skip to Main Content
Guia De Uvas: Touriga Nacional, A Icônica Casta Portuguesa

Guia de uvas: Touriga Nacional, a icônica casta portuguesa

De origem portuguesa, mais precisamente da Região Demarcada do Dão, a uva Touriga Nacional ganhou grande reconhecimento não somente no território português, mas em todo o mundo. Casta nobre, origina rótulos tintos finos e com excelente tempo de guarda.

Quer saber mais sobre a origem e características de uma das principais uvas tintas portuguesas, além de sugestões de harmonização? Continue a leitura!

Banner Clube D

Origem da uva Touriga Nacional

A casta autóctone Touriga Nacional surgiu na Região Demarcada do Dão. Antes da praga filoxera tomar conta das vinhas europeias, no final do século 19, a espécie ocupava grande parte dos hectares de vinhedos do território português, incluindo regiões como Douro e Alentejo.

Após a devastação dos vinhedos, a produção de rótulos da casta reduziu consideravelmente, já que a espécie, embora nobre, tem baixa produtividade e exige cuidados específicos durante o processo de vinificação. Naquele momento, o objetivo dos vinicultores era elaborar bebidas em maior escala, o que demandava cepas mais produtivas do que a Touriga Nacional.

Em meados dos anos 1980, também por conta da entrada de Portugal na União Europeia, as regiões vitiviníferas do país passaram a concentrar seus esforços na produção de rótulos finos.

A partir daí, o cultivo da Touriga Nacional foi reintroduzido em territórios como, Dão Alentejo, Douro e Lisboa. As duas últimas regiões, inclusive, são a razão de Portugal ser, hoje, a maior produtora da casta.

Eventualmente, a uva ganhou reconhecimento internacional, sendo cultivada em países como a África do Sul, embora em baixa escala.

No Brasil, a Touriga Nacional também é cultivada. O exemplar Miolo Single Vineyard Touriga Nacional 2017, inclusive, venceu o prêmio Internacional Award Virtus, em Lisboa, e recebeu 93 pontos no Guia Descorchados 2018.

Hoje, é considerada a rainha das uvas portuguesas e seus rótulos nobres são apreciados nos quatro cantos do mundo.

CTA vinhos para iniciantes

Características da Touriga Nacional

A uva Touriga Nacional apresenta bagos pequenos e coloração negro azulada. Sua casca espessa permite a obtenção de rótulos de tons intensos e seus grãos, por possuírem alta concentração de açúcar, geram vinhos de maior graduação alcoólica.

Cacho de uva touriga nacional

Considerada a casta mais nobre de Portugal, a Touriga Nacional gera vinhos finos, de coloração intensa e taninos marcantes.

A espécie é bastante resistente a pragas, como fungos e bactérias, e se adapta bem em diferentes terroirs. Todavia, por se tratar de uma uva nobre, seu cultivo e métodos de vinificação exigem cuidados específicos, para a obtenção de rótulos de qualidade. Também por isso, é uma uva de baixa produtividade.

Seus vinhos apresentam bom teor alcoólico, elevada complexidade aromática, com notas florais e frutadas de violetas, frutas negras e toque de especiarias. Os rótulos da categoria são tânicos, equilibrados, finos e com ótimo potencial de guarda.

Rótulos com passagem por barrica também podem apresentar aromas de baunilha e especiarias, como alecrim, cacau e baunilha. Além de gerar excelentes tintos varietais, a casta está presente em cortes do Vinho do Porto.

Harmonização com Touriga Nacional

Como os rótulos da categoria são tânicos e encorpados, o ideal é harmonizá-los com pratos mais gordurosos e de sabor intenso. Churrascos ou carnes vermelhas grelhadas, além de massas com molhos de queijos são boas opções. 

Se você deseja uma harmonização com queijos, aposte no Roquefort ou Gorgonzola.

Duas pessoas brindando com vinho Touriga Nacional

Em Portugal, a Touriga Nacional é cultivada no Douro e em outras regiões vitiviníferas.

No mundo dos vinhos, a Touriga Nacional definitivamente ocupa um espaço inestimável. A nobre casta portuguesa é mundialmente conhecida pela qualidade de seus rótulos e, certamente, está presente nas adegas de enófilos nos quatro cantos do planeta.

Para conhecer rótulos da categoria, incluindo varietais e blends, confira o e-commerce do Divvino, clicando no banner abaixo!

Banner Divvino vinhos Touriga Nacional

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo