skip to Main Content
O Que Significa Vinho Barolo? Saiba Mais Sobre!

O que significa vinho Barolo? Saiba mais sobre!

O vinho Barolo é produzido em Piemonte, na Itália, e é um dos rótulos mais aclamados do país, com produção e características complexas. Neste post, vamos explicar mais detalhes, desde a história, o terroir da região, o processo de vinificação, além de dicas de harmonização e rótulos para comprar. Boa leitura!

ClubeD Divvino Clube de Assinatura de Vinhos

O que é vinho Barolo?

O Barolo é um dos vinhos italianos mais renomados. É elaborado na região de Piemonte, no noroeste do país, somente com uvas nebbiolo. Ou seja, é um varietal 100%. Trata-se de uma bebida elegante e complexa, com ótimo potencial de guarda

Conhecido como “rei dos vinhos”, de maneira geral, trata-se de um tinto de coloração granada e riqueza aromática. Os principais aromas são frutas pretas e notas características de argila, couro, rosas, além de especiarias como anis estrelado.

É um vinho potente, por mais que o visual e o aroma possam dar a impressão de que a bebida seja mais leve e menos expressiva. Barolos amadurecem muito bem, podem ficar na adega por mais de 10 anos! Com o tempo, desenvolvem aromas terciários e ficam ainda mais robustos. Os taninos e a acidez desses exemplares ficam mais balanceados conforme envelhecem.

cor do vinho barolo

A cor do vinho Barolo é atijolada e translúcida, e seus aromas incluem frutas vermelhas, flores e especiarias.

História do vinho Barolo

Os primeiros registros do cultivo da uva do vinho Barolo, a nebbiolo, em Piemonte datam do século 13. Na época, a casta era cultivada em grandes rendimentos e gerava bebidas inconstantes e de baixa qualidade. Por esse motivo, os italianos preferiam consumir exemplares franceses.

Inconformada com a preferência por bebidas francesas, a marquesa Falletti di Barolo contratou enólogos para aprimorar as técnicas de vinificação da nebbiolo. Dentre eles estava Louis Oudart. Acredita-se que ele tenha sido o responsável por sugerir a elaboração de um vinho seco e mais estruturado, que posteriormente seria nomeado como Barolo e ganharia uma Denominazione d’Origine Controllata e Garantita (D.O.C.G.).

O terroir de Piemonte


Um dos fatores que tornam o Barolo tão especial é o terroir onde o vinho tinto italiano é elaborado. Localizado nas colinas de Langhe, é marcado por solos calcários, ricos em minerais, e um clima rigoroso, com invernos frios e verões quentes.

Essas condições geográficas contribuem para o cultivo da nebbiolo, conferindo-lhe características únicas de sabor e estrutura.

A uva nebbiolo

Como mencionado, o Barolo é um vinho produzido apenas com uvas nebbiolo. Em italiano, o nome da casta significa “névoa”, fazendo referência à neblina das colinas onde é cultivada, assim como a camada branca de sua pele. A uva encontrou em Piemonte as condições ideais para o seu desenvolvimento e, em geral, não se adapta bem em outras regiões. 

Uma das características mais marcantes da nebbiolo é sua capacidade de gerar vinhos complexos e com ótimo potencial de guarda. Sua maturação é tardia, o que exige cuidados durante o cultivo.

Processo de vinificação

Os vinhos Barolos são produzidos por uma Denominação de Origem Garantida e Controlada (D.O.C.G.). Ou seja, são elaborados sob uma série de critérios que garantem a qualidade da bebida. E uma das principais particularidades desses exemplares é o período de maturação exigido.

Os Barolos precisam, necessariamente, envelhecer pelo menos três anos antes de serem comercializados. O período mínimo de maturação em barril é de dois anos e, depois disso, ele evolui durante um ano em garrafa.

Além disso, o vinho Barolo Riserva envelhece por cinco anos, três deles em barris de carvalho. Esse longo período de maturação contribui para a suavização dos taninos e o desenvolvimento dos sabores complexos característicos do rótulo.

Dicas de harmonização com vinho Barolo

Por ser uma bebida potente e estruturada, combinar o Barolo com alimentos igualmente intensos é uma escolha acertada. Carnes vermelhas de caça são excelentes opções. Risoto de cogumelos e queijos intensos também são boas seleções para acompanhar o vinho italiano.

Para garantir uma experiência completa, sirva-o entre 16°C e 18°C, para preservar e realçar seus aromas e sabores.

Comprar vinho Barolo no Divvino

Após conhecer a história e as características do Barolo, que tal experimentar um rótulo da categoria? A seguir, confira nossas sugestões!

Vinho Tinto Italiano Sartirano Figli Barolo D.O.C.

Exclusivo do Divvino, este é um Barolo jovem e com grande potencial de guarda. Estagia em carvalho eslavo durante 18 meses. O resultado é um vinho intenso, de coloração atijolada, aromas de especiarias e flores secas.

No paladar, tem taninos doces e boa estrutura. Ideal para acompanhar pernil de cordeiro, risoto de cogumelos e queijos semiduros.

Vinho Tinto Italiano Sartirano Figli Barolo D.O.C.

Vinho Adelaide Cascina Barolo Cannubi D.O.C.G.

Esta é uma ótima opção para quem deseja experimentar um rótulo premiado! Com 95 e 92 pontos no guia Wine Spectator, matura durante dois anos e meio, 24 meses em barril de carvalho francês e seis meses em garrafa, antes de ser comercializado.

Visualmente, tem coloração granada. Quanto aos aromas, revela notas de ameixas, amoras e violetas. Em boca, é mineral, argiloso, com taninos apimentados e marcantes.

Para consumi-lo, recomendamos utilizar o decanter por uma hora e servi-lo entre 18ºC e 20ºC. Para a harmonização, aposte em carnes vermelhas de caça, queijos azuis ou curados.

Vinho Adelaide Cascina Barolo Cannubi D.O.C.G.

Além dos rótulos apresentados, no divvino.com.br você encontra mais opções do vinho Barolo, o vinho dos reis! Acesse o site clicando aqui!

vinhos Barolo no Divvino

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo