skip to Main Content
Guia De Uvas: Pinot Noir E Seus Vinhos Leves E Elegantes

Guia de uvas: pinot noir e seus vinhos leves e elegantes

Quando falamos em vinhos tintos, é comum que se pense em bebidas intensas e de coloração escura, com paladar tânico e encorpado. No entanto, essa não é uma regra, e alguns rótulos podem destoar dessa definição.

A uva pinot noir, por exemplo, é conhecida como “a mais branca das uvas tintas”, justamente por ter características mais leves quando comparada às outras cepas similares de casca escura.

Neste guia de uvas, vamos desvendar a história da pinot noir, suas principais características sensoriais, apresentar dicas de pratos para harmonização e sugestões de vinhos da categoria disponíveis no divvino.com.br. Continue a leitura e confira conosco!

Banner Clube D

Origem

A pinot noir está diretamente ligada à região francesa da Borgonha. De acordo com alguns pesquisadores, ela existe nesse território desde o primeiro século depois de Cristo, e pode ter sido levada por outros povos, como os romanos ou os bárbaros. Na época, era conhecida como ”pineau de Bourgoyne”, “franc pineau” e “pynos”.

Região da Borgonha, na França

A pinot noir existe na região da Borgonha desde o primeiro século depois de Cristo.

Segundo o historiador John Winthrop Haeger, em seu livro North American Pinot Noir, foi apenas por volta de 1375 que a uva foi citada em um documento oficial, já como pinot noir, nome que assumiria dali por diante. O autor era Filipe II, o Audaz, duque da Borgonha, que recebeu cerca de 11 barris do vinho como presente de casamento.

Graças à sua ótima reputação, a uva se espalhou nos séculos seguintes por outras regiões da França, como Champagne, Loire, Alsácia, e até para regiões da Alemanha, onde ganhou o nome de Spätburgunder.

Já no século 19, graças a imigrantes e produtores de vinho de outros países, a pinot noir chegou ao Novo Mundo. Os principais países produtores fora da França são África do Sul, Estados Unidos, Chile e Nova Zelândia. No Brasil, a casta é muito utilizada em cortes de vinhos espumantes.

Banner Como servir e armazenar vinhos

O DNA da pinot noir

Muito se especulou a respeito das origens e do DNA da pinot noir, justamente por tratar-se de uma variação tão antiga. A pesquisadora viticulturista Carole Meredith, da Universidade da Califórnia, descobriu por meio de testes genéticos que a uva é parente próxima de outras cepas, como chardonnay e aligoté.

Sua linhagem, porém, não parou por aí. A pinot noir também originou muitas outras uvas viníferas, como pinot meunier (também conhecida na Alemanha como Schwarzriesling), pinot grigio e pinot blanc.

Outra famosa uva derivada é a pinotage. Ela foi criada pelo professor Abraham Izak Perold, na África do Sul, por meio de um cruzamento genético em laboratório entre a pinot noir e a hermitage.

uva pinot noir pinotage

Pinotage: uma das uvas originadas da pinot noir.

Características da uva pinot noir

Quem vê as uvas pinot noir pode se enganar pela aparência roxa azulada escura, similar a outras cepas tintas. Entretanto, essa intensidade não aparece em taça, já que seus vinhos têm coloração translúcida, em vista da casca fina e delicada da cepa.

Justamente por conta dessa pele fina, é uma casta que demanda cuidados minuciosos para a produção de vinhos. Além da rápida maturação, a pinot noir é muito sensível às condições climáticas e pragas. Ou seja, ela tende a apresentar características bastantes distintas entre si, a depender da safra e região onde é produzida.

No geral, ela se adapta melhor em climas temperados, gerando rótulos com acidez mais acentuada, de aromas mais intensos e complexos. Em contrapartida, o cultivo em regiões quentes permite a produção de vinhos mais encorpados e de menor complexidade aromática.

Se produzidas com os cuidados necessários e em clima adequado, as bebidas feitas com a pinot noir diferem de boa parte das uvas tintas mais clássicas, como cabernet sauvignon e merlot. Apresentam corpo de leve a médio, baixa concentração de taninos e acidez entre média e alta, dependendo do rótulo.

No que se refere aos aromas, são um show à parte. Entregam desde frutas vermelhas sobremaduras quando jovens, como cerejas e framboesas, a cogumelos, toffee e cacau, ao apresentar mais idade.

Quando passam por envelhecimento por barrica ou evolução em garrafa, também podem aparecer aromas mais rústicos, como de cogumelos, couro e solo. Além disso, a evolução da bebida na garrafa permite o surgimento de notas herbáceas e animais.

Pinots noirs brancos, espumantes e rosés

Apesar de ser uma uva tinta, a pinot noir pode gerar vinhos brancos. Para que isso seja possível, a casca da fruta é retirada no início da vinificação, durante a prensagem dos frutos. Rótulos brancos produzidos somente com uvas tintas são chamados de blanc de noirs.

Além disso, ela figura entre as três castas utilizadas na produção de Champagnes, na Appellation d’Origine Contrôlée (A.O.C.) francesa. Por lá, pode-se elaborar varietais pinot noir ou cortes com duas outras uvas: pinot meunier e chardonnay, utilizando o método Champenoise, em que a segunda fermentação do líquido ocorre em garrafa.

A pinot noir também é utilizada na produção de rosés. Em geral, são vinhos delicados, com aromas de frutas vermelhas maduras como morangos e cerejas, além de notas florais como rosas, praticamente sem taninos e com ótima acidez.

infografico - pinot noir

Características e sugestões de harmonização com a uva pinot noir.

Dia Internacional da Uva Pinot Noir

O Dia Internacional da Uva Pinot Noir é comemorado em 18 de agosto. É a oportunidade perfeita para abrir sua melhor garrafa de pinot e apreciar todas as nuances de uma das castas mais emblemáticas do mundo dos vinhos!

Principais regiões produtoras de pinot noir

Ainda que a região de maior destaque da casta seja a Borgonha, os pinot noirs franceses não são os únicos rótulos que ganharam reconhecimento mundial. Outros países tiveram sucesso no cultivo da uva, incluindo o Brasil e seus espumantes de excelente qualidade.

África do Sul

O clima temperado da região sul-africana propiciou o cultivo da casta. Lá, os rótulos da categoria têm como principais características coloração mais intensa, aromas de frutas vermelhas maduras e notas florais.

Estados Unidos

Curiosamente, apesar do clima quente da região, é na Califórnia que a pinot noir brilhou em território americano. O país é, inclusive, o segundo maior produtor do mundo, estando atrás apenas da França, mais especificamente a Borgonha.

Por conta do clima quente, os vinhos californianos da uva pinot moir são mais encorpados e apresentam aromas de compota de frutas vermelhas e especiarias.

Chile

Por conta das características similares ao terroir da Borgonha, a região do Vale Central do Chile permitiu o sucesso no cultivo e produção de ótimos vinhos da uva pinot noir.

Com clima frio, solo mineralizado e as barreiras geográficas – Deserto do Atacama, Cordilheira dos Andes e Oceano Pacífico – produtores chilenos conseguem desenvolver rótulos frescos, com taninos suaves, com aromas frutados e leve toque herbáceo.

Nova Zelândia

Na Nova Zelândia, a uva pinot noir ganhou tamanha importância que é hoje a segunda casta mais cultivada no país. O clima ameno em grande parte da região, além dos invernos rigorosos em áreas como a Ilha Sul, permite o desenvolvimento de rótulos elegantes, aromáticos e frescos.

Com o aprimoramento do cultivo e produção, o país elabora hoje alguns dos melhores vinhos pinot noir. 

Região de produção da Pinot Noir na Nova Zelândia

A Nova Zelândia é a segunda maior produtora da uva pinot noir e elabora excelentes vinhos brancos, tintos e espumantes com a casta.

Alemanha

A Alemanha é a terceira maior produtora de pinot noir, atrás apenas da Borgonha e dos Estados Unidos. Lá, leva o nome Spätburgunder.

Os exemplares alemães são leves, de coloração menos intensa, têm aromas de frutas vermelhas e pretas, além de apresentarem pouco corpo e taninos. Quando estagiam em barricas, tornam-se encorpados e intensos.

Brasil

No Brasil, o grande destaque da pinot noir é em cortes de vinhos espumantes. Como a casta é bastante delicada e se adapta melhor em climas temperados, é na Serra Gaúcha e em Santa Catarina que a uva ganha destaque maior destaque.

Apesar de estar muito presente nos espumantes brasileiros, alguns produtores desenvolvem pinots tintos varietais, que apresentam notas complexas, devido a sua passagem por barricas de carvalho.

Harmonização do pinot noir

Mas, afinal, se é tão diferente dos demais tintos, o vinho pinot noir combina com o quê? Na verdade, os rótulos feitos com essa uva são bastante versáteis quando se trata de harmonizá-los com alimentos e podem acompanhar diversos tipos de pratos.

Gosta de carne bovina? Os pinot noirs harmonizam bem com medalhões de filé-mignon. Prefere outros tipos de carne? Cortes suínos sem muita gordura, aves de caça, como pato e codorna, além de frango assado, são outras opções que podem servir como acompanhamento.

Foto de um pato assado acompanhado de vinho

Carne de pato e vinhos pinot noir formam uma combinação e tanto!

Também há algumas variações: os pinots mais frutados e frescos vão muito bem com carnes curadas de charcutaria, os mais adocicados podem acompanhar bem peixes que possuem mais gordura, como o salmão, e os mais encorpados e potentes são perfeitos para harmonizar com carré de cordeiro.

Outros pratos franceses que correspondem bem são o boeuf bourguignon e o coq au vin. Típicos da Borgonha, levam esse tipo de vinho entre os ingredientes.

Se você não consome carne, não se preocupe. O pinot noir também harmoniza muito bem com risotos de cogumelos, vegetais assados e pizza com queijo.

E por falar em queijo, esses vinhos combinam com os tipos de pasta mole, como os de cabra, brie e camembert. Os rótulos mais encorpados também devem harmonizar com queijos azuis, como gorgonzola e roquefort.

Carnes carnes bovinas e suínas sem gordura, frango e aves grelhadas, cordeiro
Pratos  boeuf bourguignon e coq au vin
Queijos queijos de cabra, brie e camembert; gorgonzola e roquefort
Pratos vegetarianos risotos de cogumelos, vegetais assados e pizza com queijo

Vinhos pinot noir no Divvino 

Agora que você já conhece a origem e as características da uva pinot noir, até mesmo como harmonizá-la, listamos abaixo algumas dicas de rótulos da casta para você ter uma experiência completa com essa cepa francesa.

Vinho Tinto Chileno La Junta Reserva Pinot Noir

O primeiro rótulo da nossa curadoria é este varietal da uva pinot noir, elaborado no Vale do Maipo, no Chile. Com visual rubi intenso, tem aromas de frutas pretas maduras e especiarias como baunilha. Em boca, notam-se taninos envolventes e boa acidez.

Para harmonizá-lo, aposte em carnes vermelhas magras e peixes, como salmão e tainhas. Massas ao molho branco e lasanha quatro queijos também são boas escolhas. Sirva-o entre 16ºC e 20ºC.

Vinho Tinto Chileno La Junta Reserva Pinot Noir

Vinho Rosé Luiz Argenta Jovem

Quer experimentar um vinho rosé pinot noir? Então, esta é a escolha ideal para você! Este rótulo é, na verdade, um blend da uva francesa com a syrah, elaborado com frutos de safras mais recentes, o que resulta em uma bebida jovem, leve e irresistível!

Tem coloração rosa tênue, aromas de frutas, como morango, cereja e framboesa, além de toques florais. No paladar, corpo médio e final de boca intensamente frutado.

Pode ser harmonizado com bruschettas, caponata, massas ao molho de queijo ou bechamel, lasanha de frango, pizza quatro queijos, sashimi de peixe, carpaccio de salmão e carnes brancas grelhadas. Para apreciá-lo da melhor maneira, sirva-o entre 7ºC e 13ºC.

Vinho Rosé Luiz Argenta Jovem

Champagne Francês Moutard Grande Cuvée Brut

Não poderíamos deixar de sugerir um rótulo francês! Neste caso, trata-se de um blanc de noirs, elaborado exclusivamente com a uva pinot noir, na região de Champagne.

Visualmente, tem coloração amarelada de tons esverdeados e perlage fina. Seus aromas são cítricos, com notas de brioche e damasco. Em boca, é estruturado, tem espuma de textura cremosa e um frescor delicioso. Harmoniza com peixes grelhados. Para garantir seu potencial máximo, sirva-o entre 7ºC e 13ºC.

Champagne Francês Moutard Grande Cuvée Brut

Espumante Salton Ouro Brut

Para finalizar, um espumante brasileiro, elaborado na Serra Gaúcha com as uvas chardonnay, pinot noir e riesling

Visualmente, tem coloração amarelo-claro, com borbulhas finas e persistentes. No nariz, aromas de pão torrado, nozes, amêndoas, flores e frutas cítricas. No paladar, tem boa acidez e muita cremosidade. Ideal para acompanhar frutos do mar, sopas e carnes brancas.

Espumante Salton Ouro Brut

A uva pinot noir está entre as preferidas de muitos apreciadores de vinhos. Sua tradição milenar, juntamente com sua complexidade aromática e versatilidade na hora de harmonizar, são características cativantes e que tornam essa variedade uma das mais cultivadas e admiradas pelo mundo.

Ficou curioso para experimentar? Conheça mais vinhos pinot noir do divvino.com.br! Você encontrará desde rótulos da Borgonha até opções do Novo Mundo. Clique no banner abaixo e confira!

vinhos pinot noir no Divvino

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo