skip to Main Content
Vinhos Dos Estados Unidos: Um Guia Completo!

Vinhos dos Estados Unidos: um guia completo!

Se você nunca provou os vinhos dos Estados Unidos, saiba que eles figuram entre os melhores rótulos do mundo! Embora as condições climáticas do território norte-americano impeçam a produção em toda a extensão do país, as regiões vinícolas elaboram exemplares de altíssima qualidade.

Quer descobrir mais sobre a viticultura estadunidense, assim como as principais regiões produtoras, castas mais cultivadas, além de vinhos disponíveis no divvino.com.br? Continue a leitura do post!

ClubeD Divvino Clube de Assinatura de Vinhos

História da viticultura estadunidense

Desde a chegada dos primeiros colonizadores europeus nos Estados Unidos, tentava-se elaborar vinhos a partir de uvas de videiras regionais, embora sem sucesso. Foi somente durante o século 19, com a corrida do ouro na Califórnia,  que a produção estadunidense aumentou significativamente.

Viticultores europeus trouxeram porta-enxertos (estrutura que se utiliza da raíz de uma videira como base para enxertar outra espécie) resistentes à filoxera. Tal solução, aliada às técnicas de vinificação, contribuíram para o crescimento da indústria vitivinícola estadunidense. 

Em 1976, o Julgamento de Paris consolidou os EUA como referência mundial em termos de qualidade das bebidas. Atualmente, o país é o quarto maior produtor de vinhos do Mundo, atrás apenas da França, Itália e Espanha

O Julgamento de Paris

O Julgamento de Paris é o nome dado à degustação às cegas realizada em 24 de maio de 1976, em Paris. Durante a ocasião, sommeliers e críticos de vinhos avaliaram exemplares franceses e americanos.

É importante mencionar que, até aquele momento, a grande referência em qualidade de vinhos eram os países do Velho Mundo e, principalmente, a França. Logo, os críticos eram conhecidos por preferir rótulos franceses.

Durante a degustação, o painel provou vinhos chardonnay e cabernet sauvignon tanto dos Estados Unidos quanto da França. Para cada categoria e país, foram degustados cinco rótulos.

Ao final, os exemplares dos Estados Unidos, especificamente os da Califórnia, venceram nas duas categorias. O resultado da degustação mostrou, portanto, o potencial da produção vinícola do Novo Mundo e tornou os EUA uma referência mundial no mundo dos vinhos.

Particularidades dos vinhos dos Estados Unidos

Uma curiosidade interessante sobre a produção de vinhos nos Estados Unidos é que, ao contrário da legislação brasileira, no país norte-americano, é possível elaborar bebidas derivadas de outras frutas, como mirtilos e pêssegos. Isso mesmo! Os vinhos estadunidenses podem ser de outras frutas além da uva.

taça de peachwine, um dos tipos de vinhos dos Estados Unidos

Os EUA produzem exemplares a partir de outras frutas além da uva, como o peach wine, vinhos elaborados com pêssegos.

Principais regiões produtoras de vinho nos Estados Unidos

Como comentamos no início do post, os Estados Unidos enfrentam limitações climáticas e topográficas para o cultivo de uvas viníferas. As regiões que possuem condições favoráveis de plantio são as costeiras. Na Costa Oeste, Califórnia, Washington e Oregon; já na Costa Leste, Nova York.

Além disso, possuem as chamadas American Viticultural Areas (AVAs). Elas funcionam de maneira similar às Indicações de Procedência, ou seja, determinam certas regras para a produção de vinhos em cada área. No entanto, diferentemente das Denominações de Origem, não restringem as castas que podem ser cultivadas, nem o rendimento das vinhas. 

Califórnia 

A Califórnia concentra cerca de 90% de toda a produção de vinhos dos Estados Unidos. Possui diversos microclimas e solos propícios ao cultivo de uvas, sendo responsável por fornecer alguns dos melhores exemplares do Novo Mundo.

As uvas mais cultivadas são cabernet sauvignon e chardonnay. Ao passo que as principais sub-regiões são Napa Valley, Sonoma County e Paso Robles.

vinícola na Califórnia, Estados Unidos

Os vinhos da Califórnia estão entre os melhores do mundo.

Napa Valley

Quando o assunto são vinhos americanos da Califórnia, Napa Valley é o grande destaque. A região possui a maior quantidade de vinícolas em uma única área. Lá, é possível encontrar mais de 600 estabelecimentos, segundo o Wine Institute of California.

Possui clima mediterrâneo, com verões ensolarados e quentes, enquanto o inverno é frio e chuvoso. Além disso, a alta amplitude térmica da região propicia a maturação lenta e uniforme das uvas. Os vinhos de Napa Valley são mundialmente aclamados por sua altíssima qualidade.

Oregon

A região de Oregon também está localizada na costa do Pacífico. No entanto, o destaque da área vai para a viticultura de clima frio, especialmente no que diz respeito aos vinhos pinot noir, chardonnay e pinot grigio. O Vale de Willamette, com seus solos vulcânicos e clima temperado, tornou-se um paraíso para os entusiastas de pinots em todo o mundo.

placa indicativa de vinícola em Oregon, nos EUA

A região de Oregon é o polo estadunidense de viticultura de clima frio.

Washington

Washington é o segundo maior estado produtor de vinhos nos EUA. Destaca-se na elaboração de tintos encorpados, principalmente nas AVAs Columbia Valley, Walla Walla Valley e Yakima Valley.

Nova Iorque

Embora muitas vezes ofuscado pela Califórnia, Nova Iorque possui uma tradição vitivinícola de longa data. A região de Finger Lakes, com seus lagos profundos e microclimas pequenos, é especialmente conhecida por seus rieslings.

Castas mais cultivadas nos EUA

As duas castas de maior destaque nos Estados Unidos são cabernet sauvignon e chardonnay. Dentre outras uvas cultivadas no país, podemos mencionar merlot, pinot noir, sangiovese, syrah, zinfandel, sauvignon blanc e pinot grigio.

Cabernet sauvignon

A rainha das uvas tintas prospera principalmente em regiões como Napa Valley, na Califórnia. Os cabernets estadunidenses são complexos e encorpados, com taninos firmes, notas de frutas pretas, como cassis e amora, além de aromas de especiarias e carvalho.

O clima mediterrâneo da região de Napa Valley contribui para o cultivo da cabernet sauvignon. No entanto, outras áreas que cultivam a casta são Washington e Oregon.

Banner guia conservação de vinhos

Chardonnay

A Califórnia também é destaque quando o assunto é a elaboração de chardonnays. Os vinhos apresentam notas de frutas cítricas, maçã, pêssego, além de toques suaves de carvalho. São elegantes e encorpados, com acidez equilibrada em boca.

Em Oregon, os chardonnays possuem acidez mais vibrante, notas de maçã verde, pêra e toques minerais. Já em Washington, os rótulos dessa casta branca são mais encorpados e revelam notas de frutas tropicais maduras.

Pinot noir

Os vinhos pinot noir da Califórnia são elegantes e complexos. Revelam notas de frutas vermelhas maduras, como cereja e morango, e toques de especiarias.

Em Oregon, os rótulos são mais delicados e frescos, com acidez vibrante, aromas de frutas vermelhas e pretas, como framboesa e amora. Além disso, são bebidas longevas, que podem evoluir em garrafa.

Riesling

A região de Finger Lakes, em Nova Iorque, prosperou na elaboração de vinhos riesling, casta branca alemã conhecida por sua complexidade aromática. As bebidas nova-iorquinas revelam aromas florais e cítricos, além de notas de mel e uma acidez vibrante.

Melhores vinhos dos Estados Unidos no Divvino

Gostou de conhecer os detalhes por trás dos vinhos dos Estados Unidos? Aproveite para conferir rótulos oriundos do país e que estão disponíveis no divvino.com.br. Basta acessar o e-commerce, clicando no banner abaixo!

vinhos dos Estados Unidos no Divvino

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo