skip to Main Content
Entenda O Que é Um Vinho Biodinâmico!

Entenda o que é um vinho biodinâmico!

Desde o século passado, as formas ecologicamente corretas de viticultura têm ganhado espaço entre os produtores. Hoje em dia, especialmente no período pós-pandemia, em que a preocupação ambiental se fortaleceu, essa tendência está cada vez mais em evidência. Dentre os feitos, pode-se citar a produção de vinhos biodinâmicos.

Contudo, apesar desse crescimento, muitos consumidores ainda não sabem o que é o chamado vinho biodinâmico quando identificam essa informação no rótulo da bebida.

Pensando nisso, neste texto, você vai ter a oportunidade de descobrir como esse tipo de vinho é produzido e quais características ele possui. Para saber mais, continue a leitura!

O que é um vinho biodinâmico?

Os vinhos biodinâmicos são bebidas produzidas a partir dos conceitos desse tipo de agricultura, desde a preparação do solo, passando pela adubagem ao plantio e a colheita das uvas, mas primordialmente considerando o calendário lunar.

Mas, afinal, o que é agricultura biodinâmica? Trata-se de um sistema ecologicamente correto, desenvolvido no início do século 20 por Rudolf Steiner, um educador, filósofo, artista e esoterista com interesse em áreas como ocultismo, agricultura, arquitetura, arte, drama, literatura, matemática, medicina, filosofia, ciência e religião.

O fundamento desse sistema prega a utilização de fertilizantes naturais à base de esterco, farinha de ossos, plantas, entre outros compostos. Além disso, é incentivada a utilização de técnicas que diminuam a exaustão do solo, ou seja, ações que reduzem a matéria orgânica da terra, como desmatamento, queimadas, excessiva mecanização no campo, práticas irregulares de irrigação, etc.

A agricultura biodinâmica defende a utilização de métodos e adubos naturais e que todos os elementos da propriedade estejam em comunhão (minerais, vegetais, animais e o homem), a fim de gerar produtos mais saudáveis para o ser humano.

Portanto, não se pode utilizar pesticidas, pois isso estaria eliminando organismos vivos e desrespeitando o equilíbrio da natureza. Ao invés disso, são empregadas técnicas para contribuir com o ecossistema local.

o que é vinho biodinâmico

A agricultura orgânica preza pela comunhão entre os reinos mineral, vegetal, animal e o homem.

Com isso, a rotação de culturas — técnica agrícola que permite que a cada novo plantio as espécies vegetais em uma mesma área agrícola possa ser diferente — é preservada.

Aliado a isso, são empregados conceitos de organismos agrícolas (integração de todas as atividades de uma propriedade), preparados homeopáticos e a utilização de um calendário lunar com as melhores datas para as atividades da lavoura.

Vinhedo biodinâmico na prática

Em um vinhedo que adota a filosofia biodinâmica, o objetivo principal é realizar uma integração entre os processos de produção dos vinhos e a natureza, a fim de obter frutos saudáveis e perpetuar a preservação do solo, assim como atender uma demanda mundial de respeito ao meio ambiente.

Para isso, entre as tantas atitudes que uma vinícola pode ter, nota-se a fabricação do próprio adubo; o cultivo de plantas específicas como girassóis para que insetos e abelhas, por exemplo, se concentrem nessas espécies; e até mesmo o acompanhamento da movimentação da lua, já que acredita-se que o astro interfere diretamente nas plantações e tem poder sobre tudo que envolve água, resultando em uma vindima de frutos mais saborosos, coloridos e aromáticos.

A Don Giovanni, localizada em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, segue a filosofia biodinâmica para a produção de rótulos. Assista ao vídeo abaixo para entender melhor os métodos adotados pela vinícola:

Certificações de vinhos biodinâmicos

A principal organização responsável por certificar os alimentos biodinâmicos é a Demeter International. Presente em mais de 50 países, ela utiliza como base as regras propostas por Rudolf Steiner.

No Brasil, quem é responsável por chancelar o selo Demeter é a Associação de Certificação Instituto Biodinâmico (IBD). Isso é feito por meio de inspeção das propriedades agrícolas e dos produtos ofertados.

Nesse sentido, conforme uma matéria publicada na Revista Adega citando a consultoria IWSR, os vinhos biodinâmicos e orgânicos devem ter um salto nas vendas de 43% até 2024.

Inclusive, ainda de acordo com a publicação, foram realizadas análises em mais de 200 mil notas de vinhos em um estudo francês e outro estadunidense, ambos publicados em 2021, que concluíram que vinhos certificados como orgânicos ou biodinâmicos são “melhores”, pois costumam receber notas maiores.

Banner como escolher vinhos até 40 reais

Vinho orgânico ou biodinâmico?

Mesmo sabendo o que é vinho biodinâmico, há pessoas que fazem confusão com o termo orgânico. Apesar de serem similares e terem muitos pontos convergentes, tratam-se de coisas diferentes.

A principal diferença entre a agricultura orgânica e a biodinâmica é que, no primeiro caso, refere-se a um método de produção, e a segunda é considerada uma filosofia, atrelada a uma visão de mundo.

Enquanto a produção orgânica é focada exclusivamente no método de plantio e cultivo, evitando o uso de agrotóxicos extremamente prejudiciais, por exemplo, os produtores adeptos da biodinâmica devem respeitar o calendário lunar e o equilíbrio dos seres vivos.

Efetividade da biodinâmica

Quando se fala em efetividade desse tipo de agricultura, é preciso entender dois pontos de vista diferentes: os resultados a curto prazo, de caráter mais prático, e a longo prazo, que dizem respeito à filosofia por trás do método.

Quanto à questão prática, a biodinâmica carece de fontes que comprovem que os alimentos gerados apresentam maior valor nutricional para os seres humanos. Isso pode ocorrer, porém não é uma regra.

Por outro lado, quando se trata de algo mais idealista, é possível citar inúmeros benefícios. Um exemplo prático é a recente extinção das abelhas, que algumas pesquisas apontam ser causada pelo uso de determinados tipos de pesticidas e fungicidas. Nesse caso, a agricultura biodinâmica serve como opção para evitar que isso ocorra. Empregando um manejo sem essas substâncias, preservam-se os organismos agrícolas.

Diferença entre vinhos biodinâmicos e não biodinâmicos

Todos os processos empregados pelo enólogo influenciam a bebida que será entregue ao consumidor. Entretanto, o fato de um vinho ser biodinâmico não prejudica em nada a análise sensorial, relacionada ao aroma e paladar — apenas pode intensificá-los.

Suponhamos que haja dois vinhos distintos produzidos em uma mesma região e sob técnicas similares, porém um dos rótulos é biodinâmico e o outro convencional. É provável que a diferença entre ambos seja muito difícil de ser sentida em um primeiro momento.

Contudo, ele pode ser considerado mais saudável, já que passa por um processo de produção artesanal e que não leva químicos ou pesticidas que fazem mal ao organismo.

o que é vinho biodinâmico

Não há nenhuma diferença sensorial entre vinhos biodinâmicos e comuns.

Vinho biodinâmicos brasileiros no Divvino

Se este texto despertou em você a vontade de correr para pesquisar um vinho biodinâmico e comprar, saiba que, em breve, você encontrará o rótulo disponível no Divvino — e produzido em solo nacional.

Para integrar nosso catálogo de vinhos nacionais e importados, o Espumante Astral Biodinâmico chegará para elevar as suas experiências no mundo dos vinhos.

Produzido pela vinícola gaúcha Garibaldi, detentora do selo Demeter e garantia de um produto biodinâmico, cujo lema é “promover a vida em harmonia” e que tem como base o cooperativismo, o rótulo é resultado de duas uvas: chardonnay e pinot noir.

Na garrafa, se dispõe um líquido de coloração amarelo-palha com reflexos esverdeados, aspecto brilhante e ótima formação de perlage.

No olfato, notam-se aromas de frutas de polpa branca, como melão, além de um toque floral. Enquanto que em boca, é uma bebida estruturada e cremosa, com ótima persistência e frescor, sendo melhor apreciada se servida a 7ºC.

Imagem do espumante Astral, rótulo biodinâmico da vinícola Garibaldi.

Espumantes biodinâmicos da vinícola Garibaldi, lançados em 2019. Foto: Reprodução Facebook/Cooperativa Vinícola Garibaldi LTDA.

O fato é que a biodinâmica é considerada pelos adeptos mais que um método de plantio, mas um estilo de vida. Além de representar algo mais saudável, pois não faz uso de pesticidas, também preocupa-se com o bom convívio entre o reino animal, mineral e vegetal.

Agora que você já sabe o que é vinho biodinâmico, que tal conferir a seleção do Divvino de vinhos orgânicos, biodinâmicos e naturais? Clique no banner abaixo!

vinhos naturebas divvino

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo