skip to Main Content
Glossário Do Vinho: Aprenda Os Termos Mais Usados

Glossário do vinho: aprenda os termos mais usados

 

O mundo dos vinhos pode ser bastante complexo, e a produção das bebidas envolve uma série de procedimentos, a maioria deles com nomenclaturas específicas. Por essa razão, pode ser difícil acompanhar o vocabulário e participar ativamente das conversas. Para facilitar a sua vida, preparamos um glossário do vinho com o significado das principais palavras do segmento.

Neste post, você vai conferir um dicionário do vinho de A a Z, para se tornar um enófilo de carteirinha e aprender processos e termos que descrevem suas bebidas favoritas. Boa leitura!

1. Acidez

Nossa primeira palavra relacionada a vinho diz respeito ao conjunto de ácidos do líquido, que podem ser provenientes da uva ou do processo de fermentação. No paladar, a acidez deixa uma sensação de frescor e aumenta a salivação, tendo papel significativo na harmonização de bebidas e alimentos.

Quando não está equilibrada, pode resultar em um vinho pesado e enjoativo ou agressivo e desagradável.

2. Adstringência

É a sensação de aspereza ou “secagem” na boca causada pelos taninos presentes no vinho. Tende a ser mais pronunciada em tintos jovens e intensos, como os das uvas cabernet sauvignon, tannat, malbec, entre outras.

3. Açúcar residual

É a quantidade de açúcar que permanece no vinho após a fermentação, influenciando o sabor e a sensação na boca. Pode ser influenciada pela uva utilizada, pelo terroir onde os frutos são cultivados, assim como pelas técnicas de vinificação empregadas.

4. Análise sensorial

A análise sensorial consiste na avaliação dos vinhos por meio dos sentidos, incluindo a visão, o olfato e o paladar. O processo segue justamente essa ordem: observar a coloração e a formação do perlage, no caso de frisantes e espumantes, identificar os aromas primários, secundários e terciários e, posteriormente, avaliar taninos, estrutura, acidez e persistência em boca.

5. Amanteigado

Característica que pode ser percebida tanto no olfato quanto no paladar, comumente presente em brancos envelhecidos em barris. Refere-se ao sabor cremoso e à sensação da manteiga no pão. Também podem ser descritos como vinhos untuosos.

6. Aveludado

Indica a textura suave e aveludada do vinho na boca, geralmente associada a vinhos tintos encorpados e envelhecidos.

vinho aveludado, envelhecido

O termo aveludado é utilizado para descrever tintos mais encorpados e envelhecidos.

7. Avinhar

Avinhar significa “limpar” a taça para a degustação de vinhos, ou seja, servir um pouco da bebida e girar o líquido. O processo serve para limpar a taça entre um vinho e outro e não ter a interferência do vinho anterior no próximo.

8. Blend/Assemblage

Blend ou assemblage é o termo utilizado para descrever a mistura entre uvas, podendo ser várias uvas diferentes, a mesma uva de safras diferentes ou até mesmo de lotes distintos. 

É uma forma de deixar a bebida mais complexa e rica em sabores, aromas, cores, texturas, corpo e/ou acabamento.

Saber o que é blend ajuda a identificar combinações, encontrar os melhores rótulos de vinho e refinar o paladar.

glossário do vinho

Blend: técnica que combina diferentes tipos de uva para deixar o vinho mais rico e complexo.

9. Barrica

Durante o processo de produção, alguns vinhos são envelhecidos em recipientes de madeira, podendo variar de 200 litros a 5 mil litros, dependendo do estilo do vinho, chamados de barricas. Lá, o líquido se transforma, desenvolvendo novos sabores e aromas.

Em geral, barricas maiores têm menos influência no líquido, já que sua superfície de contato com a bebida é menor. Barris maiores, por possuírem um contato maior, aportam mais sabores de madeira aos vinhos.

Os tipos mais comuns são feitos de carvalho francês ou americano, mas existem barris que misturam ambas as madeiras, além de outros como o esloveno, o russo e os brasileiros (grapia e acácia).

11. Bâtonnage

Técnica de vinificação que consiste em mexer o mosto com um bastão (bâton) para que o líquido entre em contato com as borras (leveduras) no tanque de inox ou na barrica, após a fermentação alcoólica.

É um método auxiliar ao sur lie, para alterar aromas e sabores do vinho, além de intensificar sua estrutura.

12. Bouquet

É o conjunto de aromas complexos presentes no vinho, desenvolvido durante o processo de vinificação. Podem ser expressos em primários, secundários e terciários.

13.  Botritizado

Refere-se a vinhos elaborados a partir de uvas afetadas pela ação do fungo Botrytis cinerea, que contribui para a produção de bebidas mais doces e complexas. O processo também é conhecido como “podridão nobre”.

14. Características organolépticas

Trata-se do conjunto de características que podem ser percebidas pelos sentidos, como aroma, sabor, cor e textura dos vinhos.

15. Cepa

É a casta ou variedade da uva, determinante da origem do vinho e de suas principais características. Entre as cepas mais famosas estão as tintas cabernet sauvignon, merlot, pinot noir e malbec, e as brancas chardonnay e sauvignon blanc.

16. Colheita tardia

Prática de colher as uvas depois do período normal da vindima, o que permite que o fruto desenvolva mais açúcar residual e gere bebidas mais doces, concentradas e com graduação alcoólica mais elevada.

17. Corpo

O corpo do vinho é o volume da bebida, que pode ser leve, médio ou encorpado. Vinhos densos apresentam textura aveludada e ficam mais tempo na boca, já os menos concentrados possuem baixo teor alcoólico e são considerados “fáceis” de beber.

Essa é uma informação importante para harmonizações, já que vinhos mais espessos combinam com carnes e queijos robustos, enquanto os mais leves são bem equilibrados com peixes, frutos do mar e queijos cremosos.

18. Decanter

Acessório utilizado para aerar a bebida antes de ser servida, o que realça seus aromas e sabores. Consiste em um recipiente de vidro, que também pode ser usado em exemplares jovens para amaciar taninos.

Em alguns casos, ainda, auxilia na separação das borras do líquido, mantendo os sedimentos no fundo do decanter.

19. Desarmônico

Descreve um vinho com elementos que não se integram bem, criando uma bebida sem equilíbrio e complexidade. Por exemplo: quando um exemplar tem muito tanino e pouca acidez, ou vice-versa.

20. Denominação de origem

Termo utilizado para descrever regiões em que a produção de vinhos segue diretrizes bem determinadas, que asseguram a qualidade e características dos exemplares daquele local.

Algumas denominações de origem famosas em todo o mundo são: Champagne, Chianti, região do Douro (onde o Vinho do Porto é produzido), entre muitas outras.

 

Região do Douro

Região do Douro, denominação de origem portuguesa.

21. Enólogo x Enófilo

O termo enólogo trata do profissional que estuda e elabora vinhos, sendo responsável por uma ou mais etapas da produção da bebida. Ele pode estar envolvido nos processos iniciais de vinificação ou na comercialização do produto.

Enófilo, por outro lado, é a pessoa apreciadora e entusiasta de vinho. É alguém que tem interesse em degustar, aprender e aprofundar seus conhecimentos sobre diferentes tipos de bebidas.

22. Equilibrado

Diz-se que um vinho é equilibrado quando acidez, álcool, taninos e aromas estão harmoniosamente integrados.

23. Encorpado

Ao combinar fatores como graduação alcoólica, adstringência e taninos, os vinhos podem ter sensações mais leves ou pesadas no paladar.

Quando a sensação é mais densa, diz-se que o vinho é encorpado.

24. Fermentação

Embora seja um termo conhecido, poucas pessoas entendem o que é fermentação e como esse processo ocorre. Basicamente, é a conversão dos açúcares da fruta em álcool etílico, ou seja, a transformação do sumo da uva para a bebida.

Todos os vinhos precisam passar por esse procedimento, também chamado de fermentação primária. Há também a fermentação malolática, processo opcional que reduz a acidez do vinho a partir da adição de bactérias lácticas

25. Final de boca

É a sensação deixada na boca após a degustação do vinho, incluindo o retrogosto e a persistência dos sabores.

26. Lágrimas ou pernas

Ao girar uma taça de vinho, é possível perceber que nas laterais do vidro ficam algumas gotículas que escorrem mais lentamente. Essas são as chamadas lágrimas ou pernas.

Durante a degustação, elas podem demonstrar a quantidade de álcool presente naquele rótulo: quanto mais grossas e persistentes, maior será o teor alcoólico.

27. Ovo de concreto

Tanque em formato de ovo utilizado para envelhecer os vinhos. Foi inspirado nas antigas ânforas, e a primeira versão da ferramenta foi criada em 2001, ou seja, é bastante recente.

28. Oxidado

Um vinho oxidado é aquele que foi exposto ao ar em excesso e entrou em processo de oxidação, que altera e degrada as características organolépticas da bebida.

29. Perlage

O perlage é o conjunto de borbulhas presentes em espumantes e frisantes. Ele é resultado do segundo processo de fermentação desses tipos de bebidas, que pode ocorrer em garrafa ou tanques de inox.

Durante a segunda fermentação, o gás carbônico é formado, e quando entra em contato com o ar no momento em que a garrafa é aberta, produz as borbulhas.

perlage em espuamante

Perlage são as borbulhas presentes em vinhos frisantes e espumantes.

30. Safra

Refere-se ao ano em que as uvas do vinho foram colhidas. Cada safra varia em estilo, longevidade, quantidade, qualidade e preço, principalmente por conta das variações climáticas de cada vinhedo.

A safra do vinho é uma informação que vai no rótulo da garrafa e representa o ano em que as uvas foram colhidas.

31. Redondo

Um vinho redondo é aquele que, por ser harmonioso, é bastante suave no paladar. Os taninos não são pronunciados, os aromas, a acidez e a graduação alcoólica são harmônicas entre si, gerando uma bebida equilibrada.

32. Retrogosto

É a sensação residual de sabor na boca que permanece após a degustação do vinho.

33. Sommelier

É o profissional responsável por orientar os clientes na escolha do rótulo ideal, seja em lojas ou restaurantes. Também desenvolve a carta de vinhos do estabelecimento, cuida do armazenamento e sugere as melhores harmonizações, por isso sabe tudo sobre vinho.

34. Sur lie

Técnica de vinificação em que o mosto matura em contato com as borras, o que pode conferir mais complexidade aromática e estrutura ao vinho.

35. Taninos

Presentes nas cascas e sementes da uva, entregam corpo e estrutura ao vinho e prolongam sua longevidade. No paladar, dão a sensação de secura e amargor e, apesar de estarem presentes nos vinhos brancos e rosés, são mais perceptíveis nos tintos.

É comum que os taninos sejam confundidos com a acidez, mas existe uma grande diferença entre os dois termos: enquanto os vinhos ácidos fazem salivar, os tânicos deixam a boca seca.

36. Terroir

Terroir é um termo utilizado para descrever características de uma região vinícola, levando em consideração fatores como solo (ou geologia), uvas cultivadas, trabalho humano e clima. A nomenclatura é francesa e não possui tradução para outros idiomas.

Importante mencionar que o uso desse termo é bastante expressivo no mundo dos vinhos porque qualquer mudança nos fatores mencionados pode fazer com que o resultado final da bebida seja completamente diferente.

37. Varietal

Um vinho é varietal quando é produzido majoritariamente ou totalmente a partir de uma única uva. Cada país determina diretrizes específicas sobre a porcentagem mínima exigida.

38. Velho e Novo Mundo

Essas palavras do glossário do vinho são utilizadas para indicar de onde vem a bebida. Quando é vinificada no continente europeu, diz-se que é um rótulo do Velho Mundo, pois foi onde se originou a tradição da vinicultura.

Já o Novo Mundo se refere aos países que começaram a vinificação após as grandes navegações e a colonização europeia, como os países dos continentes oceânico, africano e americano, incluindo o Brasil.

39. Vindima

Sinônimo de colheita. Refere-se ao período em que as uvas para produção de vinho são colhidas.

Em cada região, essa época pode diferir, como é o caso da colheita tardia, mas também devido às intempéries oriundas das mudanças climáticas.

40. Vinhedo e vinícola

Os vinhedos são as áreas destinadas ao cultivo de uvas viníferas. As vinícolas, por sua vez, são as empresas responsáveis e especializadas na produção de diferentes tipos de vinhos.

41. Vinicultura e viticultura

A vinicultura refere-se ao conjunto de práticas relacionadas ao cultivo de uvas para produção de vinhos especificamente. A viticultura, em contrapartida, é o ramo da agricultura que se dedica ao estudo e cultivo de videiras, também conhecidas como parreiras ou vinhas.

42. Vitis vinífera

Uvas viníferas são espécies europeias destinadas à produção de vinhos, sejam eles varietais e blends. Não são saborosas para comer e possuem grãos menores, ao contrário das vitis labrusca, que possuem origem americana e podem ser consumidas ou usadas na elaboração de suco e vinho de mesa.

Algumas das mais conhecidas são: carménère, merlot, gamay, cabernet franc, dentre tantas outras.

43. Vinhos naturebas

É um tipo de bebida feita com o maior número de processos industriais ou aditivos químicos. Os vinhos naturebas podem ser naturais, veganos, orgânicos ou biodinâmicos, de acordo com seus métodos de vinificação.

O glossário do vinho é extenso e repleto de termos técnicos, mas conhecer os principais é um bom começo para quem almeja ser um especialista no assunto. O importante é continuar aprofundando os seus conhecimentos!

E para continuar aprendendo outros assuntos sobre como descrever um vinho, acesse outros conteúdos clicando no banner abaixo!

entendendo de vinho

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo