skip to Main Content
ClubeD Fresh: Carta Aos Sócios De Dezembro!

ClubeD Fresh: carta aos sócios de dezembro!

Neste post, você encontrará, mês a mês, todas as cartas aos sócios que o Divvino preparou especialmente para os assinantes do ClubeD Fresh. Elas contêm desde informações sobre os rótulos selecionados, assim como dicas de harmonização e curiosidades. Boa leitura!

Dezembro/2023

A gente piscou e o ano acabou! E para finalizar 2023 com chave de ouro, o ClubeD Fresh selecionou para dezembro dois vinhos elaborados na região de Valência, na Espanha. Vamos descobrir quais são eles!

Para começar, temos o Vinho Branco Marqués de Ramos, blend das uvas macabeo e merseguera. É um rótulo não safrado, de coloração amarelo-pálido. No nariz, revela aromas florais e notas de maçã e amêndoas. Em boca, tem acidez média. Ótima escolha para harmonizar com filé de porco, vegetais, peixes e frutos do mar.

Além dele, nossos assinantes vão receber o Vinho Laderas Branco, um varietal da uva macabeo. Tem coloração amarelo-pálido, um surpreendente aroma de flor de camomila (oriunda da casta macabeo) e acidez média em boca. Para acompanhá-lo, uma harmonização regional é a escolha certeira: aposte em uma Paella! Se quiser, também vai bem com sardinhas e camarão grelhado.

Bom fim de ano e ótima degustação! 🍷

Novembro/2023

Aqui estamos novamente, assinante do ClubeD Fresh! Em novembro, você receberá rótulos de dois dos mais importantes países do mundo quando o assunto é produção de vinhos: Espanha e Itália! Vamos conhecê-los?

O primeiro é o Vinho Frisante La Camioneta Verdejo, elaborado pela vinícola Félix Sólis, em Castilla La Mancha, na Espanha, a maior região produtora do país. 

De visual amarelo-pálido, tem aromas de frutas cítricas como lima, além de notas de melão, pomelo e funcho. Trata-se de um vinho doce de qualidade, de baixo teor alcoólico (5,5%) e que pode ser consumido em até três anos.

Para a harmonização, aposte em pratos da culinária tailandesa, ou receitas com coco e funcho. Sirva esse frisante entre 6-8ºC.

O segundo exemplar é o Vinho Branco Villa Pozzi Grillo Sicília. Produzido na D.O.C. Sicília, na Itália, tem coloração amarelo-pálido, aromas de frutas cítricas como pomelo, além de tomilho e notas minerais. É meio-seco, não safrado e com 12,5% de teor alcoólico.

Para acompanhá-lo, invista em pratos vegetarianos ou refeições à base de peixes e frutos do mar. Boa degustação! 🍷

ClubeD Fresh de novembro

Carta aos sócios de novembro do ClubeD Fresh.

Outubro/2023

A estação mais quente do ano está chegando! E com as temperaturas aumentando, nada melhor do que ter dois vinhos super refrescantes na sua adega para acompanhar as tardes e as noites de verão, concorda? 

Então, prepare-se! Em outubro, o clube de vinhos ClubeD traz na seleção Fresh dois exemplares espanhóis da região de Cariñena D.O., ambos produzidos na vinícola Covinca. 

O Torrelongares Branco é um blend da autóctone macabeo — também conhecida como viura — e da chardonnay, casta originária da França, mas cultivada em determinadas regiões da Espanha.

De visual amarelo com reflexos dourados, traz aromas de frutas tropicais, como abacaxi, mas também de frutas cítricas, como lima e limão, além de flores brancas. No paladar, apresenta acidez refrescante com ótima salivação em boca.

Na hora de harmonizar, que tal preparar um delicioso empadão de frango ou um saboroso risoto de camarão?

Ao apreciar o Torrelongares Rosé, um blend das castas tempranillo e garnacha, você vai notar um visual rosa-envelhecido e aromas de frutas vermelhas sobremaduras, frutas secas e cacau. Em boca, será envolvido por tanino leve e acidez média.

Na harmonização, nossa dica é um prato típico da culinária espanhola, a paella, mas também peixes gordos grelhados — ou seja, que possuem mais de 10% de gordura, como anchova, truta e pirarucu. O gazpacho, a popular sopa fria de tomate, é outra excelente pedida!

Agora, é só esperar o momento oportuno para curtir seus rótulos de outubro do ClubeD Fresh — geladinhos, não se esqueça! Saúde! 🍷

Setembro/2023

Em setembro, os assinantes do ClubeD Fresh viajam a Portugal, ao degustar vinhos leves, frescos e de qualidade. A seleção conta com rótulos elaborados pela vinícola José Maria da Fonseca em duas D.O.s: Palmela e Setúbal. Vamos conferi-los?

O primeiro rótulo da curadoria é o Vinho Vida Portuguesa Branco. Elaborado na Península Setúbal, é um blend meio-seco de coloração amarelo-dourado. No nariz, exala aromas de frutas tropicais, além de toques florais e de ervas.

Em boca, tem alta acidez, sendo ideal para harmonizar com pizza 4 queijos. Ao degustá-lo, certifique-se de servir entre 8 e 10°C.

Além dele, nossos assinantes recebem o Vinho Vida Portuguesa Rosé, um corte das uvas aragonês, syrah, touriga nacional, castelão e trincadeira. Visualmente, o rótulo tem coloração rosa casca de cebola. Seus aromas são de frutas vermelhas maduras, como morango, cereja e amora, além de notas florais.

No paladar, você vai perceber taninos finos e acidez alta. Uma ótima pedida para combinar com tacos de frango! Para apreciar esse rótulo meio-seco, sirva-o entre 8 e 10°C. Saúde e boa degustação. 🍷

ClubeD Fresh de setembro

ClubeD Fresh de setembro

Carta aos sócios de setembro do ClubeD Fresh.

Agosto/2023

Assinante do ClubeD Fresh, você aprecia vinhos verdes? Então, a seleção de agosto certamente vai te interessar! Neste mês, trouxemos dois rótulos frescos e despretensiosos, elaborados pela vinícola portuguesa Santos e Seixo. Vamos conferi-los! 

O primeiro é o Vinho Santos e Seixo Janela Aberta Vinho Verde D.O.C. Elaborado na Região Demarcada dos Vinhos Verdes, leva as castas loureiro, arinto e trajadura. Visualmente, tem coloração amarelo-pálido; no nariz, aromas de frutas tropicais, como carambola, maçã verde e lima. No paladar, espere por acidez alta e muito frescor.

Para harmonizá-lo, prepare um rondelli de quatro queijos ou penne ao molho de gorgonzola. Sirva entre 7-8°C para aproveitá-lo da melhor forma.

Além dele, que tal um rosé? Os assinantes do ClubeD Fresh também vão receber o Vinho Santos & Seixo Janela Aberta Rosé Vinho Verde D.O.C. 

Elaborado com as castas vinhão e amarala, em taça, tem coloração rosa casca de cebola. No nariz, aromas de frutas vermelhas maduras, como morangos, além de toques florais de rosas. No paladar, acidez média alta, perfeita para harmonizar com salmão grelhado ou risoto de penne com peito de frango.

Viaje a Portugal no conforto da sua casa, com o melhor que os vinhos verdes têm a oferecer. Boa degustação! 🍷

ClubeD Fresh de agosto

Carta aos sócios de agosto do ClubeD Fresh.

Julho/2023

Para os assinantes do ClubeD Fresh, julho traz uma explosão de frescor e exclusividade! Nossa seleção deste mês conta com dois rótulos produzidos pela Bodegas Tagua Tagua, exclusivamente para o Divvino.

A vinícola familiar está em sua quinta geração e, além de produzir vinhos que refletem a tradição vinífera do Chile, é destaque quando o assunto é sustentabilidade. Quer conhecer os rótulos deste mês? Então, siga a leitura!

O primeiro deles é o Vinho Author Superior Sauvignon Blanc (uma das castas que mais se adaptou ao terroir do Vale Central do Chile!). Varietal elaborado a partir da safra de 2022, na taça traz visual amarelo-pálido. Seus aromas são de frutas tropicais como maracujá e carambola.

Em boca, espere uma acidez refrescante. Para a harmonização, sugerimos conchiglione recheado com gorgonzola ao molho branco.

Além dele, nossos assinantes terão a oportunidade de degustar o Vinho Author Superior Merlot Rosé. Com coloração rosa casca de cebola, traz no olfato notas de frutas vermelhas frescas como morango, além de toques de rosas. No paladar, a acidez é envolvente, com presença leve de taninos. Na hora de harmonizar, aposte em atum com crosta de farinha panko.

Saúde e boa degustação! 🍷

ClubeD Fresh de julho

Carta aos sócios de julho ClubeD Fresh.

Junho/2023

A seleção do ClubeD Fresh deste mês traz dois rótulos de uma das mais renomadas regiões viníferas de Portugal: Tejo. A área, que possui clima quente e seco, além de três tipos de solo, gera vinhos aromáticos e frescos, perfeitos para você, assinante!

Ambos os vinhos selecionados para junho são da vinícola Fiuza & Bright, que elabora vinhos há mais de um século e, ao longo dos anos, especializou-se no desenvolvimento de castas internacionais em solos portugueses, prática incomum na região. Então, sem mais delongas, vamos conhecer os rótulos do ClubeD Fresh deste mês!

Para começar, um branco varietal da uva chardonnay. Com visual amarelo-pálido, traz aromas de frutas tropicais como carambolas, além de melão e toques florais como jasmin. No paladar, nota-se acidez média.

Na hora de harmonizar, fondue de queijo, brie na massa folhada e creme de moranga são opções certeiras. E para desfrutá-lo da melhor forma, sirva entre 7ºC e 13ºC.

Para quem opta pela evolução do líquido em garrafa, este rótulo tem tempo de guarda de até quatro anos.

O segundo vinho deste mês é um rosé, elaborado a partir do corte das uvas cabernet sauvignon e touriga nacional. Visualmente, tem coloração rosa casca de cebola. No nariz, aromas de frutas vermelhas maduras se sobressaem.

A acidez média garante o frescor ideal para harmonizar este rótulo com creme de tomate, polenta com molho de frutos do mar, carpaccio de carne, bruschetta caprese ou uma clássica tábua de frios. A temperatura de serviço ideal é entre 7ºC e 13ºC, e o tempo de guarda é de até quatro anos.

ClubeD Fresh de junho

Carta aos sócios de junho ClubeD Fresh.

Maio/2023

Vinho também é história. E na seleção do ClubeD Fresh deste mês, os rótulos fazem uma referência aos aquedutos, importantes construções que, antigamente, eram responsáveis por conduzir água de um lugar para outro, abastecendo cidades e vilas.

Hoje em dia, muitos deles se tornaram pontos turísticos e patrimônio arquitetônico e histórico, como é o caso do Aqueduto de Setúbal, situado na cidade homônima— umas das nove pertencentes à Península de Setúbal, de onde os rótulos Casa Ermelinda Freitas Aqueduto são produzidos. Como de praxe, selecionamos um branco e um rosé!

O rótulo branco é produzido com a uva fernão pires, tem visual amarelo-pálido; traz notas florais como jasmim e flor de laranjeira, além de geleia de damasco. No paladar, apresenta acidez média-alta e vai preencher deliciosamente a sua boca!

Na hora de harmonizar, prepare um delicioso fondue de queijos ou rondelli ao molho bechamel.

Já o vinho rosé deste mês é um varietal da uva castelão. Com um aspecto rosa que lembra casca de cebola, traz notas de frutas vermelhas maduras como morango, além de ameixa e cereja. Também é possível perceber notas florais de rosas.

A acidez é média, o que o torna a opção perfeita para servir com peixe assado com batata ou arroz thai com tofu.

Ambos devem ser servidos entre 7-13° C. Enquanto que o tempo de guarda recomendado para os dois rótulos é de 2 a 3 anos.

Abril/2023

Sim, o outono já chegou, mas a previsão é de que os dias quentes continuem marcando presença. E quando bate aquele calor, nada melhor do que os rótulos refrescantes do Clubed Fresh, não é mesmo?

Para abril, trouxemos duas opções envolventes e de muito frescor, graças aos rios que rodeiam a vinícola portuguesa Casa Ermelinda Freitas (responsável pelos rótulos selecionados este mês!), situada na região da Península de Setúbal.

O Terras do Pó Branco é uma blend/vinho de corte/assemblage das uvas fernão pires e arinto, colhidas aos finais de agosto. Juntas, as castas proporcionam um visual amarelo-pálido e notas de frutas, como  pera  e melão, além de flores brancas como jasmim e acidez presente.

Já deu para imaginar todo esse aroma e sabor atravessando os seus sentidos? Para potencializá-los, sirva a bebida entre 7 a 13ºC e harmonize com bacalhau à Gomes de Sá ou uma refrescante salada de pepino e erva-doce. O tempo de guarda é de 2 a 3 anos.

Já para os fãs de rosé, o Terras do Pó Rosé é um blend das uvas castelão e syrah, com visual rosa casca de cebola.

No caso deste rótulo, os aromas de frutas vermelhas maduras, leve toque defumado e de especiarias, vão te envolver a cada gole! No paladar, a acidez tem ótima representatividade — mas só experimentando para descobrir na prática.

Sirva entre 7 e 13º C e harmonize com carpaccio de beterraba ou bolinho de peixe. O tempo de guarda também é de 2 a 3 anos.

Março/2023

Refrescância e ClubeD Fresh são sinônimos! Para aproveitar os últimos meses de verão, nossa seleção chega até a sua casa com um vinho branco e um rosé da linha Lovelli da vinícola italiana Enoitalia, situada em Vêneto, região cujas vinhas começaram a ser protegidas por lei desde 643, ainda no Século VII. Por isso, podemos dizer que a relação do local com a vinicultura é milenar!

O rosé tem um visual rosé pálido, aromas de frutas vermelhas frescas e um leve toque de rosas, assim como uma acidez refrescante e envolvente. Ao passo que o branco tem tonalidade amarelo-pálida com reflexos esverdeados, notas de frutas cítricas como lima e limão, e toque floral de jasmim e laranjeira.

Com 11% de teor alcoólico e tempo de guarda de dois anos, os vinhos não são safrados e foram criados a partir de um blend de uvas. 

Na beira da piscina ou até mesmo em um almoço na praia, para apreciá-los e sentir todo o frescor que essas garrafas contém, sirva o vinho branco com lasanha 4 queijos ou peito de frango grelhado com ervas-finas; e o rosé com burrata com tomate confit ou risoto caprese.

Janeiro/2023

Para começar o ano com estilo, a seleção ClubeD Fresh de janeiro traz um espumante argentino, da região de Mendoza, o Concerto, e o Tubucci, um vinho branco português.

O espumante Concerto é produzido a partir da combinação das uvas chenin blanc, pedro ximenez e semillon, elaborado pela Cepas Argentinas. Opção ideal para harmonizar desde entradas até sobremesas, além de pratos poucos gordurosos. 

Já o rótulo branco Tubucci é feito da uva fernão pires, na vinícola Casal da Coelheira, localizada na região do Tejo D.O.C. Vai bem com peixes brancos grelhados, risotos, frutos do mar, entre outros pratos!

Duas opções para começar 2023 com toda muita refrescância e aroma!

Carta aos sócios ClubeD Fresh

Carta aos sócios de janeiro ClubeD Fresh.


Novembro/2022

Tá calor aí? Pois bem, em novembro toda a refrescância dos rótulos do ClubeD Fresh vai tornar seus dias mais leves, saborosos e frescos! Especialmente para o mês, a seleção traz dois rótulos chilenos: Equinoccio Superior Chardonnay e Equinoccio Superior Rosé Merlot.

Diretamente da região do Vale Central Chileno, ambos são produzidos pela vinícola Bodegas Tagua Tagua, que está há mais de cinco gerações levando vinho, sustentabilidade e mais premiações!

A chardonnay é uma uva sensível, de casca fina, mas que garante riqueza de aromas; enquanto que a merlot proporciona uma leve presença de tanino ao rosé, proporcionando aporte aromático ao blend.

De boa refrescância, são rótulos ideais para serem aproveitados em um almoço em família ou até mesmo em momentos de descontração em frente à piscina ou sentindo a brisa do mar.

E vale ainda apreciar o design do rótulo, com detalhes astronômicos, que merece atenção especial e traduz muito bem o nome dado a essa linha, Equinoccio.

Curiosidade: Equinócio é o momento em que o Sol, em seu movimento anual aparente, corta o equador celeste, fazendo com que o dia e a noite tenham a mesma duração.

Mais detalhes sobre ambos os rótulos, como dicas de harmonização, você confere na imagem abaixo!

¡Salud! 🍷

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo