Equipe Divvino

Aprenda como combinar chocolate e vinho

Doces e Sobremesas / 2 min

28 de agosto de 2018

Se você é apaixonado por chocolate, já deve ter se perguntado: como faço para combinar chocolate e vinho? Para isso, o mais importante é saber o tipo do chocolate para, então, decidir o tipo de vinho que combina.

Produzido pela civilização maia, o chocolate era utilizado para combater o cansaço – e também como um poderoso afrodisíaco. De consumo milenar, possui uma diversidade incrível, e pode ser servido em pó, derretido ou crocante, com uma infinidade de sabores, tipos e origens.

Para facilitar a escolha na harmonização entre chocolate e vinho, montamos um guia rápido especialmente para você. Confira!

Chocolate Amargo

Para chocolates amargos, o vinho ideal é tinto seco. Todavia, é importante ficar atento ao tipo de amargo, pois vinhos mais ricos em cacau (70 a 90%) podem ter taninos mais marcantes, contrastando o amargor do chocolate, como, por exemplo, um belo Tannat envelhecido no estilo Vieja Parcela Reserva De La Familia Tannat.

Já nos amargos de menor teor, as notas adocicadas são mais presentes, o que facilita na hora da escolha dos vinhos com estilo mais frutado e maduro, mas não necessariamente amadeirados. O Vieja Parcela Reserva De La Familia Cabernet Sauvignon harmoniza perfeitamente com os amargos 40% cacau.

chocolate e vinho

Chocolates com castanhas ou frutas

Normalmente, este tipo de chocolate tem o teor maior de cacau. Por isso, é preciso uma atenção especial nas frutas, castanhas e caramelos, pois elas adocicam o nosso paladar e, por isso, a regra vale para os amargos de menor teor, ou seja, vinhos secos, de boa fruta e com taninos mais leves. Um Cabernet Sauvignon cabe perfeitamente para esta harmonização.

Chocolate ao Leite

O tipo ao leite tem doçura mais intensa se comparado aos amargos. Esse tipo de chocolate combina bem com vinhos do Porto do tipo Tawny, conhecidos por valorizarem ainda mais o chocolate.

Chocolates Brancos

O chocolate branco é feito, basicamente, de manteiga de cacau, açúcar e leite. É o estilo mais doce de chocolate e, por isso, o ideal é harmonizá-lo com vinhos do tipo Sauternes, vinhos licorosos e com notas doces para uma harmonização “redonda” e delicada.

Sentiu vontade de experimentar as combinações? Aproveite para ler sobre como harmonizar o vinho com a feijoada!


Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *