skip to Main Content
Você Já Ouviu Falar No Vinho Bag In Box?

Você já ouviu falar no vinho bag in box?

Para quem está acostumado a consumir rótulos envasados em garrafas de vidro, a proposta do vinho bag in box pode, inicialmente, soar um pouco estranha. Todavia, se você procura opções práticas, casuais e que duram mais tempo armazenadas na geladeira, pode ser interessante conhecer essa modalidade que, embora não seja recente, ganhou bastante espaço durante a pandemia.

Ficou curioso e quer entender mais sobre o assunto? Continue a leitura!

Guia de vinhos para iniciantes Divvino

O que é vinho bag in box?

O vinho bag in box é exatamente o que seu nome sugere: uma bolsa plástica especial – produzida para o armazenamento de bebidas alcoólicas – dentro de uma caixa de papelão e com uma torneira acoplada à embalagem. O primeiro produto da categoria surgiu na Austrália, em 1967.

Por mais que o nicho não seja tão representativo no Brasil, vinhos bag in box importados fazem bastante sucesso e têm ganhado, pouco a pouco, seu espaço no território nacional. Por ser mais casual e inusitado, se popularizou entre o público jovem, principalmente durante a pandemia.

Segundo dados da Ideal Consulting, embora a importação de vinhos bag in box tenha sofrido uma queda em 2020, houve um crescimento no consumo das bags brasileiras. Além disso, a produção de bebidas da categoria cresceu neste mesmo ano.

Vinho bag in box Fabenne!

A marca Fabenne! produz vinhos bag in box de 3 e 5 litros. | Imagem: reprodução Fabenne!

Ademais, o vinho bag in box é uma excelente alternativa para restaurantes, já que esses estabelecimentos costumam servir a bebida em taças. É também ótima para pessoas que moram sozinhas e gostam de apreciar uma taça com frequência.

Explicando melhor a questão, um vinho engarrafado pode não ser a melhor opção para quem mora sozinho, já que a bebida oxida rapidamente após aberta, quando não conservada com a bombinha à vácuo. Ou seja, ao final do dia, se o rótulo não tiver sido completamente consumido, terá que ser descartado.

Com os vinhos bag in box, isso não acontece. Além da praticidade na hora de servir, a embalagem foi desenvolvida para fazer a bebida durar por até 30 dias após aberta, a depender do tipo de vinho. Isso quer dizer que, desde que você mantenha a bag devidamente armazenada na geladeira, pode servir taças à vontade por mais tempo.

Essa praticidade em termos de serviço e armazenamento faz com que o vinho em caixa seja muito apreciado por pessoas que gostam de tomar uma taça de vinho por dia, além de poder ser utilizado com facilidade em receitas, servido em festas de família, piqueniques, etc. Até porque as bebidas da categoria são vendidas em embalagens que vão de 3 a 12 litros.

Quanto tempo ele dura?

O vinho bag in box pode durar até 30 dias, quando armazenado corretamente. Isso acontece porque, devido ao mecanismo de serviço, o saco plástico contendo a bebida se contrai quando a torneira é aberta, selando o produto à vácuo. Isso faz com que o líquido tenha pouco a nenhum contato com o oxigênio e, consequentemente, não oxide.

Com a oxidação desacelerada, a bebida mantém seu aroma e gustativo por mais tempo. Contudo, é preciso levar em consideração a quantidade que cada embalagem de bag in box possui e quanto tempo levará para ser consumida.

Em outras palavras, se você optar por uma caixa para consumo individual, ou dividindo-a com uma segunda pessoa, é interessante investir em bags com três ou cinco litros, para aproveitar a bebida enquanto ela ainda está adequada para consumo.

embalagem interna do vinho bag in box

Os vinhos na caixa com torneira, ou vinhos bag in box, podem durar até 30 dias na geladeira, em vista do mecanismo de proteção da embalagem.

Como servir e armazenar o vinho bag in box?

A embalagem do vinho bag in box é bastante intuitiva e descomplicada. Para servir, basta abrir a torneira e despejar o líquido em uma taça adequada para o tipo de vinho escolhido.

Sobre armazenamento, é essencial que o vinho bag in box seja guardado na geladeira após aberto. Dessa forma, ele é preservado pelo máximo de tempo possível, o que pode variar de acordo com a marca e qualidade do rótulo.

Por se tratar de um produto inusitado no nicho, é inevitável que pessoas questionem se o vinho bag in box é bom. Todavia, o crescimento da produção em vinícolas renomadas como Fabenne!, Traversa, Casa Perini, Casa Valduga e Miolo nos mostra que a tendência é que o produto se consolide no mercado.

Gostou de conhecer mais sobre o assunto? Para acompanhar outros conteúdos com sugestões de harmonização basta clica no banner abaixo!

dicas de harmonização

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo