skip to Main Content
Ritual Do Chá: Um Guia Completo Sobre A Bebida

Ritual do chá: um guia completo sobre a bebida

O ritual do chá é uma prática milenar de origem japonesa. Muito importante na cultura do Japão, essa bebida tem toda uma cerimônia dedicada a ela. Conhecida como Chanoyu  (茶の湯) ou Sado (茶道), para esse povo, a infusão promove um estado de harmonia com a natureza e com a vida. Além disso, estimula o respeito e a paz de espírito. 

Já no ocidente, a ideia de como preparar chá é muito menos ritualística, mas ainda sim, bastante adorada. Não é à toa que a bebida está ganhando, cada vez mais, o coração e o paladar dos brasileiros. Segundo uma pequisa realizada pela Euromonitor International em 2021, o consumo da infusão no país cresceu 25% entre 2013 e 2020, quase o dobro da média mundial de 13%. 

Quer saber mais sobre a história do chá, como acontece o ritual do serviço, a forma correta de fazer a preparação da bebida e dicas para apreciá-la no dia a dia? Então, não pode deixar de continuar com a leitura deste texto! 

O chá: nomenclatura

Apesar de ser possível encontrar no mercado muitas infusões recebendo o nome de chá, não é sempre que o produto será verdadeiro. Como assim? Bom, é que essa bebida milenar japonesa só pode ter essa nomenclatura se for extraída de uma planta conhecida como Camellia sinensis.  

Essa espécie da família Theaceae pode dar origem a diversas bebidas, como o chá verde, o chá preto, o chá amarelo ou o chá vermelho. Tudo vai depender do  processamento utilizado, que pode incluir a oxidação e a fermentação. Além disso, o sabor acaba ficando diferente, dependendo do contato com outras ervas, especiarias e frutos.

Chá sendo servido em uma xícara

Geralmente, quando se pensa em como fazer infusão de chá, todos os preparativos são feitos em água quente.

O chá é uma bebida que, geralmente, é preparada por meio da infusão das folhas, flores ou raízes da Camellia sinensis e é mais comumente encontrado quente.

Essa espécie é nativa de regiões subtropicais que possuem climas de monções. No entanto, também se adapta a localidades mais tropicais, especialmente aquelas em que há uma altitude bastante elevada.

Consumo de chás no dia a dia

Apesar do chá tradicional ser extraído da Camellia sinensis, é muito comum, principalmente no Brasil, fazer infusões com outras plantas, como a camomila, a cidreira, a erva-doce etc. Por isso, é válido entender também como é o processo dessa técnica.

A infusão que é feita a partir dessas plantas utiliza, geralmente, as folhas, flores e frutos moídos que podem, inclusive, ser comprados a granel. Ao adicionar água quente, o que resulta no corpo da bebida é o óleo essencial das espécies. 

Utensílios e modo de preparo

Para preparar chás, como o de camomila, erva-cidreira e de frutas, é necessário que você tenha alguns utensílios básicos, como um infusor, um bule para armazenamento, além de, claro, xícaras na hora de servir. Para quem é fã da bebida, vale a pena investir em chaleiras e potes herméticos, caso queira armazenar e preservar quantidades maiores, compradas a granel.

Com esses acessórios em mãos, o modo de preparo é o mesmo que o da Camellia sinensis. Ou seja, adicionar água quente, esperar a infusão e coar.

Se você optar pelo infusor, coloque as folhas do chá escolhido dentro do recipiente, insira-o em uma xícara ou bule e despeje a água quente. Para intensificar a infusão, mantenha os utensílios tampados.

infusão de chá a granel

Para fazer a infusão de chás em folhas, vale a pena investir em um infusor.

Para os produtos em saquinho, o processo é ainda mais simples. Você precisa colocar o produto em uma xícara, despejar a água quente e aguardar de cinco a dez minutos até que a infusão esteja completa. Passado esse tempo, é retirar o saquinho e aproveitar!

Dica: No momento do preparo, evite o uso de água fervente. O ideal é retirá-la do fogo assim que começar a borbulhar — a 90°C. Depois disso, basta fazer a infusão da forma que você preferir e aguardar de cinco a dez minutos. 

A história do chá

É possível encontrar algumas histórias a respeito de como começou a tradição da cerimônia do chá. Para alguns pesquisadores, essa celebração foi iniciada no século 16, quando Sen-no Rikyu, um samurai e mestre da bebida especial, transformou todo o modo da preparação e degustação da infusão. 

Naquela época, esses rituais eram extremamente extravagantes, feitos em espaços luxuosos, com a utilização de utensílios caros e, até mesmo, para comprar a lealdade. No entanto, tudo mudou quando Rikyu tomou uma posição importante na hierarquia samurai e começou a organizar as cerimônias. 

Aproveitando o prestígio recebido, o mestre iniciou a difusão do seu ideal: de tornar o ritual menos extravagante, mais intimista e simples. E assim aconteceu.

É comum as cerimônias mais formais e tradicionais — que podem incluir refeições — chegarem a ter até quatro horas de duração. Nesses rituais, o chá mais forte, que é o em pó, é o grande protagonista. Já os mais leves encerram a celebração. Apesar de não ser tão clássico, as versões mais curtas, com a duração de uma e duas horas, também podem acontecer.

Cerimônia do ritual do chá

As cerimônias do chá são bastante adoradas pelos japoneses.

Os mais comuns utensílios da cerimônia do chá são a chawan (taça/recipiente), o chasen (batedor para preparar o chá) e a chashaku (espátula para servir o chá em pó). Entretanto, a quantidade de materiais depende do tempo e estilo do ritual. Confira a lista de outros produtos que podem ser encontrados na celebração:

  • Fukusa (lenço de seda)
  • Natsume ou Cha-ire (recipiente de boca larga para o chá em pó)
  • Chakin (pano para limpar a taça)
  • Hishaku (concha de bambu)
  • Kensui (recipiente para a água suja)
  • Tana (pequena estante para colocar os utensílios)
  • Kama (panela de ferro)
  • Furo (braseiro)

Os rituais japoneses de chanoyu são parte da tradição e cultura de um povo milenar. Para eles, esse momento é muito mais do que apenas beber chá. Trata-se de uma ocasião especial, que reflete os valores, crenças e história dessa população, e isso se propaga em todos os cantos do mundo. 

Como preparar o chá?

Como já ressaltamos anteriormente, os chás tradicionais são preparados a partir da extração da Camellia sinensis. Essa planta dá origem a diversos tipos da bebida, como os chás verde, preto, amarelo, azul ou oolong. Além disso, ela deriva o chá branco e o dark tea, também conhecido como chá vermelho ou pu-erh.

banner receitas de inverno Divvino

Para preparar essa bebida, basta adicionar as folhas de Camellia sinensis em uma xícara com água quente — ela não pode ser fervida, e sim em uma temperatura de cerca de 90ºC, ou seja, quando começar a juntar bolhas no fundo da panela.

Depois disso, basta tampar e deixar repousar por entre 5 e 10 minutos. Dica: quanto maior o tempo que as folhas ficarem repousando, mais intenso será o sabor do chá. 

Por fim, coe a mistura e sirva do jeito que preferir.

Os chás são um tipo de bebida bastante tradicional e popular. Muito apreciado e consumido nos países orientais, tem ganhado, cada vez mais, força em outras regiões do mundo, como no Brasil. Independentemente de qual a planta utilizada, saborear a infusão é uma festa para o paladar. 

Se você gostou das dicas, aproveite para conferir a seção gourmet do Divvino e conhecer nossas opções de chás. Basta clicar no banner abaixo:

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo