skip to Main Content
Pontuação De Vinhos: Entenda O Que é E Como Funciona

Pontuação de vinhos: entenda o que é e como funciona

A pontuação de vinhos é um sistema criado para avaliar o produto final, com informações mais detalhadas e críticas a respeito dos exemplares. Por mais que receba críticas de alguns, é um bom direcionamento para quem deseja comprar rótulos e não sabe por onde começar.

Neste post, vamos falar um pouco mais sobre pontuação de vinhos e elencar algumas das principais, assim como a relevância desse sistema Boa leitura!

Impacto das pontuações

Ter vinhos premiados em um portfólio é uma ótima maneira de conseguir reconhecimento e autoridade de marca. Para as vinícolas produtoras, isso pode significar um aumento considerável de vendas e até mesmo influenciar os preços de exemplares produzidos em novas safras.

Isso acontece porque a avaliação de um vinho nos sistemas de pontuação analisa a qualidade final do rótulo, incluindo sua tipicidade e outras características finais do produto.

Compreendido o impacto e a relevância do sistema de pontuações de vinho, listamos abaixo cinco críticos principais. Confira:

1. Robert Parker

A popularização do sistema numérico para classificação de vinhos está ligada ao americano Robert Parker, crítico e Master of Wine que patenteou o próprio método de avaliação em 1970.

Para a análise, ele utiliza como critérios as características visuais, olfativas e gustativas, além do potencial de envelhecimento e qualidade da bebida considerando os métodos de vinificação como um todo, desde a vindima até o envase.

A pontuação de vinhos de Robert Parker varia entre 50 e 100. De acordo com o site do especialista, a divisão é feita da seguinte forma:

  • Notas entre 96–100: vinhos considerados extraordinários, profundos e complexos. Apresentam todos os atributos clássicos esperados para essa categoria de bebidas;
  • Notas entre 90–95: vinhos excelentes, têm complexidade, caráter excepcional e são considerados bebidas de muita qualidade; 
  • Notas entre 80–89: vinhos “acima da média”, finos em diversos aspectos, como sabor e aromas. Por mais que não sejam bebidas de destaque, não apresentam nenhuma falha aparente;
  • Notas entre 70–79: categoria de vinhos medianos e inócuos;
  • Notas entre 60–69: vinhos abaixo da média, apresentam falhas evidentes, como presença alta de acidez e taninos, ausência de sabores e aromas;
  • Notas entre 50–59: vinhos considerados inaceitáveis e inapropriados para consumo.

2. Jancis Robinson

Jornalista de vinhos e detentora do cobiçado título Master of Wine, Jancis Robinson iniciou sua carreira no mercado em 1975. Possui um site próprio, em que publica avaliações de rótulos do mundo todo. No portal, inclusive, é possível filtrar as avaliações por país, castas brancas ou tintas, vinícola produtora, faixa de preço, nota e até mesmo pela comida com a qual você deseja harmonizar o exemplar.

O sistema de pontuação de vinho de Jancis Robinson varia entre 0 e 20 pontos. Além das avaliações, Jancis publica notícias sobre o mundo dos vinhos, além do atlas da bebida, que conta com oito edições até o momento.

Master of Wine Jancis Robinson

Jancis Robinson é um dos nomes mais influentes no mundo dos vinhos atualmente. | Imagem: Reprodução/Site oficial Jancis Robinson

3. James Suckling

Crítico e antigo editor da revista Wine Spectator, James Suckling avalia vinhos de todo o mundo, com um sistema de pontuação que vai de 80 a 100. Além disso, produz vídeos de exemplares que ele considera serem os melhores do mundo.

Em seu sistema, rótulos com pontuação entre 90 e 95 são considerados excelentes, enquanto aqueles com notas acima de 95 são categorizados, nas palavras do crítico, como “deve-se comprar”.

Master of Wine James Suckiling

James Suckiling é um Master of Wine que avalia vinhos do mundo todo. | Imagem: Reprodução/Site oficial James Suckling

4. Tim Atkin

Considerado um dos maiores críticos de vinhos do mundo, Tim Atkin tem mais de 30 anos de atuação no mercado e também detém o título de Master of Wine. O jornalista de vinhos publica relatórios completos em seus sites, divididos por países e regiões produtoras, como Argentina, Chile, Bordeaux, Rioja e assim por diante. 

Os materiais incluem uma extensa lista de rótulos degustados, classificação dos melhores exemplares, informações sobre as vinícolas produtoras e regiões visitadas, dicas de restaurantes, fotos e mapas dos territórios, entre muitas outras informações valiosas para quem é apaixonado por esse universo.

Tim Atkin também escreve para outras revistas tradicionais do ramo, como Decanter, Harper’s, The World of Fine Wine, entre outras.

5. Luca Maroni

Luca Maroni é um crítico italiano e criador da revista The Taster of Wine. Em seu sistema, a pontuação máxima é 99, porque, de acordo com o especialista, por melhor que um vinho seja, há sempre o potencial de outro rótulo ser superior, e uma nota 100 seria concedida somente ao produto perfeito.

Maroni considera três critérios principais, chamados de Pleasantness Index — PI — divididos em consistência, equilíbrio e integridade dos sabores e aromas. Cada um deles é avaliado com notas que vão de 1 a 33.

Guias de vinho

Além das revistas e sistemas de pontuação de vinhos criados por Masters of Wine, os guias são uma ótima ferramenta para quem deseja acompanhar o que há de novo no mercado e dispor de uma lista extensa de produtos considerados excelentes.

Assim como as pontuações mencionadas anteriormente, os guias também possuem um crítico por trás.

Descorchados

Criado em 1999, Descorchados pontua vinhos brasileiros, argentinos, chilenos e uruguaios, utilizando o sistema americano de avaliação. Contudo, por se tratar de uma lista que dá visibilidade para produtos de destaque, a nota mínima é 80.

Além de pontuar exemplares, o guia elege os melhores vinhos de cada país, separando-os em categorias específicas — tintos, rosés, espumantes, entre outros. Publicam, também, dados sobre as regiões vinícolas e sugestões de harmonização com os produtos inclusos no material.

Pontuação de vinhos - Guida Descorchados

Se você quer conhecer vinhos brasileiros premiados, além de rótulos argentinos, chilenos e uruguaios, vale a pena conferir o Descorchados. | Imagem: Reprodução/Amazon Brasil

Gambero Rosso

Gambero Rosso é um guia especializado em vinhos italianos. Seu sistema de avaliação é diferente dos demais — são concedidas de 0 a 3 bicchieri (taça, em tradução livre).

Se um exemplar receber 3 bicchieri 10 vezes consecutivas, conquista uma stella (em tradução livre, estrela). 

Guia de vinhos italianos Gambero Rosso

Para os amantes de vinhos italianos, o Guia Gambero Rosso é uma ótima pedida! | Imagem: Reprodução/Amazon Brasil

Guía Peñín

O Guia Peñín é uma publicação espanhola que avalia rótulos a partir das primeiras impressões das bebidas no nariz e na boca. As notas variam em uma escala de 50 a 100, conforme o padrão americano estabelecido por Robert Parker. As classificações são concedidas por um time especialista que atravessa as regiões vitivinícolas espanholas em busca de produtos de destaque. Até o momento, o guia conta com 32 edições. 

Guia Peñín

O Guia Peñín é um material especializado em vinhos espanhóis. | Imagem: Reprodução/Amazon Brasil

Wine Spectator

Wine Spectator é uma revista nova-iorquina, considerada uma das mais tradicionais do nicho. Publicam anualmente uma lista dos 100 melhores vinhos do mundo.

Além disso, concedem avaliações para vinhos excelentes, com classificações entre 90 e 100. Aqueles com notas até 95 são “de destaque”, enquanto os que têm pontuações acima de 95 são denominados “clássicos”.

Decanter

Decanter é uma revista inglesa que avalia vinhos desde 2004. As classificações são feitas por uma equipe de especialistas que degustam exemplares do mundo todo. Até 2012, as notas iam de 50 a 100.

Desde então, as avaliações passaram por uma mudança, idealizada por Michael Broadbent, e atualmente as notas concedidas são com estrelas, de 0 a 5.

Pontuação de vinhos da Decanter


A revista Decanter publica avaliações de vinhos do mundo todo, com um sistema de pontuação baseado em estrelas. | Imagem: Reprodução/Site oficial Decanter

Aproveitar a pontuação de vinhos para degustar novos rótulos é uma ótima opção para quem está começando, mas também para pessoas que conhecem esse mundo e acompanham as novidades do mercado. Contudo, é importante frisar que, na hora de comprar um produto, suas preferências devem, sempre, ser o critério principal.

Agora que você sabe um pouco mais sobre o assunto, aproveite para conferir o portfólio do Divvino! Nossa loja virtual conta com diversos vinhos pontuados e que com certeza vão enriquecer sua adega. Para acessar, basta clicar no banner abaixo:

vinho botrytis divvino

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo