skip to Main Content
Aprenda Como Montar Uma Tábua De Frios!

Aprenda como montar uma tábua de frios!

Salvar PDFImprimir

Seja para uma reunião com amigos e familiares, assistir um filme ou jogo de futebol ou para um encontro romântico, a tábua de frios é sempre uma boa pedida. Além de agradar a todos, ela harmoniza perfeitamente com bons vinhos. Porém, você sabe como montar uma tábua de frios?

Há uma série de técnicas de organização que podem ser utilizadas para que fique harmônica, saborosa e balanceada.

A boa notícia é que trata-se de uma refeição fácil de se preparar, e é possível utilizar muitas coisas que você já deve ter em sua geladeira. Continue a leitura e aprenda a montar sua própria tábua de frios!

Alimentos de uma tábua de frios

Antes de fazer a montagem, é importante entender cada um dos tipos de alimentos que serão utilizados, bem como suas funções na degustação. Não é necessário que sua tábua tenha todos esses, porém, é importante que as quantidades sejam balanceadas.

Muitos desses itens você já deve ter em casa, portanto, a ideia é que você possa utilizá-los, apenas complementando com um ou outro elemento.

Carnes

As carnes trazem para a tábua sabores intensos, salgados e, algumas vezes, defumados. São repletas de umami, um sabor captado por nosso paladar e que causa sensação de “água na boca”.

Podem ser tanto embutidas (como salame, presunto, linguiça, mortadela) quanto curadas (copa, presunto cru, bacon, toucinho e pastrami). Se possível, coloque pelo menos duas opções de cada tipo, e terá maiores possibilidades de sabor.

como montar uma tábua de frios carnes

As carnes desempenham um papel importante em uma tábua de frios.

Para quem é vegetariano ou vegano, é possível encontrar opções à base de vegetais, ou até prepará-las em casa.

Queijos

Para muitos, são as estrelas de uma tábua de frios. Como há inúmeros tipos de queijos, sempre é possível utilizar texturas, sabores e consistências diferentes para trazer complexidade e variedade à sua tábua.

como montar uma tábua de frios queijos

Em linhas gerais, é possível separar os queijos de acordo com sua consistência (fresco, mole, semiduro, duro). Em seguida, pode-se agrupá-los de acordo com o sabor e outras características. Para uma boa tábua, tenha à disposição um queijo de cada tipo.

Sugestões: muçarela de búfala, brie/camembert, gorgonzola, gouda e parmesão.

Conservas

Em geral, são comuns de se ter na geladeira e combinam perfeitamente com os demais alimentos de uma tábua de frios. Há uma série de conservas que podem estar na sua tábua, como azeitona, palmito, ovo de codorna, pimenta biquinho e pepino.

Coloque palitinhos para que você e seus convidados possam se servir!

Pães

O pão, além de ser utilizado como forma de desfrutar os alimentos, também serve para limpar e equilibrar o paladar durante a degustação. Portanto, é essencial que ele seja servido juntamente com sua tábua.

como montar uma tábua de frios pães

Os pães acompanham bem os demais alimentos da tábua de frios.

Entre as opções, é possível incluir pão francês, integral e de forma, além de torradinhas.

Patês

Para acompanhar os pães, uma opção é servir patês de diferentes sabores. São fáceis de preparar e, geralmente, podem ser feitos com ingredientes que você já tem em casa. Ofereça em pequenos ramequins e espátulas para que os convidados se sirvam.

Algumas opções de sabores são: atum, presunto, cebola, azeitona, ricota e ervas finas.

Frutas

As frutas costumam ter sabor mais adocicado e certa acidez, por isso são um um ótimo contraponto no paladar, especialmente para as carnes e queijos.

Você pode disponibilizar tanto frutas frescas (uva, maçã, pera, figo, melão e morango) quanto secas (damasco, uva passa, tâmara).

Corte em pedaços pequenos para que possam ser pegos com facilidade pelos convidados.

Geleias

As geleias são uma ótima opção para acompanhar os pães, mas também os queijos, já que seu sabor doce neutraliza o sal e a pungência. Não é necessário ter muitas opções, portanto, trabalhe com o que você já tem em casa.

Você também pode substituir as geleias por mel ou melaço de cana.

Castanhas

Por fim, deixe à disposição algumas castanhas de diferentes tipos para que os convidados possam degustar. Uma dica de apresentação é distribuí-las entre os demais alimentos de forma irregular.

Há inúmeras opções como castanha-do-Pará, castanha-de-caju, amendoim, amêndoas, pistache e nozes.

Inspirações de tábua de frios

Agora que explicamos sobre cada tipo de alimento, chegou a hora de saber como montar uma tábua de frios. Além de dar um visual mais bonito, a disposição facilita no momento da degustação, já que todos os convidados podem ter acesso e se servir.

Lembre-se que a proposta é fazer a montagem com o que você tem em casa. Por isso, utilize tábuas de madeira ou pratos que você

A seguir, incluímos algumas imagens para você se inspirar e decorar a sua. Confira!

Tábua redonda

A arrumação em uma tábua redonda facilita o acesso dos convidados aos alimentos – como não há extremidades, a distância acaba sendo menor. Além disso, a disposição também é mais fácil, pois basta seguir o formato da tábua.

como montar uma tábua de frios tábua redonda

Em uma tábua redonda, vá intercalando os alimentos para formar uma apresentação bonita e funcional.

Comece posicionando os ramequins com as conservas, patês e geleias em algum lugar próximo do centro da tábua. Em seguida, vá completando os quadrantes restantes com carnes, queijos, pães e os demais alimentos, sempre seguindo o sentido da circunferência.

Decore com ervas frescas como manjericão, alecrim e salsinha. Além de trazerem um contraponto visual, vão aromatizar sua tábua.

Tábua retangular

Outra opção de arrumação é em uma tábua de formato retangular. Nesse caso, você pode tanto dividi-la em quadrantes para separar os alimentos como agrupar tudo de forma irregular, tendo um resultado mais “bagunçado”, porém igualmente bonito.

A dica, nesse caso, é deixar que um alimento invada levemente o espaço do outro, trazendo mais unidade e uma sensação de fartura para a sua tábua.

como montar uma tábua de frios tábua retangular

Ao agrupar os alimentos, você tem uma tábua colorida e com sensação de fartura.

Como já mencionamos diversas vezes, não é preciso ter alimentos e ingredientes caros para montar uma refeição deliciosa. Abaixo, deixamos uma inspiração de tábua de frios pequena com alimentos simples.

como montar uma tábua de frios tábua retangular pequena

Você pode montar uma tábua de frios com o que tem na sua casa!

Dicas finais

Para finalizar, elencamos algumas dicas que podem tornar a montagem da sua tábua de frios mais fácil e sua degustação mais gostosa!

Peça para seus amigos contribuírem

Se você estiver planejando uma confraternização com amigos ou familiares, uma dica é pedir para que cada um traga um frio ou vinho para a sua reunião. Dessa forma, você terá uma degustação mais completa e todos poderão contribuir.

Lembre-se de combinar com antecedência para que todos tragam alimentos diferentes.

como montar uma tábua de frios peça para os amigos contribuirem

Monte sua tábua de frios com ajuda dos amigos!

Saiba harmonizar sua tábua de frios com vinhos

Frios, queijos e vinhos costumam ser um casamento perfeito. A bebida é capaz de trazer intensidade, acidez, dulçor e complexidade aromática à degustação, além de auxiliar na limpeza do paladar. É uma experiência incrível!

Para cada queijo, há um tipo de vinho que harmoniza de forma mais adequada. Entretanto, ao desfrutar uma tábua de frios, é possível escolher rótulos versáteis e que combinem com a maior quantidade de alimentos servidos.

Comece escolhendo um vinho tinto médio e frutado, como um Cabernet Sauvignon, Merlot ou Malbec. É comum que essas variações tenham certa presença de taninos, um bom teor alcoólico, e ao mesmo tempo, aromas que combinam com os alimentos.

Outra dica é ter à disposição um vinho de sobremesa (como Vinho do Porto, Sauternes ou Jerez) com alto teor alcoólico e paladar adocicado. Essa variação é muito indicada tanto para abrir como para encerrar esse tipo de refeição.

Por fim, os brancos encorpados (como o Chardonnay) também vão bem com alguns dos queijos mais leves e alimentos da tábua de frios. Se possível, escolha uma opção desse tipo.

Acerte nas quantidades

Independentemente do número de pessoas em sua degustação, lembre-se de investir nas quantidades certas de alimentos! Afinal, nada pior do que faltar comida em uma refeição.

Para cada pessoa, separe por volta de 300 gramas de frios, sendo 100 gramas de queijo, 100 gramas de carnes e 100 gramas divididas entre o restante dos alimentos.

Já para os vinhos tintos ou brancos, reserve cerca de meia garrafa por pessoa. Caso também sirva vinho de sobremesa, um cálice para cada convidado deve ser o suficiente.

Se você leu este conteúdo até aqui, já sabe como montar uma tábua de frios caprichada. Basta seguir nossas dicas e inspirações para impressionar seus amigos e familiares.

Lembre-se de preparar os vinhos para a ocasião! No Divvino, você encontra rótulos incríveis das principais regiões vinícolas do mundo. Clique no banner abaixo e confira!

como montar uma tábua de frios divvino

Back To Top Skip to content