skip to Main Content
Prosecco: O Que é, História E Rótulos Para Comprar

Prosecco: o que é, história e rótulos para comprar

Se você já ouviu falar no Prosecco, mas não sabe o que é exatamente, chegou ao lugar certo! Apesar de, hoje em dia, ser exclusivamente uma Denominação de Origem italiana, já foi a nomenclatura oficial para a uva glera.

Neste conteúdo, vamos explicar o que é Prosecco, como é o processo de produção, características, dicas de harmonização e muito mais. Boa leitura!

Afinal, o que é Prosecco?

Prosecco é o nome dado aos vinhos italianos elaborados na Denominação de Origem homônima, mais especificamente nas regiões de Vêneto e Friuli-Venezia Giulia, ao noroeste da Itália. Os vinhedos localizam-se nas colinas de nove províncias: Pordenone, Trieste, Gorizia, Udine, Belluno, Padova, Venezia, Vicenza e Treviso.

As bebidas efervescentes são a categoria mais popular, mas também é possível encontrar vinhos Prosecco tranquilos brancos e rosés. Inclusive, os espumantes Prosecco são utilizados em alguns dos drinks populares e apreciados mundialmente, como o Bellini, Rossini, Limoncello Sptriz e Mimosa.

Imagem de uma taça com o drink bellini, uma das bebidas feitas com o prosecco.

Bellini, um dos drinks com Prosecco mais conhecidos!

Até 2019, também fazia referência à uva glera. Por esse motivo, exemplares elaborados em outras regiões do mundo levavam o nome Prosecco na garrafa. No entanto, produtores italianos tradicionais criaram regulamentações para conservar a história vitivinícola da bebida.

Essa nova legislação, que entrou em vigor em 2019, determina que apenas os vinhos elaborados nas D.O.s Prosecco podem levar tal nome no rótulo. Os demais produtores mundiais que produzem vinhos da uva glera precisarão se adequar à norma até 2031.

Prosecco x Champagne x Cava

E qual a diferença entre Prosecco e espumantes como Champagne e Cava? Embora as três possuam o perlage característico dessa categoria de vinhos, elas se distinguem pelos processos de elaboração e regiões em que são produzidas.

O Prosecco, como comentamos, é elaborado na Itália, nas regiões de Vêneto e Friuli-Venezia Giulia. O Champagne, por outro lado, é originário da região francesa homônima. Assim como todos os espumantes, passa por duas etapas de fermentação.

Contudo, no caso dos Champagnes, a segunda é feita obrigatoriamente com o Método Tradicional, também conhecido como Champenoise, em que o líquido é envasado e permanece em ambientes com temperatura controlada durante a fermentação. As uvas permitidas para elaboração de Champagnes são a chardonnay, a pinot noir e a pinot meunier.

Já o Cava é produzido na Espanha, principalmente na região da Catalunha. Leva uvas locais como a xarel-lo, macabeo, malvasia e parellada, podendo também conter outras variedades como a chardonnay, garnacha, monastrell, trepat e pinot noir. A segunda fermentação também é realizada com o Método Tradicional.

ClubeD Divvino Clube de Assinatura de Vinhos

Processo de produção do vinho Prosecco

Como mencionado anteriormente, vinhos Prosecco devem ser elaborados com 85% de uvas glera. Os outros 15% podem ser uma mistura das castas verdiso, bianchetta, trevigiana, glera lungo, chardonnay, pinot bianco, pinot grigio, pinot nero (pinot noir). A prensagem é delicada e dura de 15 a 20 dias.

Imagem de uma taça. Nela está sendo servido prosecco.

Espumantes Prosecco são elaborados com 85% de uvas glera obrigatoriamente.

A única ocasião em que as uvas são vinificadas em tinto é para a elaboração de exemplares rosés — somente em 2020 houve a liberação para criação de rótulos dessa categoria. Em todos os outros casos, são sempre vinificadas em branco.

Os vinhos podem ser tranquilos, mas os melhores Proseccos, e também os mais apreciados, são os rótulos espumantes. Nesse caso, o líquido passa por duas fermentações.

A segunda, em geral, ocorre por no mínimo 30 dias com o método Charmat, conhecido como Martinotti na Itália. O processo é realizado sob o sur lie, ou seja, o mosto permanece em contato com as lias (borras), o que resulta em um paladar mais macio.

Porém, também é possível encontrar vinhos fermentados com o método Champenoise. Alguns produtores têm investido na técnica para gerar exemplares complexos e diferenciados.

Banner guia conservação de vinhos

Classificações de Prosecco

A classificação dos Proseccos leva em consideração questões como região produtora, rendimento da vinha, quantidade de litros por safra, método de colheita, castas autorizadas, entre outros pontos. Além da Prosecco D.O.C., é possível encontrar rótulos com as seguintes nomenclaturas:

  • Conegliano Valdobbiadene Prosecco: produção regional nas colinas de Conegliano Valdobbiadene.
  • Conegliano Valdobbiadene Prosecco Superiore D.O.C.G: elaborado nas colinas de Conegliano Valdobbiadene, com volume limitado. Possuem qualidade maior.
  • Conegliano Valdobbiadene Prosecco Superiore Rive D.O.C.G: produzido sob condições particulares do microclima da região. Uvas são colhidas manualmente e os exemplares são safrados. Possuem qualidade superior e, por esse motivo, são mais caros.
  • Conegliano Valdobbiadene Prosecco Superiore di Cartizze: a maior expressão de qualidade dos vinhos Prosecco. Elaborados em uma área restrita em San Pietro de Barbozza, Saccol e Santo Stefano.
  • Asolo Prosecco D.O.C.G.: elaborados nas colinas na província de Treviso.
  • Prosecco Trieste D.O.C.: produção regional em Trieste e de qualidade elevada.
  • Prosecco Treviso D.O.C: produção regional em Treviso, também são vinhos de alta qualidade.

Além disso, são classificados de acordo com a quantidade de açúcar residual da bebida, medida em gramas por litro (g/L). São eles:

  • Brut: até 12 g/L de açúcar
  • Extra-dry: de 12 a 17 g/L de açúcar;
  • Dry: de 17 a 32 g/L de açúcar;
  • Demi-sec: de 32 a 50 g/L de açúcar;

Somente a Asolo Prosecco D.O.C.G. pode elaborar rótulos extra-but, que possuem menos de 6 gramas de açúcar por litro.

Imagem de garrafas de espumante prosecco dentro de um balde com gelo.

Os espumantes Prosecco são classificados de acordo com a quantidade de açúcar residual por litro.

Características do Prosecco

Em geral, tem coloração pálida e seu perfil aromático é neutro, marcado por notas frutadas de pêra, maçã-verde e melão, além de toques florais de rosa. Em boca, trazem alta acidez, corpo leve e uma efervescência elegante e persistente.

O teor alcoólico do prosecco pode variar de 10 a 12%, o que o torna uma opção mais leve quando comparado ao Champagne, por exemplo. É uma escolha ideal para quem deseja algo refrescante e fácil de beber.

Dicas de harmonização

O Prosecco é uma bebida muito versátil, capaz de harmonizar com diferentes pratos. Seus sabores leves e frutados combinam bem com aperitivos, como queijos, charcutaria e frutos do mar.

A bebida é também uma excelente opção para acompanhar massas como macarrão carbonara ou fettuccine Alfredo. Sua efervescência ajuda a limpar o paladar, enquanto a acidez equilibrada combina com o sabor da massa.

Peixes, saladas, legumes salteados e frutos do mar podem ser harmonizados com o espumante. Além disso, pratos da culinária japonesa e tailandesa são boas pedidas! Experimente combinar seu Prosecco favorito com sushis ou pad thai. 

Os Proseccos também harmonizam bem com frutas frescas e sobremesas à base de nozes e amêndoas.

Vinhos Prosecco no Divvino

O portfólio do divvino.com.br conta com diversos Proseccos para você conhecer e experimentar! Dentre eles, o Espumante Italiano Pronol Prosecco D.O.C Brut, elaborado pela Bottega Spa. Elaborado com a uva glera, apresenta coloração amarelo pálido com reflexos esverdeados. No olfato, revela notas de frutas verdes como maçã verde e pêra, além de flores brancas como flor de laranjeira. No paladar, a acidez é alta, tradicional deste estilo de vinho.

Quer conhecer mais opções de rótulos Prosecco? Basta clicar no banner abaixo e acessar o e-commerce. Saúde!

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo