skip to Main Content
Regiões Vinícolas Da Itália: Piemonte E Vêneto

Regiões vinícolas da Itália: Piemonte e Vêneto

Famosa pelas belas paisagens e pontos turísticos repletos de história, a Itália vai além disso, ela simboliza a cultura do país por meio do “pão e vinho”. A gastronomia e a enocultura são os principais pilares italianos!

São mais de três mil anos de conhecimentos na arte de vinificar. A Itália é pioneira e, se mantém até hoje expert no assunto. Os principais responsáveis por difundir o vinho foram os romanos, que na época extraiam o suco das uvas com os pés, para fazer o vinho, muito diferente da bebida que conhecemos hoje.

O país possui mais de 350 variedades de uvas locais, além de 23 regiões produtoras. O terroir propício, o clima diversificado somado à cultura de vinificar tornam uma verdadeira obra-prima a garrafa de tinto italiano.
E neste mês, vamos desfrutar da querida “Bota Italiana”, iniciando ao Norte, deliciando-nos com o Piemonte e o Vêneto. Notáveis pela produção de Barolos, Barbarescos, Amarones e Proseccos. E, é claro, pratos típicos de dar água na boca.

Piemonte

Conhecida pelos lendários Barolos, a região também é roteiro turístico para os apaixonados gastronômicos das Trufas Italianas. A iguaria, que é uma espécie de tubérculo, pode valer 4 mil euros o quilo, justamente por ser raro e difícil encontrar.

Com agendamento prévio você pode participar da “caça as trufas” que acontece entre o outono e inverno para as preciosas trufas brancas ou entre a primavera e verão a caça das trufas negras.

clubed premium itália

O sabor inigualável, que pode ser degustado em lascas sob macarronadas e risotos, também é vendido fresco no Piemonte. Além dessa maneira de apreciar o sabor das trufas, no Brasil, você pode encontrar em conservas ou azeites trufados, com o preço mais razoável, e que liberam todo o aroma e sabor das trufas em frações mais acessíveis.

E nada melhor do que acompanhar um delicioso prato de Risoto típico Piemontese com azeite trufado e uma bela taça de Vinho tinto regional. Aproveite o San Silvestro Rosso da seleção desse mês e prepare aquele jantar especial.

Vêneto

É no Vêneto que encontramos belos passeios e a encantadora Veneza, a terra dos apaixonados. Além de pontos turísticos incríveis, trouxemos um pedacinho do Vêneto na edição deste mês: os vinhos de Valpolicella, que traduzido o nome do vale, se chama “O Valle de muitas Adegas”.

clubed premium italia

E assim, como uma saborosa refeição não pode faltar uma taça de vinho, o Valle de muitas adegas não seria desprovido de pratos encantadores. Os Risotos clássicos do Vale de Valpolicella são os de pinhão, funghi, milanese, além das Carnes de Caça acompanhados de Polenta, essas características locais formam o par perfeito para os vinhos frutados, leves e elegantes. Faça a experiência e conte para nós!

Chame a família para cozinhar junto de você, prepare um Risoto de Funghi e harmonize com esse Valpolicella Clássico. Temos certeza que você vai se apaixonar.

Desfrute todos os meses de experiências como essa, cada mês uma viagem a um país diferente. Em cada uma delas sabores e curiosidades diferentes para aumentar a sua bagagem do conhecimento. Clique no banner abaixo!

regiões vinicolas italia

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo