O que você deve saber antes de comprar vinho do Porto

Entendendo de vinho / 2 min

28 de agosto de 2018

Você já teve dúvidas antes de comprar vinho do Porto? Eles, além de deliciosos, cremosos e doces, apresentam apresentam bastante intensidade nos aromas de frutas vermelhas maduras e geleias.

Continue a leitura para saber um pouco mais sobre o vinho e como harmonizá-lo, antes de comprar o primeiro rótulo “do Porto”. Confira!

Diferença entre Porto Ruby e Porto Tawny

O vinho do Porto é um vinho licoroso produzido em região demarcada, localizada ao longo do vale do Rio Douro, que atravessa o norte de Portugal. Classificamos esses vinhos por método de fabricação e tempo de envelhecimento, divididos em Ruby e Tawny.

Para facilitar na hora de escolher e comprar seu vinho do Porto, separamos esses dois tipos com os sabores que você vai encontrar em cada um:

  • Porto Ruby envelhece em garrafa, com menor contato de madeira, trazendo cor violeta mais viva, aroma de frutas vermelhas e doçura mais intensa;
  • Porto Tawny tem maior contato com barricas de carvalho, apresentando tons mais terrosos, aromas amadeirados e frutas secas de doçura moderada.

Assista ao vídeo do canal Vinhos de Bicicleta para entender um pouco mais sobre o vinho do Porto:

Servimos antes, durante ou após as refeições?

Não se preocupe em como usar o vinho do Porto, nós te ajudamos! Por se tratar de um vinho licoroso, o mais comum é ser servido ao final das refeições, junto com a sobremesa ou até mesmo puro como digestivo.

Fique sempre atento à temperatura que os vinhos devem ser servidos. Para os Tawnys, a temperatura fica entre 10º a 12ºC; já os Rubys devem ser servidos entre 12º a 14ºC.

Harmonização

A doçura e a cremosidade dos vinhos do Porto formam o par perfeito com queijos mais fortes, como um tipo Grana ou ainda com Provolone. Além disso, são perfeitos com sobremesas: rabanadas, pudim, strudell de maçã, frutas secas e chocolates suaves.

Antes de comprar vinho do Porto, utilize as dicas para escolher as melhores opções de rótulos disponíveis na loja virtual do Divvino. Clique aqui e conheça a seleção!