skip to Main Content
Whisky Para Iniciantes: Como Escolher O Melhor Rótulo?

Whisky para iniciantes: como escolher o melhor rótulo?

Se você já tentou escolher um bom whisky para iniciantes, pode ser que tenha se confundido em todos os nomes e informações que constam nos rótulos, como Scotch, Single malt, Blended e Bourbon.

Para ajudar você nessa missão, elaboramos um conteúdo explicando os principais conceitos. Dessa forma, você poderá descobrir qual é seu whisky preferido sem dificuldade. Vamos conferir?

Começando pelo básico: o que é whisky?

Pode parecer uma pergunta boba, mas você sabe exatamente o que é whisky e o que o diferencia de outros destilados? Essa questão deve influenciar diretamente na sua escolha.

whisky para iniciantes o que é whisky

De acordo com o dicionário Michaelis, o whisky é uma “bebida alcoólica destilada, obtida a partir de cereais (cevada, centeio, trigo, aveia, milho) fermentados e que contém de 37% a 47,5% de álcool”.

Essas bebidas podem ser divididas de duas formas principais: de acordo com a sua composição e de acordo com a sua origem. Para facilitar sua escolha, falaremos um pouco sobre cada uma.

Tipos de whisky: composição

São informações que dizem respeito à sua composição, aos cereais utilizados na fabricação e ao tipo de destilação empregado. Isso não tem a ver com a identificação de tempo contida no rótulo – que diz respeito ao prazo em que ele é envelhecido em barris.

Single malt

É o tipo mais caro de whisky. Ele deve ser feito inteiramente de cevada maltada, e destilado em um alambique de cobre, também conhecido como pot still, em uma única destilaria.

whisky para iniciantes single malt

O single malt deve ser inteiramente de cevada maltada.

Single grain

Também conhecido como “whisky de grão”, é feito a partir de diferentes tipos de grãos. Assim como o anterior, deve ser destilado em uma única destilaria, porém em destiladores contínuos. Costuma ter sabor mais suave quando comparado aos outros.

Blended

Os blended são os mais comuns, feitos a partir de dois ou mais whiskies provenientes de destilarias diferentes. A proporção costuma ser de 60% single grain e 40% single malt.

Pure malt

Raro de se encontrar, esse tipo é feito a partir da combinação de dois ou mais whiskies single malt. Por causa dessa mistura, não costumam ter indicação de idade no rótulo. O mais conhecido é o Green Label da Johnnie Walker.

Tipos de whisky: origem

Um dos fatores que mais influencia na escolha de whisky para iniciantes é o local em que foi produzido. A seguir, explicamos um pouco mais sobre os principais países fabricantes de acordo com a forma que isso aparece no rótulo.

Bourbon

O Bourbon é um tipo de bebida tipicamente norte-americano. Às vezes grafado como whiskey, é produzido principalmente no estado de Kentucky e deve ter pelo menos 51% de milho em sua composição. Além disso, deve passar por pelo menos quatro anos de envelhecimento em barris virgens de carvalho.

Os rótulos mais conhecidos são Wild Turkey, Jim Beam e Four Roses.

Tennessee

É considerado um subproduto do Bourbon, pois o método de produção é quase idêntico. A grande diferença é o método de filtragem utilizado, conhecido como Lincoln County Process, em que o whisky passa por carvão feito de madeira de bordo, para obter um produto mais adocicado. O Tennessee mais conhecido é o Jack Daniel’s.

whisky para iniciantes tennessee

Jack Daniel’s: é o tipo mais famoso de whisky Tennessee.

Rye

Pode vir tanto dos Estados Unidos quanto do Canadá, e seu nome (que significa “centeio”, em português) está ligado diretamente à sua matéria-prima. Porém, isso pode variar de acordo com o país: na terra do Tio Sam, o Rye deve ter pelo menos 51% em sua composição; já no Grande Norte Branco, não há obrigatoriedade com relação à proporção.

Pode não ser o melhor whisky para iniciantes, por seu sabor mais picante e pungente. Os rótulos mais conhecidos produzidos nos Estados Unidos são o Wild Turkey Rye e o Bulleit Rye. Já no Canadá, os mais populares são o Canadian Club e o Wiser’s.

Scotch

Batizado de acordo com seu país de origem, esses whiskies são produzidos na Escócia. Popularmente, são feitos de cevada maltada e envelhecidos em barris de carvalho por três anos ou mais. Os rótulos mais conhecidos são Johnnie Walker, Chivas Regal, Ballantine’s e Grant’s.

Irish

Produzidos na Irlanda, podem ser feitos de vários tipos de grãos. Além de envelhecerem por três anos ou mais em barris de madeira, os Irish costumam ser triplamente destilados. Alguns dos mais populares são Jameson e Red Breast.

Afinal, qual o melhor whisky para iniciantes?

Não há como responder ao certo essa pergunta, pois isso pode variar de acordo com seu paladar. Entretanto, há algumas dicas na hora da escolha que podem guiar quem ainda está começando nesse universo.

Os whiskies do tipo blend, hoje em dia, representam cerca de 90% do mercado, pois são mais fáceis de serem feitos e têm um paladar de mais fácil compreensão. Sendo assim, costumam ser os mais indicados para os iniciantes.

Já com relação à procedência, o ideal é que você experimente para saber qual lhe agrada mais. Comece por clássicos, como os Scotchs Jameson’s, Johnnie Walker, Chivas Regal 12 anos, o Tennessee Jack Daniel’s, e o Bourbon Wild Turkey 101.

Onde comprar whisky online?

Agora que já sabe como escolher um bom whisky, você pode comprar sua bebida preferida online de maneira fácil e rápida e receber no conforto de sua casa. Para isso, conheça o site do Divvino!

Você encontra os melhores rótulos dos principais produtores mundiais, além de uma grande variedade de opções de vinhos, destilados e cervejas. Para conferir, basta clicar no banner abaixo!

whisky para iniciantes onde comprar whisky online

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo