skip to Main Content
Conheça Os Vinhos Delicato E O Melhor Do Terroir Californiano

Conheça os vinhos Delicato e o melhor do terroir californiano

De acordo com um relatório publicado pela International Organisation of Vine and Wine (OIV), os Estados Unidos são o país que mais consome vinho em todo o mundo em volume total, um número que já passa dos 33 milhões de hectolitros. Além de serem grandes importadores, os estadunidenses também são grandes produtores da bebida.

Os vinhos Delicato são um exemplo da excelência de uma das regiões mais prestigiadas do país, o estado da Califórnia. Há quase 100 anos, a vinícola tem se dedicado a preservar sua tradição e produzir rótulos de altíssima qualidade.

Quer saber mais sobre o terroir californiano e os rótulos da vinícola Delicato? Continue a leitura até o fim!

Os vinhos da Califórnia

A vinicultura começou nos Estados Unidos por volta do século 18 graças à ida de europeus e asiáticos para o Novo Mundo. Entretanto, durante os anos que se seguiram, o país passou por alguns percalços para firmar-se na produção de vinhos, como a deportação de imigrantes e a praga filoxera no fim do século 19 e proibição de bebidas alcoólicas por volta de 1920.

Foi somente em meados do século 20 que os americanos conseguiram firmar-se como produtores de destaque. Nos anos 1960, as vinícolas da região da Califórnia passaram a investir em técnicas inovadoras de vinicultura para gerar vinhos que representassem bem seu terroir.

Esse movimento culminou no famoso episódio conhecido como “Julgamento de Paris”, quando o crítico Steven Spurrier selecionou um rótulo Chateau Montelena, da Califórnia, em uma degustação às cegas, e o vinho acabou sendo considerado o melhor do ano de 1976 em todo o mundo.

vinícola na Califórnia

De lá para cá, consumidores do mundo todo passaram a olhar para os vinhos da Califórnia como bebidas inovadoras, e isso possibilitou que a região crescesse ainda mais, firmando-se entre as principais produtoras do Novo Mundo.

O terroir californiano

Em todos os Estados Unidos, há algumas vinícolas notáveis em locais como Nova Iorque, Oregon, Idaho e Virgínia. As mais famosas, entretanto, estão localizadas justamente no estado da Califórnia.

Além de ter sido um dos primeiros locais em que os imigrantes começaram a produção de vinhos, a região possui uma localização privilegiada, na extrema costa oeste do país, banhada pelos ventos do Oceano Pacífico.

O clima é quente e seco, o que desenvolve nas uvas aromas e sabores frutados. A intensidade da radiação solar, entretanto, pode variar de acordo com a altitude das planícies da região.

A maior e mais famosa sub-região é a de Napa Valley, que fica próxima à cidade de Sacramento e à beira da Baía de São Francisco. Os vinhos lá produzidos representam bem a excelência desenvolvida pelos estadunidenses em termos de vinificação. As uvas mais cultivadas são Cabernet Sauvignon, Chardonnay e Zinfandel.

Outras sub-regiões notáveis são Sonoma Valley, Willamette Valley e Sierra Foothills.

Banner Divvino Volta ao Mundo dos Vinhos

A vinícola Delicato

Fundada por imigrantes italianos, a vinícola Delicato se dedica à produção de vinhos desde 1924, muito antes da popularização da vinificação nos Estados Unidos. Na época, se tratava de uma atividade familiar, exercitando no Novo Continente o que era passado durante gerações no Velho Mundo.

Com o passar dos anos e a expansão do mercado americano, o negócio foi se firmando. Em 1940, a produção totalizava 15 mil galões por ano; em 1964, esse número era de 403 mil galões. Hoje, a Delicato produz um total de 16 milhões de caixas da bebida, o que a torna a sexta maior vinícola dos Estados Unidos.

Atualmente, é comandada pela terceira geração da família, que além de manter a tradição do primeiro século de história, tem como objetivo empregar técnicas inovadoras de vinificação e manejos sustentáveis, minimizando impactos e protegendo a região.

Vinhos Delicato

Chegou a hora de conhecer os principais rótulos da vinícola! Se você não conhece o terroir californiano, essa é uma ótima oportunidade para experimentá-lo.

Delicato Zinfandel

A Zinfandel é uma das uvas mais icônicas dos Estados Unidos. Conhecida na Itália como Primitivo, gera vinhos bastante frutados e com teor alcoólico levemente mais alto que o de outros tintos, por volta dos 15%.

O Delicato Zinfandel apresenta aromas de amora e geleia de framboesa, com notas de pimenta preta e taninos macios. Harmoniza perfeitamente com carnes vermelhas, frango ao curry e massas.

produtos disponíveis no Divvino

Delicato Pinot Noir

Para quem busca um tinto mais suave, o Delicato Pinot Noir é uma ótima recomendação. Rico em aromas de cerejas e morangos frescos, com nuances de café tostado e condimentos.

Possui corpo suave e acidez bem equilibrada. Entre as opções de acompanhamento estão risoto de cogumelos, lombo suíno, salmão defumado, ou até chocolate com morango.

Delicato Chardonnay

Os vinhos da uva Chardonnay são conhecidos, principalmente, por entregarem uma ótima complexidade aromática. Nesse caso, ela aparece por meio de nuances de flores, pera, damasco e torta de maçã.

No paladar, também é possível perceber notas de abacaxi, melão e pera, além da baunilha. Trata-se de um branco com um bom corpo e equilibrado, ótimo para quem gosta de vinhos desse tipo.

vinho delicato chardonnay

Delicato Cabernet Sauvignon

Por fim, o Delicato Cabernet Sauvignon é um rótulo mais encorpado, com certa acidez e taninos mais evidentes. Apresenta aromas de frutas negras (ameixa, cereja preta) e algumas notas de rusticidade. Perfeito para acompanhar carnes vermelhas!

vinho delicato cabernet sauvignon

No Brasil, temos costume de consumir com maior frequência os vinhos sul americanos e europeus, portanto, se você tem interesse em conhecer um terroir diferente, aposte no californiano e suas peculiaridades.

No Divvino, você encontra todos os vinhos Delicato que citamos acima, bem como rótulos das principais regiões do mundo. Confira clicando no banner abaixo!

vinho delicato conheça os vinhos delicato divvino

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo