skip to Main Content
9 Vinhos Malbec Para Comprar E Degustar

9 vinhos malbec para comprar e degustar

Repleta de sabores intensos e aromas sedutores, a malbec é uma casta francesa, mas que foi adotada e aperfeiçoada nos terroirs da ensolarada Argentina, onde conquistou fama por desenvolver rótulos encorpados e frutados. 

Hoje em dia, o país, que é vizinho do Brasil, é responsável por mais de 75% dos vinhos malbec do mundo, sendo que a maior região produtora é Mendoza, especialmente as sub-regiões de Luján de Cuyo e Valle de Uco.

Continue a leitura e conheça um pouco mais sobre os vinhos produzidos com essa casta emblemática, além de dicas de rótulos que não podem faltar na sua adega!

Banner guia de harmonização queijos e vinhos

Vinhos malbec: características

Acredita-se que a uva malbec seja originária da região de Cahors, na França, onde era conhecida como “côt” ou “auxerrois“. No entanto, ela também foi cultivada em outras partes do sudoeste francês e até mesmo em regiões próximas à famosa Bordeaux.

Ainda que tenha sido uma das principais uvas tintas da área durante muito tempo, a popularidade dessa casta diminuiu devido a problemas de susceptibilidade a doenças como a filoxera, que dizimou vinhedos europeus no século 19.

Foi apenas no final do século 19 que a malbec foi introduzida na Argentina por imigrantes franceses. Rapidamente, se adaptou muito bem ao clima e às condições do terroir argentino, onde encontrou condições ideais de altitude, além de clima seco e solo pedregoso.

Atualmente, é a uva emblemática do país, associada principalmente aos vinhos malbec produzidos na região de Mendoza.

Quando o assunto é malbec argentino, os rótulos são mais encorpados, de coloração púrpura e notas de frutas pretas cozidas ou em geleia, como mirtilo, ameixa, amora e cereja, além de notas de especiarias como baunilha e pimenta-do-reino. 

Malbecs franceses, por outro lado, têm menos corpo e revelam aromas de frutas vermelhas maduras como morangos e cerejas, além de toque floral.

  • Florais/herbáceos: violeta, mentolado e sálvia; 
  • Frutas vermelhas: morango, cereja;
  • Frutas negras: cereja-negra, framboesa-preta, mirtilo, frutas cristalizadas e frutas compotadas;
  • Frutas secas: ameixa-seca e uva-passa;
  • Minerais/outros: vaso de barro e cacau;
  • Carvalho: canela, especiarias como pimenta-preta, cacau, baunilha e cêco. 

Vinhos malbec desenvolvidos em áreas de clima frio exalam  aromas de ameixa e cereja-negra. Já os produzidos em locais de clima tropical, frutas compotadas ou em geleia como mirtilos e ameixas.

Embora possa originar vinhos encorpados, os taninos da malbec tendem a ser mais macios do que os encontrados em outras variedades de uvas tintas. Ao passo que a acidez é moderada, o que os torna bastante acessíveis e agradáveis de beber, mesmo quando jovens.

Além dessas características, a altitude é outro ponto importante na produção. Malbecs argentinos são elaborados em regiões mais elevadas, ocasionando um vinho com acidez mais presente.

vinhedo de malbec

Vinhedos de malbec na região de Mendoza, na Argentina.

9 vinhos malbec para conhecer

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a história da uva malbec e as características gerais dos vinhos produzidos a partir da casta, chegou o momento de conferir nove dicas de rótulos que não podem faltar na sua adega!

1. Vinho Argentino Phebus Patagônia Reserva Limited Edition Malbec 

O Phebus Patagônia Reserva é um malbec mais aromático, de clima frio. Com um perfil refinado e único, ele é produzido pela premiada vinícola Fabre Montmayou, cujos vinhedos estão localizados na região da Patagônia, onde os terroirs enfrentam invernos agrestes e verões frescos.

Envelhecida em barris de carvalho francês por 12 meses, a bebida apresenta cor vermelho-rubi e tons violetas-brilhantes. No olfato, você vai notar o aroma fresco de cerejas vermelhas, alcaçuz e notas florais de violetas. Elegante e estruturado, os taninos são agradáveis e maduros.

Na hora de harmonizar, opte por carnes como paleta, carré de cordeiro ou entrecôte. Uma lasanha quatro queijos, além de pecorino e gruyère, também são boas opções! O tempo de guarda recomendado é de 10 anos e o ideal é servi-lo entre 13 e 16° C.

vinho malbec phebus patagônia

2. Vinho Tinto Argentino El Bar Argentino Malbec Bonarda 

Vinho de maceração carbônica, mais aromático e menos intenso, o El Bar é um blend de bonarda e malbec, sendo ideal para quem busca rótulos mais frutados.

Produzido na região de Mendoza, esse vinho argentino malbec tem coloração púrpura e traz aromas característicos do seu processo de elaboração como banana, tutti-frutti e frutas vermelhas maduras, além de leve toque floral.De acidez marcante, é perfeito para ser harmonizado com burrata ao pesto, bruschetta italiana, burrata com tomate confit, sorrentinos ao sugo, lasanha vegetariana, sushis e carnes vermelhas magras grelhadas.

vinho malbec el bar argentino

3. Vinho Tinto Famille Baldés Chapelle Du Clos Malbec

Se a França é o país de origem da malbec, nesta lista não poderia faltar um rótulo francês, concorda? Por isso, nossa terceira dica para você é o Famille Baldés Chapelle Du Clos Malbec — um vinho com 90 pontos na Wine Enthusiast.

Desenvolvido na região de Cahors A.O.P. pela vinícola Famille Baldés, tem coloração rubi, aromas de frutas vermelhas e pretas maduras. É envolvente e vibrante, sendo mais frutado e apresentando taninos equilibrados.

Sirva-o com rondelli de parma e queijo ao molho vermelho, risoto de brie e filé, picanha assada, cogumelo recheado assado ou boeuf bourguignon.

vinho malbec Famille Baldés

4. Vinho Argentino Famiglia Bianchi Malbec

Na Argentina, outra referência é a vinícola Famiglia Bianchi, situada na região de San Rafael, e o vinho tinto seco malbec é a prova disso, especialmente para quem aprecia rótulos mais encorpados.

A bebida estagia durante 6 meses por barrica, tem coloração rubi, além de um aroma instigante que traz nuances de violetas com notas de baunilha e frutas negras, o que garante um aspecto de fruta mais compotada. No paladar, é elegante e equilibrada, tem taninos delicados e ótima acidez. Uma ótima sugestão para aquele churrasco com a família ou entre amigos!

E por falar em carne, o rótulo pode ser harmonizado com costela bovina, cortes de churrasco em geral e até mesmo hambúrguer com bacon.

Caso você queira experimentar com outras refeições, massas e molhos como lasanha de berinjela, molho de putanesca, bacon ao molho branco e risoto de linguiça e pimentões ou costelinha de porco com tomilho também complementam a degustação. Quanto aos queijos, opte por provolone e gouda.

vinho malbec Famiglia Bianchi

5. Vinho Tinto Argentino Los Cardos Malbec

Quando o assunto são malbecs produzidos de forma sustentável e vegana, além de vinhos de altitude, a vinícola Doña Paula, em Mendoza, é especialista.

As uvas são cultivadas em El Alto Vineyard, localizado em Ugarteche, na parte sul de Luján de Cuyo, a 1.050 metros acima do nível do mar. Nessa área, as características do solo variam de franco-arenoso a franco-argiloso, com teor variável de pedra. 

O Los Cardos Malbec tem coloração púrpura de alta intensidade, aromas intensos de frutas pretas — resultado de uma das melhores vindimas em anos na Argentina, com menor incidência de chuvas —, e pode ser harmonizado com risoto de roquefort, maminha grelhada ou lasanha de berinjelas.

vinho malbec Los Cardos

6. Vinho Tinto Uruguaio Cómplice Gran Reserva Malbec

Também é possível encontrar vinhos malbec produzidos no Uruguai. Por lá, a vinícola Gimenez Mendez cultiva a casta na região de Las Brujas, em Canelones, que são utilizadas na produção do tinto Cómplice Gran Reserva Malbec.

Com passagem de três meses por barrica americana e francesa, o rótulo apresenta coloração rubi-intensa, aromas de frutas pretas em compota e especiarias. No paladar, os taninos são presentes e é possível notar uma boa acidez.

No acompanhamento, opte por churrasco de carnes magras, espaguete ao molho de gorgonzola e tiras de filé, ou empanadas de carne vermelha.

vinho malbec Cômplice Gran Reserva

7. Vinho Tinto Cuvelier Los Andes Malbec

A jornada da família Cuvelier começou em 1804 na França. Sete gerações mais tarde, todo o conhecimento em vinificação foi levado para Mendoza. 

A colheita manual empregada durante a vindima comprova todo o cuidado com a produção deste vinho tinto malbec elaborado em Lujan de Cuyo, uma das mais prestigiadas regiões do Vale de Uco.

De visual rubi, traz aromas de frutas pretas em compota, como cerejas, ameixas e mirtilos, além de notas de especiarias como baunilha resultantes do envelhecimento por 11 meses em barricas de carvalho francês. No paladar, espere taninos envolventes e ótima acidez.

Na harmonização, aposte em carnes braseadas como picanha e t-bone, massas com molhos de carnes, ravióli ao molho de ragu de ossobuco e polenta mole com molho bolonhesa.

vinho malbec tinto Cuvelier Los Andes

8. Vinho Rosé Argentino Bianchi Malbec

Também é possível encontrar vinhos malbec rosés, como o Bianchi Malbec, um blend com pinot noir produzido pela vinícola homônima, na região argentina de San Rafael.

A bebida tem coloração rosa e tons salmão, aromas de frutas vermelhas como framboesa e groselha, além de notas cítricas e minerais. No paladar, você será surpreendido por uma acidez refrescante, além de boa intensidade e estrutura.

Deguste com fondue de chocolate e queijos, risoto de brie e damascos, bobó de camarão, creme de aipim, sorrentinos ao molho bechamel ou lasanha de quatro queijos.

vinho malbec Bianchi

9. Vinho Argentino Phebus Malbec Rosé

Para fechar com chave de ouro, outra sugestão de rosé para você é o rótulo Phebus Malbec Rosé, um varietal produzido pela vinícola argentina Fabre Montmayou.

De coloração rosa salmão, tem aroma de frutas vermelhas maduras como morango e cerejas, além de toques cítricos, e apresenta acidez envolvente no paladar.

Uma boa opção para ser harmonizado com salmão grelhado, peixe ao forno, moqueca de camarão, ou massas como penne ao pesto.

vinho malbec phebus rosé

 

Os vinhos malbec oferecem uma experiência sensorial única, já que contam com uma riqueza de aromas e sabores que refletem tanto o terroir quanto o talento dos enólogos que os produzem ao redor do mundo.

Seja para apreciadores iniciantes ou para os mais exigentes paladares, a casta é sempre uma boa escolha! E os melhores vinhos malbec você encontra no divvino.com.br. Clique no banner abaixo, faça sua seleção e renove o estoque de malbecs da sua adega agora mesmo!

banner Vinhos Malbec Divvino

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo