invada levemente o espaço do outro, trazendo mais unidade e uma sensação de fartura para a sua tábua.

como montar uma tábua de frios tábua retangular

Ao agrupar os alimentos, você tem uma tábua colorida e com sensação de fartura.

Como já mencionamos diversas vezes, não é preciso ter alimentos e ingredientes caros para montar uma refeição deliciosa. Abaixo, deixamos uma inspiração de tábua de frios pequena com alimentos simples.

como montar uma tábua de frios tábua retangular pequena

Você pode montar uma tábua de frios com o que tem na sua casa!

Tamanhos das tábuas de frios

Você já sabe os ingredientes para uma tábua de frios, assim como as dicas para organizá-la e decorá-la, mas e as quantidades? Em geral, para cada pessoa, separe por volta de 300 gramas de frios, sendo 100 gramas de queijo, 100 gramas de carnes e 100 gramas divididos entre o restante dos alimentos.

Levar esses montantes em consideração é bem importante para que todas as pessoas disponham de opções e quantidades suficientes de cada alimento. Afinal, nada pior do que faltar comida em uma refeição. 

E para facilitar ainda mais a organização da sua próxima tábua de frios, seja ela simples ou gourmet, abaixo, incluímos algumas sugestões. Confira!

Tábua de frios simples

Uma minitábua de frios é uma ótima pedida para quem deseja fazer uma degustação sozinho ou incluir como entrada para um jantar a dois, por exemplo. E quando falamos de uma refeição a um, ela pode ser tão simples ou elaborada quanto você preferir!

Nossa sugestão seria montá-la com as seguintes opções:

  • Queijos: 100 gramas e três tipos, misturando opções de pasta dura, semi dura e mole;
  • Carnes: 100 gramas e dois tipos de carne, como peito de peru defumado e salame;
  • Conservas: dois tipos de sua preferência;
  • Pães: um tipo;
  • Frutas e castanhas: 100 gramas, incluindo opções de sua preferência.

Tábua de frios para degustar a dois

Se você não sabe como montar uma tábua de frios para duas pessoas, não se preocupe, porque não tem segredo! Nesse caso, dobre a quantidade sugerida no tópico anterior, mas também adicione mais variedades de cada alimento:

  • Queijos: 200 gramas e quatro ou cinco tipos, misturando opções de pasta dura, semi dura e mole;
  • Carnes: 200 gramas e três tipos de carne, como salame italiano, presunto parma e copa;
  • Conservas: três tipos de sua preferência;
  • Pães: dois tipos;
  • Frutas e castanhas: 200 gramas, incluindo opções de sua preferência.

Tábua de frios para degustar com os amigos

Vai fazer uma tábua de frios decorada para a galera? Então, vale a pena se organizar com antecedência para comprar todos os ingredientes necessários. Como estamos falando de uma refeição para mais pessoas, capriche na variedade, assim como na quantidade!

  • Queijos: 100 gramas para cada convidado e seis tipos — burrata, brie, gruyère, gorgonzola, gouda e cheddar;
  • Carnes: 100 gramas para cada convidado e cinco tipos de carne — presunto parma, salame italiano, copa, lombo, pastrami;
  • Conservas: quatro tipos de conserva;
  • Pães: quatro tipos de pães — pão italiano, torradinhas, grissini, baguete;
  • Frutas e castanhas: 100 gramas para cada convidado, incluindo opções de sua preferência.
infográfico da quantidade de alimentos necessária para montar uma tábua de frios

Sugestão de ingredientes para uma tábua de frios.

Dicas finais

Para finalizar, elencamos algumas dicas que podem tornar a montagem da sua tábua de frios mais fácil e sua degustação mais gostosa!

Peça para seus amigos contribuírem

Se você estiver planejando uma confraternização com amigos ou familiares, uma dica é pedir para que cada um traga um frio ou vinho para a sua reunião. Dessa forma, você terá uma degustação mais completa e todos poderão contribuir.

Lembre-se de combinar com antecedência para que todos tragam alimentos diferentes.

mesa de frios com vinhos

Monte sua tábua de frios com ajuda dos amigos!

Saiba harmonizar sua tábua de frios com vinhos

Frios, queijos e vinhos costumam ser um casamento perfeito. A bebida é capaz de trazer intensidade, acidez, dulçor e complexidade aromática à degustação, além de auxiliar na limpeza do paladar. É uma experiência incrível!

Para cada queijo, há um tipo de vinho que harmoniza de forma mais adequada. Entretanto, ao desfrutar uma tábua de frios, é possível escolher rótulos versáteis e que combinem com a maior quantidade de alimentos servidos.

Comece escolhendo um vinho tinto médio e frutado, como um cabernet sauvignon, ou malbec. É comum que essas variações tenham certa presença de taninos, bom teor alcoólico, e ao mesmo tempo, aromas que combinam com os alimentos.

Os brancos encorpados (como o chardonnay) também vão bem com alguns dos queijos mais leves e alimentos da tábua de frios. Outra ótima opção é um espumante vibrante e com perlage fino, para acompanhar as frutas e limpar a gordura do paladar.

Quanto às quantidades, reserve cerca de meia garrafa por pessoa. Caso também sirva vinho de sobremesa, um cálice para cada convidado deve ser o suficiente.

Se você leu este conteúdo até aqui, já sabe como montar uma tábua de frios de maneira caprichada! Basta seguir nossas dicas e inspirações para impressionar seus amigos e familiares.

Apenas lembre-se de preparar os vinhos para a ocasião! No divvino.com.br, você encontra rótulos incríveis das principais regiões vinícolas do mundo. Clique no banner abaixo e confira!

vinhos nacionais e importados no Divvino

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo