skip to Main Content
Você Sabe O Que São Vinhos Tintos Leves? Descubra!

Você sabe o que são vinhos tintos leves? Descubra!

Os vinhos tintos leves são bebidas delicadas, aromáticas e elegantes, perfeitas para consumir no outono, quando as temperaturas são mais amenas. No entanto, alguns rótulos podem ser degustados durante estações mais quentes, como o verãio, desde que servidos da forma ideal.

Quer entender mais sobre os tintos leves e conferir as características desses rótulos? Continue a leitura deste conteúdo! Ao final, você ainda dispõe de uma lista com sugestões de excelentes exemplares da categoria.

Guia de vinho para iniciantes Divvino

O que são vinhos tintos leves?

Quando o assunto é vinho tinto mais leve, estamos falando de bebidas menos estruturadas, ou seja, com menor corpo. Apresentam, também, tonalidade púrpura, de baixa intensidade. No geral, são exemplares delicados e com alta complexidade aromática, predominantemente frutada.

O corpo da bebida é resultado de diversas questões, como concentração de taninos, açúcar e álcool, métodos de vinificação, envelhecimento, etc. Em tintos leves, que levam uvas com cascas que possuem cor mais branda, como gamay e pinot noir, dando menos corpo ao vinho

Portanto, em tintos leves, todos esses componentes estão presentes em menor quantidade.

vinhos tintos leves

Tintos leves possuem coloração clara, baixo teor alcoólico e concentração de taninos.

Elaboração de vinhos tintos leves

Entender o processo de produção dos vinhos tintos leves facilita a compreensão das características desse tipo de bebida. Então, vamos lá!

A maceração é uma das primeiras etapas na elaboração de qualquer tipo de vinho. Ela consiste na prensa das uvas para extração do mosto (o líquido que será transformado posteriormente na bebida alcoólica).

No caso da produção de vinhos tintos, durante a maceração, o mosto permanece em contato direto com as cascas das uvas. É isso que garante à bebida sua tonalidade. E quanto maior o tempo de contato, mais intensa será a coloração do exemplar.

Logo, se estamos falando de uma bebida mais clara, a maceração dos tintos leves dura menos tempo. Além do mais, a produção desse tipo de vinho envolve castas que, no geral, possuem uma pele mais fina e com menor concentração de taninos. Isso também contribui para o perfil delicado e pouco estruturado desse tipo de rótulo.

A concentração de açúcar residual (aquele que está presente naturalmente nas uvas) também importa quando o assunto é vinho tinto leve. Isso porque, após a maceração, o processo consequente é o da fermentação alcoólica, responsável por transformar os açúcares presentes no mosto em álcool.

Se a uva utilizada na elaboração do rótulo possuir maior quantidade de açúcar residual (característica que pode ser genética ou resultado da região onde ela é cultivada), isso contribuirá para a criação de um vinho com maior presença de álcool. Bebidas com teor alcoólico elevado são mais encorpadas e intensas.

Se a uva é cultivada em regiões mais quentes, ela possuirá um grau brix maior, o que confere à fruta mais açúcar residual e, consequentemente, mais corpo. No caso de países frios, o grau brix é menor, gerando bebidas mais leves.

No entanto, é importante mencionar que todos esses fatores também dependem das técnicas de vinificação empregadas pelo enólogo. Ou seja, é possível produzir vinhos intensos com castas consideradas mais leves, assim como pode-se criar vinhos menos encorpados com uvas mais intensas.

duas mulheres bebendo vinhos tintos leves

As uvas leves podem gerar vinhos tintos fáceis de beber, pouco alcoólicos e com alta complexidade aromática.

Dicas de harmonização

Como comentamos, vinhos leves possuem pouco corpo, são menos intensos, e mais aromáticos. Além disso, têm alta acidez e, por esses motivos, combinam bem com alimentos mais brandos. Pratos à base de carnes brancas, massas ao molho de tomate, e queijos de pasta mole e semimole, como brie, camembert e gouda, são ótimas escolhas para harmonizar!

Como identificar vinhos leves de uvas tintas?

Se você quer saber qual o vinho tinto mais leve para comprar, mas não sabe como,  vale a pena ficar de olho em algumas informações nos rótulos.

As uvas utilizadas na elaboração e a região onde eles são produzidos são os melhores indicativos para acertar na escolha. No geral, os tintos leves são produzidos a partir de castas como pinot noir, schiava, cinsault, gamay, bonarda, grenache, bobal, entre outras. No entanto, vinhos de corte leves podem conter frutos como cabernet sauvignon, merlot e syrah

Com relação à região, procure por rótulos de áreas mais frias como Toscana, Bordeaux e Rio Grande do Sul. Em todo caso, vale a pena avaliar a descrição oferecida pelo fabricante para entender o perfil da bebida.

No divvino.com.br, você encontra inúmeros tipos de vinhos leves, dos tintos aos brancos e rosés, para enriquecer sua adega! Confira nossa loja virtual, clicando no banner abaixo, e desfrute de experiências incríveis!

vinhos nacionais e importados no Divvino

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo