skip to Main Content
3 Vinhos Franceses Para Você Conhecer Ainda Hoje!

3 vinhos franceses para você conhecer ainda hoje!

É impossível falar sobre produção e comercialização de vinhos sem pensar na França! O país europeu possui uma tradição vinífera inquestionável, sendo referência e inspiração para enólogos do mundo todo. Com mais de 15 regiões produtoras, elabora exemplares de excelente qualidade com as mais variadas uvas.

Neste post, apresentamos três das principais regiões vinícolas da França e vinhos franceses produzidos em cada uma delas, para você descobrir o que há de melhor da cultura e tradição vinífera do país. Para saber mais, continue a leitura!

Banner Volta ao Mundo dos Vinhos

Côtes du Rhône

Localizada no sudeste da França, Côtes du Rhône — ou Vale do Ródano, em português — é a segunda maior região vitivinícola do país e produz inúmeros vinhos franceses famosos. A área divide-se entre Setentrional e Meridional, entre as cidades de Vienne e Avignon, e é atravessada pelo Vale do Rio do Rhône.

Rhône é também subdividida em microrregiões, como Château-Grillet, Condrieu e Châteauneuf-du-Pape, que elaboram exemplares de qualidade incomparável, sob os critérios de cada A.O.C. (Appellation d’Origine Contrôlée) — em português, Apelação de Origem Controlada.

Os vinhedos da região produzem mais de 15 tipos de uvas, dentre as principais a grenache, a syrah e a mourvèdre, além de castas coadjuvantes para a produção de vinhos de corte.

Região produtora de vinhos franceses - Côtes du Rhône

Côtes du Rhône é a segunda maior região produtora de vinhos da França.

Ao norte, há o predomínio do cultivo da uva syrah, enquanto no sul a grenache é a casta mais produzida. De maneira geral, os vinhos de Rhône possuem excelente potencial de guarda e são produzidos com frutos de vinhedos antigos e de baixo rendimento. 

Isso faz com que os exemplares sejam complexos e ricos em aromas e sabores, já que as uvas de vinhas velhas são mais concentradas e ricas em nutrientes.

Vinho Francês Château D’orsan Côtes Du Rhône A.O.C.

Château D’Orsan Côtes du Rhône é um vinho de corte produzido com as uvas syrah, grenache, carignan e cinsault. Requintado e leve, este rótulo é complexo em aromas e tem ótimo potencial de guarda. Tem tonalidades entre o rubi e o púrpura intenso, aromas de frutas pretas em compota e especiarias — como a canela — além de flores como violeta.

Para a harmonização, sugerimos pratos condimentados, como costeletas de cordeiro revestidas de ervas e pato assado. É também uma boa combinação para queijos camembert e comté. 

Na hora de servir, certifique-se que a temperatura do exemplar está entre 14ºC e 14°C, para obter a melhor experiência de degustação possível.

Châteauneuf-du-Pape

Sub-região de Côtes du Rhône, Châteauneuf-du-Pape estabeleceu sua cultura vitivinífera a partir do cultivo de uva para a elaboração dos “vinhos do papa”. Isso se deu porque em Avignon, no sul do Vale do Ródano, havia o castelo papal, que servia como residência para as autoridades católicas do século 14.

Centenas de anos depois, após duas guerras mundiais e o ataque da praga filoxera, a região se tornou uma A.O.C. em 1936 e passou a elaborar vinhos de acordo com métodos bem estabelecidos.

Região produtora de vinhos franceses - Châteauneuf-du-pape

Châteauneuf-du-pape é mundialmente reconhecida pela elaboração dos “vinhos do papa”. | Crédito editorial: Mike Workman

Os exemplares produzidos em Châteauneuf-du-Pape contam com graduação alcoólica mínima de 12,5%, sendo um dos vinhos mais alcoólicos da França. Além disso, podem ser elaborados com mais de 13 uvas, dentre elas o corte tradicional de grenache, syrah e mourvèdre, famoso no sul do Vale do Ródano e também em Châteauneuf.

A colheita manual e as vinhas de baixo rendimento também são bastante características da região e resultam em vinhos com excelente qualidade, potencial de guarda e aclamação pela crítica especializada. Embora a A.O.C. permita a produção de rótulos brancos, quase todo o cultivo destina-se à elaboração de tintos.

Vinho P&R Gauthier Vieilles Vignes Châteauneuf-Du-Pape A.O.C.

Blend das uvas grenache, syrah, mourvèdre e cinsault, P&R Gauthier Vieilles Vignes tem coloração rubi, aromas de frutas negras maduras, além de notas de especiarias como alcaçuz e baunilha. É um tinto estruturado e com taninos redondos.

Tem graduação alcoólica de 14,5% e seu tempo de guarda é de oito anos. Pode ser harmonizado com carnes de caça assadas, massas ao molho vermelho e risoto de cogumelos.

Pessac-Leognan

Pessac-Leognan é uma A.O.C. da região de Bordeaux, decretada em setembro de 1987. Embora jovem, a Appellation d’Origine Contrôlée está localizada em um terroir de origem milenar e produz alguns dos melhores vinhos franceses Bordeaux.

A região conta com inúmeros produtores que, após 30 anos de existência da A.O.C., desenvolvem tintos e brancos que traduzem o melhor do terroir bordalês. Pessac-Leognan é, inclusive, o único território que elabora vinhos franceses brancos com classificação Grand Cru.

Região produtora de vinhos franceses - Pessac-Leognan

Se você deseja experimentar excelentes vinhos franceses Bordeaux, vale a pena conhecer os rótulos Pessac-Leognan!

Vinho Francês Le Clarence De Haut-Brion Pessac Léognan

Produzido pela vinícola Château Haut-Brion, este tinto intenso e elegante foi premiado em Robert Parker com 90 pontos. Trata-se de um blend das uvas merlot, cabernet sauvignon, cabernet franc e petit verdot, com coloração rubi e aromas de cereja, violeta e baunilha, além de notas minerais.

Tem graduação alcoólica de 14,50% e pode envelhecer em garrafa por até quinze anos. Acompanha muito bem carnes vermelhas e legumes grelhados.

Banner Clube D

Os vinhos franceses estão entre os mais apreciados e premiados no mundo. A tradição vinífera do país, aliada à terroirs únicos e conhecimentos centenários na produção de vinhos, garantem exemplares de excelente qualidade e experiências enogastronômicas incomparáveis. 

Para conhecer mais rótulos da categoria disponíveis no Divvino, acesse a loja clicando aqui.

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo