skip to Main Content
O Que é Perlage Dos Espumantes? Entenda!

O que é perlage dos espumantes? Entenda!

Do francês perle, que significa pérola, o perlage é um excelente indicativo de qualidade em espumantes e frisantes e presta um papel essencial na degustação. Trata-se das borbulhas das bebidas, advindas de processos naturais ou artificiais.

Para saber mais sobre o que é perlage, como ele se forma e por que ele pode indicar a qualidade dos vinhos, continue a leitura!

Banner Volta do mundo dos vinhos

O que é perlage?

Como mencionado, o perlage nada mais é do que as borbulhas de gás carbônico presentes em vinhos espumantes, Champagnes e frisantes. Bolhas essas que podem ser naturais ou adicionadas às bebidas, além de variar em quantidade, tamanho e longevidade.

Nessas categorias de vinhos, o significado do perlage também diz respeito à qualidade dos rótulos, ao cuidado na fabricação e à experiência de degustação. Isso porque as borbulhas presentes em rótulos frisantes são essenciais para que as nuances da bebida sejam apreciadas. Sem elas, a complexidade de aromas e sabores pode ser perdida.

Como ele se forma?

O perlage pode se formar naturalmente durante o processo de fermentação nos frisantes e espumantes. Nessas bebidas, que sofrem gaseificação natural, as borbulhas indicam o cuidado durante a fabricação.

Isso porque os produtores precisam encontrar formas de mesclar o gás carbônico, subproduto da fermentação, à bebida, e suavizar as borbulhas formadas. Os métodos utilizados, além de minuciosos, podem ser bastante demorados. Todo esse conjunto de elementos também auxilia na classificação dos rótulos, identificando as castas utilizadas na fabricação e quais processos de produção foram empregados.

Tome como exemplo espumantes da uva Chardonnay. Nesses rótulos, você provavelmente vai se deparar com borbulhas menores, mais delicadas e agradáveis na boca.

Todavia, também é possível adicionar o gás carbônico após a fermentação, em bebidas que não sofrem a gaseificação natural. Independentemente da produção, o perlage se forma quando o gás carbônico – dissolvido no vinho e preso na garrafa por conta da rolha e do muselet – se expande quando a bebida é aberta.

Nesse momento, a pressão do ar e da garrafa se igualam, e o gás carbônico se expande e forma as borbulhas. Em rótulos de qualidade, elas são constantes e persistentes.

Taça de espumante com perlage

O perlage pode advir de processos naturais ou artificiais e se forma quando a pressão interna da garrafa é liberada e o gás carbônico se expande.

Perlage x Qualidade dos vinhos

O perlage está diretamente relacionado à qualidade dos rótulos, já que a persistência das borbulhas é parte essencial na degustação de vinhos espumantes. Para avaliá-lo, três aspectos são essenciais: o tamanho, a quantidade e a persistência. 

Em geral, bebidas com mais borbulhas têm mais qualidade. Alguns rótulos podem produzir até 100 milhões de bolhas! Com relação ao tamanho e longevidade, quanto menores e mais duradouras, melhores e mais agradáveis elas serão. 

Portanto, na próxima degustação, observe se o espumante forma borbulhas abundantes, se elas são pequenas ou grandes e se persistem no palato.

Banner guia de harmonização queijos e vinhos

Como apreciá-lo?

Para que o perlage do Champagne e outros vinhos espumantes seja formado, o gás carbônico precisa entrar em contato com superfícies irregulares. É esse atrito que gera as borbulhas.

Sem ele, o gás carbônico não se acumula o bastante e as bolhas não são tão perceptíveis. Consequentemente, o perlage dos espumantes não se forma e a degustação fica comprometida.

Bandeja de espumante rosé

O perlage é parte essencial da degustação de vinhos frisantes.

Por isso, na hora de apreciar seus vinhos frisantes favoritos, utilize taças de cristal, uma vez que o componente é mais poroso que vidro, contribuindo para a abundância do perlage. Antes de servir a bebida, certifique-se de que as taças estejam limpas e secas, sem resíduos de gordura, água ou detergente, que também atrapalham a formação das bolhas.

Por fim, evite taças geladas e não as gire durante a degustação, porque o movimento fará com que o gás carbônico se dissipe mais rapidamente. E, sem o perlage, sabores e características importantes da bebida também são perdidos!

Agora que você já sabe o que é perlage do espumante e como apreciá-lo, aproveite para experimentar os rótulos frisantes disponíveis no Divvino e fique atento às características das borbulhas para uma degustação ainda mais divertida! Para conferir nossos vinhos, basta clicar no banner abaixo:

Banner vinhos espumantes no Divvino

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo