skip to Main Content
Guia De Uvas: Conheça A Verdejo, Casta Branca Espanhola

Guia de uvas: conheça a verdejo, casta branca espanhola

Já falamos aqui no blog do Divvino sobre castas cuja produção na Espanha é excepcional, como a garnacha, a cariñena e a tempranillo. Chegou a hora de conferir detalhes sobre a história da verdejo, uma cepa branca que se desenvolveu com maestria em um dos principais polos culturais e turísticos do mundo. Boa leitura!

Origem da uva verdejo

Acredita-se que as raízes da uva verdejo estejam diretamente relacionadas à região espanhola de Rueda, um município da província de Valladolid, comunidade autônoma de Castilla y León.

Estima-se que a uva vem sendo cultivada na área há centenas de anos, com registros históricos que remontam ao século 11.

Contudo, há ainda a teoria de que a origem da verdejo ocorreu de fato no continente Africano, e foi levada por meio de migrações cristãs para a Península Ibérica, especificamente para a Espanha, onde se tornou notável na produção de vinhos brancos feitos a partir da uva.

ClubeD Divvino Clube de Assinatura de Vinhos

Uva verdejo: características

Como as parreiras estão situadas na região norte da Espanha, o desenvolvimento é influenciado pelo clima moderado da localidade. Adaptadas ao clima seco e continental do local, resistem ao calor intenso do verão e às temperaturas frias do inverno. O terroir é do tipo pedregoso.

Ao observar o aspecto visual da fruta, é possível notar que os cachos formados pela junção dos bagos são médios e compactos, ao passo que a casca da uva tem espessura mediana e cor esverdeada e amarelada.

Cacho de uma verdejo, casta branca espanhola, na videira.

A uva verdejo tem coloração amarelo-esverdeada.

Devido às condições climáticas, os rótulos de verdejo costumam ser frescos e apresentar aromas minerais, de flores brancas e de frutas maduras brancas como limão, pêssego e maçã-verde, além de caráter herbáceo que remete à feno fresco, e média acidez.

Utilizações da verdejo

A casta verdejo em si não possui variedades, no entanto, a partir dela é possível produzir diversos estilos de vinhos.

Além dos vinhos tranquilos, é possível produzir espumantes a partir da verdejo. Podem apresentar notas cítricas, perlage fina e acidez refrescante. Também é muito comum a verdejo ser utilizada em blends, juntamente com a sauvignon blanc e a viura (macabeo).

Taças de espumantes produzidos com a verdejo.

A verdejo também pode ser utilizada para produzir espumantes.

Principais regiões produtoras

Com o passar do tempo, os rótulos que tinham como foco apenas abastecer o comércio local e servir os moradores, começaram a ser apreciados pelos habitantes da região e, nas últimas décadas, ganharam popularidade e reconhecimento internacional graças às características da verdejo.

A partir disso, o cultivo da casta ganhou outras regiões da Espanha, não só Rueda. Hoje em dia, é possível encontrar plantações da cepa em Tierra de Castilla, La Mancha e Valdepeñas.

Outros países, como Portugal e Argentina, também têm apostado nessa casta de uva branca cuja utilização vem sendo explorada para criar vinhos brancos tranquilos de qualidade e espumantes.

No Brasil, os espumantes e vinhos tranquilos produzidos no Vale do São Francisco IP (Indicação de Procedência), situado nos estados de Pernambuco e Bahia, utilizam verdejo, assim como outras castas.

Banner vinhos especiais

Dicas de harmonização

Se você tem uma garrafa de verdejo na sua adega, mas não sabe quais são os pratos ideais para harmonizar com ela, nossa dicas são preparos à base de carnes brancas, como peixe ou frango.

Você pode preparar um delicioso frango grelhado com tomilho que pode ser servido durante o almoço ou o jantar, assim como um versátil quiche de frango que vai bem em qualquer momento do dia.

Já se a sua ideia é harmonizar com peixes, experimente uma salada de salmão com funcho, a popular erva-doce. O preparo é rápido, prático e saboroso!

Vinho verdejo no Divvino

Agora que você já conheceu detalhes sobre a história da verdejo, e já até sabe como harmonizá-la, que tal apreciar um vinho produzido a partir da casta?

Permita-se explorar a riqueza de sabores e aromas que essa uva tão especial tem a oferecer e que pode ser uma excelente escolha em diversas ocasiões.

Você pode desfrutar dessa maravilhosa casta a partir dos rótulos brancos frescos, aromáticos e cheios de personalidade que estão disponíveis no divvino.com.br. Para conhecê-los, é só clicar no banner abaixo. Saúde!

vinhos nacionais e importados no Divvino

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo