skip to Main Content
7 Principais Feiras De Vinhos Ao Redor Do Mundo Para Conhecer

7 principais feiras de vinhos ao redor do mundo para conhecer

As feiras de vinhos internacionais, além de serem essenciais para profissionais do ramo, são oportunidades para entusiastas conhecerem mais sobre a produção de diversas regiões e vivenciarem uma experiência enoturística inesquecível!

Neste post, elencamos os principais eventos de vinho mundialmente reconhecidos, que não podem faltar no planejamento da sua próxima viagem. Boa leitura!

1. Vinitaly

A Vinitaly acontece todos os anos em Verona, na Itália, e é considerada a maior feira de vinhos do mundo. Conta com mais de 4.600 expositores de regiões italianas e estrangeiras, atraindo visitantes de diversos países.

Em 2024, a 55ª edição da Vinitaly vai acontecer de 7 a 10 de abril. Durante esses dias, os participantes poderão degustar inúmeros vinhos italianos, conhecer os produtores e descobrir as últimas tendências do setor.

2. ProWein – Alemanha

Sediada em Düsseldorf, na Alemanha, a ProWein é uma das maiores feiras de vinho e bebidas alcoólicas do mundo. Com mais de 20 anos de tradição, o evento oferece experiências de degustação, palestras, oficinas e muitas outras atividades e atrações para profissionais e enófilos.

Em 2024, o evento ocorreu entre os dias 17, 18 e 19 de março, reunindo mais  de 50 mil pessoas do mundo todo.

feiras de vinhos tendências

Os eventos de vinho são oportunidades únicas para ficar por dentro das tendências do setor e conhecer novos rótulos.

3. Vinexpo

A Vinexpo é uma feira internacional de vinhos e licores que acontece em vários países ao redor do mundo. Com edições na França, Estados Unidos, América do Sul, China e Japão, a Vinexpo é uma oportunidade única para conhecer produtores de diferentes regiões.

4. Wine Paris

A Wine Paris, que ocorre em Paris, vem crescendo ano após ano. Em 2024, ocorreu em fevereiro e reuniu mais de 40 mil visitantes de 137 países para uma experiência que inclui degustações e workshops para profissionais e enófilos conhecerem o que há de mais emergente no mundo dos vinhos. 

5. SIAL China

A SIAL China é uma das maiores feiras de alimentos e bebidas da Ásia, e também conta com um espaço dedicado aos vinhos. O evento reúne expositores de diferentes países e é uma excelente oportunidade para conhecer os sabores e as tendências do mercado asiático.

Em 2024, a edição de Shanghai vai acontecer de 28 a 30 de maio, com mais de cinco mil expositores, reunindo mais de 180 mil profissionais do mundo inteiro.

6. Expovinis Brasil

A Expovinis Brasil é a maior feira de vinhos da América Latina. Realizada em São Paulo, conta com produtores de vinhos do Brasil e de diferentes partes do mundo, oferecendo aos participantes a oportunidade de degustar vinhos de diversas procedências e conhecer nomes influentes do mercado. Em 2024, o evento está previsto para acontecer de 11 a 14 de junho. 

7. Bordeaux Wine Festival

Um dos eventos de vinho mais importantes e prestigiados, o Bordeaux Wine Festival é realizado anualmente em Bordeaux, na França. Durante o evento, a cidade se transforma em um ambiente festivo, com degustações, gastronomia, música e diversão para todas as idades.

De 27 a 30 de junho de 2024, viticultores da região recebem profissionais e entusiastas do mundo todo nos nove pavilhões do festival: Les Vins du Médoc, Blancs de Bordeaux, Les Côtes, Saint-Emilion-Pomerol-Fronsac, Vins de Nouvelle-Aquitaine, Bordeaux & Bordeaux Supérieur en Rouge, Graves-Sauternes, Mouton Cadet.

O evento ainda conta com a L’École du vin de Bordeaux, que oferece experiências de degustação com vinhos diferenciados e apaixonantes. E para quem deseja levar as crianças consigo, há espaços dedicados com atividades lúdicas e jogos para diferentes idades.

feiras de vinhos

Escolha uma feira de vinho e planeje sua próxima viagem enoturística!

8. Cape Wine

A África do Sul é um mercado emergente quando o assunto é a produção de vinhos do Novo Mundo, e o Cape Wine é a oportunidade perfeita para conhecer mais sobre a indústria vinícola do país. A feira reúne produtores, compradores, stakeholders e enófilos para uma experiência imersiva.

O evento de vinhos ocorre a cada três anos e sua última edição foi em 2024, com degustações, palestras e oficinas sobre a elaboração dos rótulos sul africanos.

Se você quer acompanhar as últimas tendências, degustar exemplares de diferentes países, dos mais novos no mercado aos mais tradicionais, além de conhecer produtores e juízes de vinho, conhecer nomes influentes do ramo e aproveitar experiências enoturísticas de tirar o fôlego, chegou a hora de escolher quais feiras de vinhos participar.

Para continuar conferindo dicas, curiosidades e novidades sobre o mundo dos vinhos, acesse nossa categoria do blog e acompanhe nossos conteúdos. É só clicar no banner abaixo:

dicas e curiosidades vinhos

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo