Como escolher vinhos no restaurante

Entendendo de vinho / 2 min

15 de outubro de 2018

Já se questionou em um restaurante como escolher um vinho? Ou como reagir quando o vinho chega à sua mesa? Fique tranquilo, é comum não saber agir ao receber o vinho no restaurante. Siga o passo a passo e veja o que fazer!

Verifique a carta de vinhos

A primeira coisa a se fazer é observar atentamente a carta de vinhos. Note, de acordo com as dicas que você já aprendeu, todas as características do vinho, como a uva e a safra, por exemplo.

Assim que o garçom trouxer o vinho à mesa, ele lhe mostrará o rótulo. Confira se é o mesmo que pediu e confirme.

Analise a rolha

Após isso, o garçom vai tirar a rolha da garrafa. Ele a deixará em cima da mesa para você verificar se há algum odor estranho. Faça isso e avise se ela está ou não em boas condições. Lembre-se que a rolha deve estar úmida, e não seca ou rachada.

Sinta o aroma

Depois, o garçom colocará um pouco de vinho na taça e aguardará você sentir o aroma da bebida. Na sequência, gire a taça de leve, para perceber os aromas do vinho, coloque um pouco na boca e perceba os sabores que ele trará. Logo após isso, engula.

Conclua se o vinho está agradável e avise o garçom.

Harmonização

Não basta saber como escolher o vinho no restaurante. Alguns cuidados de harmonização também devem ser tomados.

Para uma boa experiência ao paladar, o tipo e o corte da carne, o ponto de cozimento, a quantidade ou combinação de temperos e a forma como o alimento é servido devem ser levados em consideração.

escolher vinhos no restaurante

Viu? É simples, agora é só desfrutar dessa experiência com tranquilidade e aproveitar. Acesse a loja virtual do Divvino para conferir opções de vinhos nacionais e internacionais!