skip to Main Content
Afinal, Vinho Congela? Entenda Mais Sobre A Questão!

Afinal, vinho congela? Entenda mais sobre a questão!

O mundo dos vinhos e a complexidade dos diferentes rótulos podem gerar algumas dúvidas nos consumidores, principalmente para quem está começando a apreciar a bebida de Baco. E uma das questões recorrentes é se o vinho congela.

Por se tratar de uma bebida alcoólica, não é incomum ouvir por aí que é possível deixá-la no congelador por tempo indeterminado. Mas seria essa uma boa ideia? Se você já teve dúvidas sobre esse assunto, continue no post para entender melhor a questão e conferir dicas de como preservar seus rótulos. Boa leitura!

Banner Divvino Volta ao Mundo dos Vinhos

Vinho pode congelar?

Sim! Embora o ponto de congelamento do vinho seja menor do que o de outros líquidos, ele, de fato, congela. Contudo, diferentes tipos de vinhos possuem pontos de congelamento distintos entre si, a depender da graduação alcoólica do rótulo. 

Isso porque, enquanto a água congela a 0 ºC, o álcool se solidifica a -114ºC, e a proporção da mistura destes líquidos é o que vai determinar a temperatura de congelamento. Nesse sentido, um vinho fortificado, por exemplo, congela a temperaturas menores do que um Riesling.

Vinho congela a que temperatura?

A temperatura de congelamento do vinho será diferente conforme a graduação alcoólica do exemplar. Por exemplo, se o vinho tem 12% de álcool, ele congela à -6ºC. 

Consequências do congelamento do vinho

Bom, já sabemos que o vinho congela mesmo, mas quais outras implicações essa sodificação causa no seu rótulo? Confira a seguir!

Oxidação

A oxidação do vinho, como o nome sugere, ocorre quando o oxigênio entra em contato com a bebida. Mas o que o congelamento do vinho tem a ver com isso?

Basicamente, quando um líquido atinge seu ponto de solidificação, ele se expande. Esse processo faz com que a rolha se expanda ou fique seca, facilitando o contato do oxigênio com o vinho dentro da garrafa. Isso degrada as nuances da bebida e pode até mesmo avinagrar o rótulo.

Freezer burn

Você já deixou algum alimento exposto no congelador e reparou uma camada grossa de gelo formada por cima da comida? Esse fenômeno é chamado de freezer burn, ou queimadura de freezer. Além de alterar as propriedades do seu vinho, ele pode criar sedimentos no líquido e comprometer a qualidade do seu rótulo.

Banner guia conservação de vinhos

O que fazer quando o vinho congela?

É bastante comum que pessoas com eventos marcados de última hora coloquem os vinhos no congelador para resfriá-los mais rápido, sem pensar muito sobre a temperatura ideal de serviço ou mesmo o ponto de congelamento da bebida. Até porque há quem acredite que, por se tratar de uma bebida com álcool, ela não congela.

Mas aí vem a surpresa ao abrir o congelador, quando você nota que o seu rótulo está comprometido!  E o que fazer nesses casos?

Como explicamos no tópico anterior, sua bebida pode sofrer impactos que, inevitavelmente, vão alterar a qualidade total do vinho. Por mais que isso não signifique que, em todos os casos, ele estrague, após o congelamento, suas percepções organolépticas estarão alteradas e, muito provavelmente, seu vinho não vai estar mais de acordo para consumo.

Três vinhos na geladeira

Se você não sabe quanto tempo deixar o vinho no congelador, evite usar esse método de resfriamento para seu rótulo não congelar!

Se você notar muitas alterações nas características do vinho e não quiser bebê-lo, ainda é possível reaproveitá-lo em receitas e drinks com vinho, como Coq au vin ou uma sangria. Caso o rótulo esteja muito danificado e a garrafa totalmente quebrada, o ideal é jogá-lo fora.

Agora que você já sabe que vinho congela, atente-se sempre para resfriar seus rótulos favoritos de maneira adequada e apreciá-los da melhor maneira possível! Gostou das nossas dicas? Para acompanhar mais conteúdos como este, acesso nossos conteúdos sobre harmonização clicando no banner abaixo!

dicas de harmonização

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo