skip to Main Content
Como Gelar Vinho? 6 Dicas Práticas!

Como gelar vinho? 6 dicas práticas!

Você já deve ter reparado que um mesmo rótulo, degustado de diferentes maneiras, pode parecer bebidas completamente diferentes, não é mesmo? Essa diferença na percepção de nuances pode ocorrer por inúmeros motivos, sendo um deles a temperatura de serviço.

Espumantes, brancos e rosés leves, por exemplo, são melhor apreciados quando servidos resfriados. Mas afinal, como gelar vinho? Neste post, explicamos para você. Boa leitura!

Banner Volta do mundo dos vinhos

Por que gelar o vinho?

O vinho é uma bebida repleta de nuances, portanto, para preservá-las, é necessário manter diferentes exemplares em determinadas temperaturas. No geral, nenhum rótulo deve ser servido acima de 20ºC. Isso quer dizer que, em países tropicais como o Brasil, por exemplo, o resfriamento dos rótulos é uma etapa essencial para garantir melhor experiência de degustação. 

Mas antes de entender questões como quanto tempo leva para gelar vinho tinto ou como gelar um vinho branco, é preciso saber de que forma essas temperaturas afetam os rótulos. 

No geral, temperaturas mais baixas fazem com que os taninos fiquem mais evidentes, enquanto a sensação alcoólica e aromática é mascarada. Na situação contrária, quando servidos muito quentes, os rótulos dão a impressão de serem mais alcoólicos.

Nesse sentido, espumantes doces, vinhos brancos e rosés leves são melhor apreciados quando servidos em temperaturas baixas, entre 3ºC e 7ºC, variando de acordo com o tipo de rótulo.

Já os vinhos tintos precisam ser servidos em temperaturas que, normalmente, variam entre 14ºC e 18ºC, também de acordo com as características do exemplar escolhido. Para saber mais sobre o assunto, confira nosso post sobre temperatura do vinho, que está logo abaixo.

Mas, afinal, o que fazer para gelar o vinho? Confira, a seguir, algumas dicas práticas.

1. Mergulhe o vinho em uma solução de água gelada e sal

Uma das formas mais rápidas e eficientes de gelar um vinho é mergulhá-lo em uma solução de água gelada e sal. Isso porque o sal diminui o ponto de congelamento, fazendo com que a água fique ainda gelada por mais tempo e, consequentemente, esfrie o rótulo rapidamente.

Em resumo, a permanência da garrafa na solução gelada vai depender do tipo do vinho. Todavia, não recomendamos que qualquer rótulo fique mais que 15 minutos para não afetar a temperatura ideal do vinho. Confira as indicações na tabela abaixo:

Tipo de rótulo Tempo recomendado
Espumantes 12 minutos
Brancos e rosés leves 10 minutos
Tintos leves 7 minutos
Tintos 5 minutos
Vinho do Porto 2 a 5 minutos
Vinhos fortificados 2 a 5 minutos

2. Utilize um balde com água e gelo

O balde de água com gelo é a forma clássica para manter vinhos espumantes na temperatura ideal durante a degustação. Mas atenção! Evite manter a garrafa por muito tempo em contato com a mistura, para que seu vinho não resfrie demais.

Caso tenha percebido que a bebida está muito gelada, deixe-a fora do balde em temperatura ambiente para que ela atinja o ponto ideal.

A adição de água é primordial para aumentar a superfície de contato da garrafa com o líquido resfriado e o gelo. No geral, espumantes, brancos leves e rosés podem permanecer 15 minutos no balde, enquanto tintos encorpados não devem passar mais de 5 minutos submersos.

Vinhos em um balde com gelo

Uma dica de como gelar vinho rápido é utilizar um balde com gelo e adicionar água para aumentar a superfície de contato do líquido com a garrafa.

3. Gele o rótulo no congelador (com atenção!)

Muitas pessoas utilizam o congelador para gelar exemplares, o que pode ser útil em situações nas quais você precisa que o vinho atinja a temperatura ideal de forma rápida. Mas atenção! É preciso permanecer próximo ao refrigerador e monitorar o processo, idealmente com um termômetro de vinhos, para evitar o congelamento da bebida.

4. Utilize um papel toalha molhado

Se você desejar resfriar um vinho branco ou espumante de forma rápida e eficaz, envolva a garrafa de sua escolha com um papel toalha molhado e coloque-a no freezer. Dentro de 5 a 8 minutos, seu exemplar estará pronto para consumo!

Banner como escolher vinhos até 40 reais

5. Resfrie a bebida na geladeira

Também é possível resfriar vinhos na geladeira. Todavia, não recomendamos que o rótulo permaneça muito tempo armazenado no refrigerador, já que a vibração do motor pode provocar agitação na bebida e, consequentemente, incitar processos químicos que alteram seus aromas e sabores.

Assim sendo, prefira utilizar esse método apenas para o resfriamento de rótulos para consumo imediato. Nossa sugestão é mantê-los próximo à gaveta de vegetais ou na parte mais inferior do refrigerador, para resfriar a bebida mais rapidamente.

Como gelar vinho na geladeira

Se você não sabe como gelar vinho na geladeira, prefira manter as garrafas na porta ou na parte central do refrigerador, para evitar o contato com a placa fria.

6. Utilize um resfriador de vinhos

Procurando uma forma fácil, moderna e prática para gelar seus rótulos? Então vale a pena investir em um resfriador de vinhos! Eles possuem bolsas térmicas integradas, que mantêm o vinho na temperatura adequada e evitam o gotejamento oriundo do processo de condensação que ocorre no balde, por exemplo.

Para aqueles que não sabem como deixar o vinho na temperatura certa, o resfriador de vinhos é uma boa opção, já que você precisa apenas manter as bolsas térmicas no congelador e, durante a degustação, acompanhar o processo com um termômetro.

Além disso, se você estiver transportando uma garrafa e precise manter a bebida na temperatura ideal de consumo, os coolers são excelentes opções para isso!

Em conclusão, o resfriamento dos rótulos é primordial para uma boa experiência de degustação. Isso porque servir o vinho na temperatura certa permite que você observe todas as nuances da bebida e evita possíveis desconfortos no paladar.

Se você gostou das nossas dicas sobre como gelar vinho, aproveite para acompanhar nossos conteúdos com mais dicas e curiosidade. Basta clicar no banner abaixo!

dicas e curiosidades vinhos

 

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo