skip to Main Content
Música Para Tomar Vinho: Playlists Para Cada Tipo De Bebida!

Música para tomar vinho: playlists para cada tipo de bebida!

Banner rótulos nacionais e importados

Vinho e música possuem uma série de similaridades. Além da bebida ter servido de inspiração para muitas composições famosas desde a Idade Média, ambos podem nos transmitir sensações que vão além de paladar e audição: alegria, calma, sensualidade, conforto, frio e calor são alguns exemplos.

O que muitos não sabem é que a escolha de determinadas músicas para tomar vinho pode influenciar sensorialmente na sua degustação. Em um artigo recente publicado na revista Food Science and Nutrition, pesquisadores conseguiram provar que, de acordo com a canção que está escutando, uma pessoa pode ter percepções diferentes da bebida, como sabores doces e amargos, e até de características mais avançadas, como corpo e balanço.

Que tal experimentar essas sensações na prática? Elaboramos quatro playlists no Spotify que harmonizam perfeitamente com diferentes tipos de vinho e degustação para você ouvir e aproveitar. Confira cada uma delas abaixo!

Playlist para tomar vinhos energéticos

A “energia” de um vinho está diretamente ligada às sensações que ele causa em seu paladar. Uma bebida mais agitada costuma ser jovem e apresentar boa acidez, aromas frescos e taninos redondos.

Música para tomar vinhos energéticos

Vinhos energéticos pedem uma playlist animada como trilha sonora!

Uma sugestão para sua degustação é iniciar com um rótulo branco com bastante mineralidade, como Riesling, Chenin Blanc ou Vinho Verde. Outra opção é começar com um rosé de coloração clara.

Já quando falamos em tintos, prefira rótulos de regiões mais jovens, como  Tempranillo e Garnacha da Espanha, um Zinfandel da Califórnia, ou até um Cabernet Sauvignon do Chile.

Nesta playlist, trouxemos canções mais alegres e dançantes, porém sem nenhum exagero e respeitando o que pedem os vinhos. 

Playlist para noites de vinho

Todo mundo ama uma degustação de vinhos, especialmente ao lado de boas companhias, como amigos e familiares, e uma tábua de queijos e frios para acompanhar. Uma refeição simples, descontraída e com rótulos jovens e gostosos de se beber.

Para harmonizar com essa ideia, fizemos uma seleção de canções igualmente descontraídas, porém mais tranquilas – afinal de contas, elas não devem atrapalhar as conversas com seus convidados.

Para essa ocasião, invista em vinhos tintos mais comuns, como Cabernet Sauvignon, Merlot, Malbec e Carménère. A região não importa tanto, mas sim que sejam versáteis e harmonizem bem com esse tipo de alimento. Uma dica é preparar  a refeição e pedir que os convidados tragam as bebidas de acordo com suas preferências.

Playlist para tomar vinhos de guarda

Os vinhos de guarda costumam ter um caráter mais sóbrio, com taninos mais evidentes, acidez bem presente e características a se desenvolverem em taça. Ao mesmo tempo, apresentam certa rusticidade e mistério, especialmente para desvendar seus aromas.

Por essa razão, elaboramos uma playlist com canções clássicas de estilos como jazz e standards, que ressaltam esse perfil tradicional e misterioso.

Basta dar play e desarrolhar um bom vinho de guarda, sejam denominações de origem, como Brunello di Montalcino, Barolo e Chateauneuf du Pape, sejam grandes varietais em suas versões Château ou Reserva.

Playlist para desfrutar vinhos franceses

Não poderia faltar uma playlist específica para os vinhos franceses, já que os rótulos do país possuem uma sensualidade e luxo diferenciados. Para ressaltar essas características, nada melhor que ouvir canções de soul, R&B e até típicas da França, trazendo o charme do idioma e da cultura do país.

Música para tomar vinho francês

Que tal uma playlist para degustar um bom vinho francês?

Nesse caso, aposte nos vinhos clássicos: um Pinot Noir ou Chardonnay da Borgonha, um blend de Bordeaux ou do Rhône, e por que não uma boa Champagne? Você se sentirá caminhando pela Champs Elysees!

Dicas finais

Por fim, se você quer se inspirar e criar sua própria trilha sonora, temos algumas dicas importantes para que ela ressalte o que há de melhor nos vinhos sem ficar destoante ou enjoativa.

Escolha músicas de acordo com a origem do vinho

Country e vinhos americanos, fado e vinhos portugueses, tango e vinhos argentinos – essas combinações não costumam errar, já que tanto as bebidas quanto os estilos são criados a partir do mesmo povo e seguem uma lógica parecida.

Entenda a situação

Às vezes, um mesmo vinho pode harmonizar com canções superanimadas ou mais calmas, tudo vai depender da situação. Portanto, leve em consideração os convidados, a ocasião, o prato que vai acompanhar a bebida, para só então separar as músicas.

Não selecione apenas músicas conhecidas

O erro de muitas pessoas ao fazer uma playlist é escolher apenas músicas muito conhecidas. Isso acaba atrapalhando durante a degustação e até na hora de conversar com os amigos. Por isso, mescle algumas canções menos famosas para ter momentos diferentes.

Siga o seu gosto

No vinho, muitas regras são baseadas em estudos e questões técnicas, porém, nada impede que você crie suas próprias harmonizações – sejam elas com pratos ou com músicas. Na hora de montar sua playlist, siga seu coração e escolha as músicas que fazem você feliz!

O hábito de escolher músicas para tomar vinho vai tornar sua degustação ainda mais divertida. Aproveite para se soltar, pensar sobre o que aquelas canções e rótulos despertam em você e trocar ideia com os amigos sobre essa experiência.

Para conferir mais conteúdos com dicas para apreciar vinhos, acesse a categoria do blog, clicando no banner abaixo:

dicas e curiosidades vinhos

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo