skip to Main Content
Guia De Uvas: Torrontés, A Casta Branca Nativa Da Argentina

Guia de uvas: torrontés, a casta branca nativa da Argentina

A uva torrontés é uma casta nativa da Argentina capaz de gerar vinhos aromáticos, leves e frescos. Neste conteúdo, você confere mais informações sobre sua origem, assim como as características, dicas de harmonização e os rótulos disponíveis no divvino.com.br. Boa leitura!

ClubeD Divvino Clube de Assinatura de Vinhos

Origem da uva torrontés

Embora algumas pessoas confundam a torrontés da Argentina com a casta espanhola cultivada principalmente na região da Galícia e que leva o mesmo nome, estamos falando do fruto que nasceu a partir do cruzamento de duas cepas trazidas à América Latina durante as missões jesuítas, ainda no período colonial: a moscatel de alexandria e a criolla chica.

Amplamente conhecida como torrontés, a nomenclatura faz referência a um grupo de uvas, dentre as principais a torrontés riojana, sanjuanina e mendocina. A primeira, inclusive, é a única uva criolla (casta americana resultante do cruzamento com espécies trazidas por colonizadores espanhóis) originária da América Latina. Hoje, ela possui grande importância comercial para a Argentina.

A identificação e diferenciação dessas três castas ocorreu somente em 1989, embora elas já fossem populares no país antes disso — há, inclusive, especulações sobre a origem da uva torrontés que datam de 1.500 d.C.! 

Algumas das regiões produtoras são Catamarca, La Rioja — a argentina, não a espanhola —, San Juan, Río Negro, Mendoza e Salta, a última sendo a mais importante na produção de torrontés no país.

O destaque vai para o Vale do Cafayate e seus vinhedos de altitude, a mais de 3.000 metros acima do nível do mar. Por conta da altitude, a região entrega uvas com maior acidez, gerando bebidas frescas, aromáticas e com final de boca prolongado.

mesa montada com vinho da uva torrontés e aperitivos

A torrontés é uma casta originária da Argentina, usada para a produção de brancos leves e muito aromáticos.

Em Mendoza, a uva torrontés também está presente na elaboração dos vinhos de altitude do Vale do Uco. O terroir da região, com clima temperado, alta amplitude térmica, solos pedregosos e com boa drenagem, possibilita a criação de bebidas aromáticas, de paladar macio, marcantes pela presença de toques herbais e de frutas, como pêssego e goiaba.

A torrontés também é utilizada na Argentina para a elaboração de vinho laranja, vinhos naturais, do pétillant-naturel e de vinhos de sobremesa.

Além do território argentino, outros países que cultivam a casta e elaboram exemplares da categoria são o Chile e a Nova Zelândia.

Características da uva torrontés

Quanto à anatomia da uva, ela apresenta cachos e bagos médios e de cor esverdeada. Os vinhos produzidos com a casta se destacam pela complexidade aromática e frescor, resultante da alta acidez.

As principais notas reveladas são de limão, casca de limão-siciliano, pêssego, pera madura, jasmin, gerânio, rosas, flor de laranjeira, além de outros toques frutados e especiados.

Os exemplares da uva torrontés dificilmente estagiam em barricas. Em geral, estamos falando de uma bebida leve, ideal para ser consumida ainda jovem.

Harmonização

Por ser leve e cheio de frescor, o vinho da uva torrontés é ótimo para acompanhar aperitivos. Além disso, pode ser harmonizado com peixes, mariscos, tofu grelhado e receitas picantes.

Aposte, também, em pratos da culinária tailandesa, indiana e chinesa para desfrutar do que há de melhor dos vinhos da uva torrontés!

Vinhos torrontés no Divvino

Agora que você já sabe a história por trás da casta, confira alguns vinhos da uva torrontés disponíveis no divvino.com.br.

Banner guia conservação de vinhos

Vinho Branco Argentino Mora Vista Torrontés

Produzido na região de Lujan de Cuyo, em Mendoza, este vinho torrontés argentino apresenta coloração amarelo-pálido, aromas de frutas e de flores brancas. No paladar, é muito refrescante, devido a sua acidez.

Para a harmonização, aposte em peixe branco grelhado, sushi vegetariano e moqueca de banana-da-terra. Para melhor apreciá-lo, sirva entre 7ºC e 13ºC.

comprar vinho argentino Mora Vista Torrontés no Divvino

Vinho Branco Argentino Sacha Torrontés

Também elaborado na região de Mendoza, Argentina, este rótulo tem cor amarelo-claro, aromas de jasmim e frutas cítricas. No paladar, notam-se sabores frutados e notas cítricas, além de uma acidez fresca e presente. Para a harmonização, aposte em saladas ou peixe grelhado.

Comprar vinho argentino Sacha Torrontés no Divvino

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a uva torrontés? Aproveite para acessar o e-commerce do divvino.com.br e confira nosso portfólio completo de produtos. Basta clicar no banner abaixo!

vinhos nacionais e importados no Divvino

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo