skip to Main Content
Qual O Tipo De Bebida Ideal Para Presentear No Natal?

Qual o tipo de bebida ideal para presentear no Natal?

O Natal é uma data repleta de momentos agradáveis: a comunhão entre família e amigos, a mesa farta com diversos pratos deliciosos e, é claro, os presentes. Afinal, o ato de dar e receber lembranças demonstra carinho e gratidão pelos momentos vividos durante o ano que se encerra.


Se você procura por bebidas para presentear seus entes queridos, que tal conferir nosso conteúdo? Separamos dicas importantes para a sua escolha e sugestões de rótulos deliciosos. Confira com a gente!

Vinhos para presentear

Dar vinhos de presente é algo muito comum, justamente porque, assim como o Natal, eles remetem a momentos agradáveis. Além disso, trata-se de um item bastante exclusivo, pois cada rótulo é diferente. Cada garrafa presenteada é uma oportunidade única de desfrutar daquela bebida.

Entre as bebidas para presentear, há um fator importante que deve guiar sua escolha, que são as preferências de quem será presenteado. Afinal, há rótulos tintos, brancos e rosés, espumantes e frisantes, vinhos mais descompromissados e com potencial de guarda, leves e encorpados. Procure saber a respeito tendo em mente os vinhos que a pessoa costuma beber.

Cabernet Sauvignon

A primeira regra na hora de escolher o presente é: na dúvida, aposte na Cabernet Sauvignon. Considerada a rainha das uvas tintas, essa variedade costuma agradar a todos, pois tem um paladar frutado, com presença de taninos macios, e harmoniza com uma grande variedade de pratos.

Uma grande vantagem dessa uva é sua versatilidade. Se você busca um rótulo mais descompromissado e casual para presentear seus entes queridos, pode optar por variações mais jovens, sem passagem por barrica e com aromas de frutas vermelhas.

Já para dar um presente que agrade aos amantes de vinhos, opte por rótulos envelhecidos em barris de carvalho. Eles trarão mais notas de rusticidade e aromas de frutas negras e especiarias.

Uma opção que agrada a muitos paladares é o Montgras Aura Reserva Cabernet Sauvignon. Elaborado no Vale Central do Chile, possui uma perfeita expressão de aromas entre as notas de ameixas, geleia de framboesa e especiarias, e um paladar com final longo e notas de frutas. Ideal para acompanhar almoços em família e momentos especiais.

Tempranillo

Outra sugestão de presente de Natal são os vinhos da uva Tempranillo, a principal da Espanha. É utilizada para fazer bebidas de intensidade média com aromas de frutas vermelhas e, quando envelhecidas, de rusticidade (como couro e frutas secas).

Um rótulo que imprime bem essa casta no terroir de Toro, na Espanha, é o Matsu El Picaro. É charmoso, frutado e fresco, com notas de frutas negras, como mirtilo e amora, ótimos taninos e acidez mediana.

Harmoniza perfeitamente com massas ao molho vermelho, lasanhas aos quatro queijos e risoto de cogumelos.

bebidas para presentear matsu

Espumantes

O fim de ano pede um bom espumante para comemorar, então que tal dar de presente um Casa Perini Moscatel? Esse rótulo, que foi considerado em 2017 o 5º melhor vinho do mundo pela revista World Ranking of Wines & Spirits, traduz bem a potência dos vinhos brasileiros na atualidade.

Vinificado na Serra Gaúcha, apresenta um paladar doce e balanceado com frescor, e aroma frutado com notas florais. Ideal para ser servido gelado, a uma temperatura entre 6 e 8 graus.

bebidas para presentear casa perini

Chardonnay

Na nossa lista de bebidas para presentear, não poderiam faltar os vinhos da uva Chardonnay. São brancos encorpados, com uma grande amplitude de aromas que vão desde frutas brancas a ervas, especiarias e mineralidade.

É um ótimo presente para essa época do ano, já que harmoniza bem com pratos com peixe e frutos do mar, especialmente se bem condimentados.

Se você procura por um bom Chardonnay chileno que vai agradar seus amigos e familiares, a dica é o Montgras Aura Reserva Chardonnay. Desenvolvido na região do Vale Central no Chile, tem uma tonalidade amarelo com reflexos dourados e um paladar seco e leve, com delicioso frescor.

bebidas para presentear chardonnay

Rosé

Os rosés também têm espaço entre as ideias de presentes de Natal, já que são ideais para se beber no verão. Combinam perfeitamente com dias ensolarados à beira da piscina!

Nossa sugestão é o Mateus Rosé Original, um blend das uvas Baga, Rufete, Tinta Barroca e Touriga Franca, que ostenta uma cor rosa e brilhante. Sua garrafa tem um design único, que certamente vai impressionar a pessoa presenteada.

No paladar é equilibrado, com final de boca suave, e harmoniza bem com pratos asiáticos, frutos do mar e massas italianas.

bebidas para presentear mateus rosé

Bônus: Clube de vinhos

Se você procura um presente para alguém muito especial, que tal investir em um clube de vinhos por assinatura, como o ClubeD? Funciona de forma simples: por um valor mensal durante o período estipulado, a pessoa receberá rótulos especiais, escolhidos por sommeliers e wine hunters.

O ClubeD tem três modalidades: o Classic vem com vinhos mais casuais, de ótima qualidade e a preços exclusivos; o Premium, que conta com vinhos premiados de diversas regiões do mundo; e o Fresh, voltado para bebidas frescas, como brancos e rosés.

Os vinhos saem até 50% mais baratos! Para saber mais, clique no banner abaixo:

bebidas para presentar gin

Whisky para presentear

Para quem prefere destilados, o whisky é um presente e tanto! Uma garrafa pode durar muitos meses e ser apreciada com calma, portanto, escolha o rótulo correto e que mais agrade seu ente querido.

Se seu objetivo é dar um whisky mais simples, há opções excelentes, como Jack Daniels Honey, Chivas Regal Extra 13 Anos e Johnnie Walker Red Label, três rótulos com drinkability mais fácil e que costumam agradar a todos.

Já se você busca por um presente mais marcante e de sabor complexo, escolha escoceses envelhecidos, como o Buchannan’S Luxe 12 Anos ou o Johnnie Walker Double Black. Ambos possuem notas mais defumadas graças à passagem por barrica, porém com nuances completamente diferentes.

 

bebida para presentear

Os whiskeys envelhecidos são bons presentes graças às suas características marcantes.

Gin para presentear

Outro destilado para presentear seus amigos e familiares durante essa época do ano é o Gin. Nos últimos anos, a bebida caiu no gosto dos brasileiros, sendo usada para preparar diversos drinks de verão.

A bebida é feita à base de cereais e zimbro e apresenta um paladar refrescante com notas de especiarias, frutas cítricas e ervas.

Entre as melhores opções de presente, está o Tanqueray, disponível em diversas versões, desde o London Dry ao Ten London Dry, feito com frutas frescas e botânicos selecionados; Sevilla, que leva essência de laranja; e Rangpur, à base dos quatro botânicos, limão cravo, gengibre e louro.

bebidas para presentar gin

Cervejas para presentear

Não poderiam faltar boas sugestões de cerveja entre as bebidas para presentear. Hoje, é possível encontrar rótulos internacionais e nacionais com bom paladar.

Entre as cervejas mais encorpadas de trigo, há opções interessantes, como a Saint Bier Weiss e a Dom Haus Quixote Trigo. Com amargor acentuado e corpo cremoso, esses rótulos têm nuances interessantes e são levemente frutados.

Já se a pessoa presenteada prefere cervejas mais leves, opte pelos rótulos brasileiros, como Colorado Deimoselle e Coruja Premium Lager. Com baixa graduação alcoólica, são bebidas mais descompromissadas, para beber apreciando petiscos e queijos.

bebida para presentear

Ao escolher a cerveja, considere as preferências da pessoa presenteada.

O Natal já está chegando, então, não espere para garantir suas bebidas para presentear! No site do Divvino, você encontra todos os rótulos citados acima, além de muitos outros exemplares. Confira clicando no banner abaixo!

bebidas para presentear vinhos nacionais e importados

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo