skip to Main Content
Vinhos Solidários: Conheça Rótulos Disponíveis No Divvino

Vinhos solidários: conheça rótulos disponíveis no Divvino

Diversas vinícolas nacionais e internacionais promovem ações filantrópicas, seja para preservar as videiras utilizadas na produção de vinhos, seja para investir em desenvolvimento sustentável e apoiar diferentes causas.

Algumas linhas disponíveis no e-commerce do Divvino, como Casa Perini, Elli e Rare, têm em seu portfólio vinhos solidários, dedicando parte de seus lucros para causas parceiras. Para conhecer mais sobre esse movimento, conferir exemplares e descobrir as iniciativas de cada uma das vinícolas, continue a leitura!

Banner Clube D

As causas solidárias no mundo dos vinhos

Nos últimos dois anos, vinícolas ao redor do globo vêm investindo em tendências como vinhos orgânicos, vinhos biodinâmicos e rótulos solidários, principalmente em países estrangeiros. E isso não é à toa.

O avanço nas discussões sobre a preservação do meio-ambiente e impactos crescentes do aquecimento global fez com que as empresas tomassem partido para promover ações filantrópicas que, de alguma forma, contribuam para a preservação do planeta, ainda mais quando pensamos na produção vitivinífera.

O cultivo de uvas viníferas envolve, normalmente, o uso de inúmeros químicos, pesticidas e herbicidas que degradam a qualidade das videiras e, necessariamente, do meio-ambiente. Esse cenário faz crescer o número de produtores que procuram alternativas para contornar a situação ou mesmo para apoiar causas sociais que eles consideram importantes.

Os vinhos solidários são uma das iniciativas possíveis tanto para incentivar a elaboração de exemplares que respeitam o tempo natural das videiras quanto para reverter parte dos lucros para organizações que auxiliam grupos em risco.

Isso tudo vai depender da proposta do rótulo e também das fundações com quem as vinícolas possuem parcerias. A seguir, apresentamos alguns exemplos de empresas que participam desse movimento.

Mulher tomando vinho solidário em meio aos vinhedos

A produção de vinhos solidários vem crescendo há, aproximadamente, dois anos.

Casa Perini

Estabelecida em 1929, a Casa Perini se localiza no Vale Trentino, Farroupilha, no Rio Grande do Sul. Além de produzirem rótulos nacionais premiados, dedicam seus esforços para apoiar diversas causas beneficentes.

Em termos de filantropia, seu portfólio conta com dois vinhos solidários das uvas cabernet sauvignon e merlot. Parte do lucro de ambos os exemplares é revertido para duas instituições nacionais: a Federação Brasileira de Hemofilia, para auxiliar no tratamento de pacientes com hemofilia, e o Instituto da Mama do Rio Grande do Sul, para apoiar a luta contra o câncer de mama.

De acordo com o site da vinícola, a escolha das instituições se deu em vista do reconhecimento da seriedade de ambas, com base em seus históricos, políticas de atuação, cuidados e dedicação com os grupos mencionados.

Vinho Casa Perini Solidário Rosé

Produzido no Rio Grande do Sul, este rosé da uva Merlot apresenta aromas delicados de frutas vermelhas, como morangos e cerejas. Com acidez marcante, é um rótulo fresco e elegante.

Ao harmonizar, aposte em canapés, risotos com molhos leves e frutos do mar.

Vinhos solidários - Casa Perini

Vinícola Linton Park

Situada na África do Sul, a vinícola Linton Park Wines possui sua filosofia de produção vitivinífera fundamentada na conservação do planeta, reforçando a necessidade de criação de vinhos excelentes de maneira sustentável. A empresa, inclusive, se comprometeu em reduzir sua pegada de carbono em 8% antes de 2023.

As linhas de vinhos solidários da Linton Park têm como objetivo principal preservar espécies animais simbólicas da África do Sul, como elefantes e rinocerontes, por meio de parcerias com ONGs regionais.

Vinho Elli Chenin Blanc

A linha de vinhos solidários Elli apoia projetos que cuidam dos elefantes africanos. Para quem gosta de vinhos brancos e quer ajudar a causa, Elli Chenin Blanc é uma excelente escolha! Apresenta coloração dourada com bordas cintilantes, aromas de frutas tropicais maduras e um paladar delicado, untuoso e com final de boca persistente.

Vinho Elli Chenin Blanc

Vinho Elli Cabernet Sauvignon

Também produzido pela vinícola Linton Park, este varietal da uva Cabernet Sauvignon é um tinto intenso, com aromas de amoras, taninos suaves e acidez marcantes. Uma ótima opção para harmonizar com picanha grelhada, batata recheada e lasanha 4 queijos.

Vinhos solidários - Elli Cabernet Sauvignon

Vinho Elli Pinotage

Outra opção de vinho tinto, este pinotage, casta emblemática da África do Sul, tem coloração com rubi com bordas violáceas e um paladar envolvente. Apresenta aromas de framboesa, morangos e especiarias. É um exemplar intenso, que harmoniza bem com carnes ao molho de panela, filé a parmegiana e risoto de tomate cereja e parmesão.

Vinho Elli Pinotage

Quinta São Sebastião

A linha de vinhos solidários Rare, elaborada pela vinícola São Sebastião, possui uma parceria com a ONG portuguesa Liga para Proteção da Natureza, que tem por missão a defesa do meio ambiente dentro da concepção do desenvolvimento sustentável.

Com mais de 300 anos de história, a vinícola uniu a preocupação com o meio-ambiente e sua tradição vitivinífera para “propor vinhos vibrantes e modernos produzidos num terroir milenar e apoiar organizações que estão na linha de frente na importante luta contra a extinção de espécies que se encontram atualmente ameaçadas”, segundo página institucional da linha.

Cada rótulo disponível na linha tem seu lucro revertido para uma espécie ameaçada de extinção específica, estampada na embalagem da bebida. Os animais protegidos são o lince-ibérico, a sardinha, o tigre e o cavalo-marinho-de-focinho-comprido.

Animais protegidos pela iniciativa dos vinhos solidários Rare

Em parceria com a LPN, a linha Rare de vinhos solidários auxilia na proteção de animais ameaçados de extinção.| Imagem: Reprodução/QSS Rare

Vinho Quinta De São Sebastião Rare Tinto

Dentre os três rótulos disponíveis, Rare Tinto é um blend das uvas touriga nacional, cabernet sauvignon e syrah. Este vinho produzido na região de Lisboa, em Portugal, é estruturado, maduro, aveludado e elegante.

Tem aromas de frutos maduros, toque achocolatado, além de notas de baunilha e canela, oriundas do processo de envelhecimento em barricas de carvalho francês por seis meses. Para a harmonização, massas ao molho bolonhesa e bacalhau são boas opções.

Vinhos solidários - Rare Tinto

Vinho Português Quinta São Sebastião Rare Branco

Se você está em busca de um vinho leve, fácil de beber, experimente este branco frutado, blend das uvas arinto e fernão pires. Tem coloração citrina com bordas esverdeadas, aromas de lichia, bem casado e notas de lima.

Pode ser apreciado como aperitivo ou harmonizado com saladas e peixes leves.

Vinho Rare Branco

É inegável que a preservação do meio-ambiente está cada vez mais em destaque. No mundo dos vinhos, isso pode ser observado com o crescimento da produção de exemplares veganos e orgânicos, além do investimento em métodos que respeitam o tempo natural das videiras e preservam sua saúde.

A preocupação da população mundial com o futuro do planeta também repercute diretamente nas ações tomadas pelas empresas. Afinal, os consumidores exigem a tomada de partido, por parte das vinícolas, e utilização dos meios disponíveis para auxiliar a preservação do meio-ambiente de alguma forma.

No caso dos vinhos solidários, além da elaboração de exemplares que respeitam o tempo da natureza, essas parcerias permitem que os consumidores conheçam novas ONGs e projetos, colaborem com causas que consideram importantes e apoiem empresas preocupadas com um futuro sustentável.

E caso você queira conhecer mais vinhos, acesse a loja do Divvino e confira a seção de vinhos, clicando no banner abaixo!

Banner e-commerce Divvino

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo