skip to Main Content
Descubra A História Do Espumante Natural, O Pétillant Naturel

Descubra a história do espumante natural, o pétillant naturel

O pétillant naturel, famoso “avô do Champagne”, surgiu a partir de um “erro” durante a produção de vinhos tranquilos no sul da França, no século XVI. Essa descoberta acidental resultou em bebidas leves, de baixo teor alcoólico e que, recentemente, ressurgiram no mundo dos vinhos.

Neste post, vamos explicar um pouco mais sobre como a elaboração dos espumantes naturais, além da origem, características e sugestões de harmonização. Para conferir tudo isso, continue a leitura!

O que é pétillant naturel?

O pétillant naturel, também conhecido como pét-nat, é um espumante natural elaborado a partir do método ancestral. Nesse tipo de processo, o líquido passa por apenas uma fermentação, que tem início antes do envase, mas se encerra dentro da garrafa.

A diferença entre a produção de espumantes tradicionais e o pétillant naturel é que, no caso do pét-nat, a fermentação não é induzida — ocorre de maneira natural, apenas com o açúcar residual presente no mosto.

Além do mais, métodos mais consagrados, como o Champenoise, envolvem duas etapas de fermentação e a adição do licor de tiragem, que, justamente, induz o segundo processo.

Métodos de produção

Os espumantes naturais são vinhos produzidos com menos intervenções e pouca manipulação. Como mencionamos, o pét-nat passa por uma única fermentação, finalizada dentro da garrafa.

Isso acontece porque quando o vinho é envasado antes de ser completamente fermentado, as leveduras dão continuidade ao processo dentro da garrafa. Como subproduto, tem-se o gás carbônico, responsável pelas borbulhas características dos espumantes, também conhecidas como perlage.

Considerando que esse processo ocorre apenas com o açúcar residual contido no mosto, ou seja, sem correção ou adição de leveduras, o enólogo precisa encontrar o ponto essencial da fermentação para envasar o vinho espumante. Isso porque, caso o líquido vá para a garrafa antes da hora, pode ser que muito gás carbônico seja liberado e cause pressão na embalagem, podendo até mesmo estourar a rolha.

Por outro lado, no caso de baixa concentração de açúcar, as borbulhas resultantes do processo serão ínfimas. Quando elaborado de maneira adequada, o vinho vai apresentar leve efervescência, com borbulhas finas e que trazem frescor ao líquido.

Taça com pétillant naturel

O pétillant naturel é um espumante natural produzido a partir de um método denominado ancestral.

Origem do pétillant naturel

O pét-nat surgiu no Sul da França, no século 16, e foi criado por monges da comuna de Limoux. Curiosamente, os espumantes naturais nasceram de um “erro” durante a elaboração de vinhos que, inicialmente, eram para ser tranquilos. 

Antigamente, como os produtores não tinham o entendimento que se tem hoje sobre métodos de vinificação, eles não sabiam que o frio interrompia a ação das leveduras e, consequentemente, da fermentação. Por esse motivo, o envase do vinho em épocas frias era feito quando o mosto continha concentrações consideráveis de açúcar residual.

No entanto, quando as temperaturas subiam, as leveduras voltavam a fermentar o açúcar, e o gás carbônico era produzido, gerando leve efervescência na bebida. Na época, como o objetivo era elaborar vinhos tranquilos, ou seja, que não apresentam borbulhas, o método era considerado uma falha.

Conforme as descobertas sobre a produção de espumantes evoluíram e novos processos surgiram, o método ancestral entrou em desuso. Contudo, recentemente, ele ressurgiu motivado pela busca de antigas técnicas e mínima intervenção no líquido, trazendo vinhos mais característicos.

Garrafa de espumante natural

O pétillant naturel surgiu a partir de um “erro” durante a elaboração de vinhos tranquilos.

Características dos espumantes naturais

O pétillant naturel é uma bebida leve, de baixa graduação alcoólica (em torno de 10%) e com um perfil gustativo e aromático mais rústico.

Além disso, como a fermentação ocorre de forma natural, há uma variação de carbonatação entre uma bebida e outra. Isso quer dizer que os espumantes naturais podem conter mais ou menos gás carbônico e borbulhas. Apresentam, também, resíduos e visual turvo, principalmente quando quentes.

Falando de características aromáticas e gustativas, estes vinhos apresentam, no olfato e no paladar, notas de fermento de pão e pão fresco, além de leve efervescência e acidez presente, o que faz do pét-nat uma bebida refrescante.

Dicas de harmonização

Por conta da leveza e baixo teor alcoólico dos espumantes naturais, boas opções de pratos para harmonizar são refeições à base de peixes com pouca gordura, frutos do mar e carnes brancas assadas. Também podem acompanhar aperitivos e queijos como brie, camembert, roquefort e chèvre.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o pétillant naturel? Aproveite também para conferir rótulos da categoria disponíveis no Divvino, clicando no banner abaixo:

Espumantes naturais no Divvino

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo