skip to Main Content
Aprenda Como Combinar Chocolate E Vinho

Aprenda como combinar chocolate e vinho

Se você é apaixonado por chocolate, já deve ter se perguntado: como faço para combinar chocolate e vinho? Para isso, o mais importante é saber o tipo do chocolate para, então, decidir o rótulo de vinho que mais combina com ele.

Produzido pela civilização maia, o chocolate era utilizado para combater o cansaço – e também como um poderoso afrodisíaco. De consumo milenar, possui uma diversidade incrível, e pode ser servido em pó, derretido ou crocante, com uma infinidade de sabores, tipos e origens.

Para facilitar a escolha na harmonização de chocolate com vinho, montamos um guia especialmente para você, incluindo tendências do nicho — como os produtos bean to bar —e premiações importantes. Confira!

Banner Clube D

Chocolate e vinho combinam? Dicas gerais de harmonização

A harmonização entre chocolate e vinho pode ser complicada por vezes, já que estamos falando de uma sobremesa com altas concentrações de açúcar e gordura. Por isso, para que a combinação dê certo, faz-se necessário que os rótulos escolhidos acompanhem o dulçor do tipo de chocolate escolhido.

Além disso, para os chocolates mais gordurosos — como o branco ou o ao leite — é interessante que o vinho tenha acidez média a alta, para limpar o paladar durante a degustação.

No caso das versões com porcentagens altas de cacau e, portanto, menor quantidade de açúcar, rótulos intensos e com taninos presentes — como os da casta Bobal — podem ser incluídos. A seguir, explicamos melhor essas questões, conforme cada tipo de chocolate.

Tábua com chocolates acompanhada com uma taça de vinho

Para harmonizar vinho e chocolate, a bebida deve ter dulçor similar à sobremesa.

Chocolate Amargo

Chocolates amargos contam com altas porcentagens de cacau e, como efeito, são menos doces no paladar. Por conta dessas características, o vinho ideal são tintos encorpados, que podem variar em termos de dulçor, a depender do tipo de harmonização escolhida — por similaridade ou por contraste.

No caso da harmonização por similaridade, tintos secos e encorpados das uvas bobal, tannat e malbec são boas escolhas, principalmente para os chocolates 70% cacau ou superior. Outra dica é escolher rótulos com passagem por barrica, com notas amadeiradas que complementam a degustação.

Para a harmonização por contraste, rótulos doces e licorosos — como Vinho do Porto e vinhos fortificados combinam com o chocolate. Isso porque, apesar de apresentarem dulçor alto, são mais encorpados e têm graduação alcoólica elevada. Isso faz com que, quando combinados com a sobremesa, suas nuances não sejam perdidas.

chocolate e vinho

Chocolates com castanhas ou frutas

Normalmente, este tipo de chocolate tem o teor maior de cacau. Por isso, é preciso uma atenção especial nas frutas. Uma boa dica é escolher rótulos que complementam os ingredientes presentes no produto. 

Chocolates com notas de laranja ou com castanhas, por exemplo, vão bem com vinhos de colheita tardia, botritizados ou licorosos.

Nesses casos, também é importante atentar-se às porcentagens de cacau do chocolate. Como mencionado anteriormente, o dulçor do vinho deve se equiparar ao do chocolate. Portanto, para as sobremesas mais intensas, tintos encorpados e para as versões mais doces e gordurosas, exemplares doces ou licorosos.

Chocolate ao Leite

O tipo ao leite tem doçura mais intensa se comparado aos amargos. Esse chocolate combina bem com vinhos espumantes moscateis ou até mesmo brut, já que o perlage ajuda na untuosidade deixada no paladar pela sobremesa.

Como o chocolate ao leite não contém alta concentração de cacau, espumantes moscatéis ou bruts são boas escolhas também.

Chocolate e vinho ao leite

Não sabe qual vinho combina com chocolate ao leite? Aposte em tintos leves, como um pinot noir aromático!

Chocolates Brancos

O chocolate branco é feito, basicamente, de manteiga de cacau, açúcar e leite. É o estilo mais doce de chocolate e, por ser considerado uma harmonização difícil, o ideal é combiná-lo com vinhos brancos de alta acidez, como rielings e espumantes para uma harmonização “redonda” e delicada.

Chocolate e vinho espumante

A harmonização de espumante com chocolate branco é uma boa opção para limpar o paladar do dulçor da sobremesa.

Alerta de tendência: chocolates bean to bar

“Da semente à barra” ou “da amêndoa à barra”, os chocolates bean to bar são uma proposta de produção mais pura e sustentável, com uma seleção minuciosa dos grãos de cacau utilizados na cadeia produtiva e valorização dos trabalhadores envolvidos em todos os processos.

Os chocolates bean to bar, além disso, possuem menor quantidade de açúcar adicionado e não contêm componentes industrializados como aromas artificiais, corantes e emulsificantes. Ou seja, trata-se de um produto natural, que valoriza as características originais do cacau de qualidade.

Com uma cadeia produtiva curta e acompanhamento de todo o processo de produção, os produtos da categoria se destacam pelo sabor diferenciado. 

Premiações mundiais 

Com processos cada vez melhores e mais elaborados para a criação de chocolates de excelente qualidade, é possível encontrar diversas premiações ao redor do mundo que valorizam produtores que investem nos melhores grãos de cacau.

O International Chocolate Awards é um ótimo exemplo dessas iniciativas! Criada em 2012, a competição internacional independente reconhece a excelência na produção de chocolates e, principalmente, atua com o objetivo de valorizar pequenas empresas e produtores artesanais.

O Prêmio Bean to Bar Brasil é outro projeto que busca reconhecer os produtores da categoria e auxiliá-los na melhoria dos processos de elaboração dos chocolates especiais. Foi criado em 2017 e organizado por Zelia Frangioni. Por conta da pandemia, não houve edição em 2021.

Além das dicas mencionadas ao longo deste post sobre chocolate e vinho, o Divvino possui conteúdos para quer quem aprender mais sobre a harmonização de vinhos. Clique no banner abaixo e confira!

dicas de harmonização

 

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo