skip to Main Content
Tipos De Espumantes: Estilos E Níveis De Doçura

Tipos de espumantes: estilos e níveis de doçura

Se em uma comemoração especial você decide comprar um espumante, mas ao se deparar com a variedade de rótulos não sabe ao certo o que todas aquelas informações representam, calma, isso é mais comum do que pensa!

Existem diversos tipos de espumantes, fabricados a partir de diferentes métodos e, consequentemente, com estilos e níveis de açúcar distintos — dos mais secos aos mais doces.

Grande parte dessas questões são apresentadas já no rótulo do produto, e é sobre elas que vamos falar neste texto. Assim, você nunca mais vai errar na escolha. Continue a leitura e saiba mais!

Banner guia conservação de vinhos

Métodos de produção dos espumantes

O espumante é um tipo de vinho caracterizado por conter bolhas que são liberadas assim que a garrafa é aberta. Elas são criadas durante o processo de produção, que envolve uma segunda fermentação do vinho dentro da própria garrafa ou em tanques de inox. Em taça, é possível observá-las — é o famoso perlage.

Contudo, existem alguns métodos distintos, entre eles o chamado método Tradicional ou Champenoise, método Transferência e o método Charmat ou Tanque.

Método Champenoise ou Tradicional

Tem um foco mais manual, desde a colheita das uvas, que é feita à mão e em pequenos baldes, até a análise dos frutos. Dá origem a bebidas nobres, complexas e de perlage saborosa e cremosa.

Neste caso, os bagos vão para a prensagem. Depois, o mosto é separado das cascas e levado para tonéis de inox ou barris de carvalho. Ao final do processo, o mosto é engarrafado para que ocorra a segunda fermentação, sendo selado com uma tampa de metal. O licor de dosagem — uma mistura de açúcares e leveduras — é adicionado ao líquido.

Também aplica-se a remuage, processo no qual a pressão, a partir de uma leve rotação da garrafa, elimina os resíduos. Por fim, as garrafas ficam em caves subterrâneas para que os sedimentos se concentrem na tampa de metal até que ela seja retirada e, enfim, substituída pela rolha.

Curiosidade: o nome do método é Champenoise pois é utilizado na produção de Champagnes e foi descoberto durante a criação dessa categoria, ainda que possa ser aplicado no desenvolvimento de outros espumantes, como o Cava.

Processo de remuage, aplicado na fabricação de espumantes pelo Método Champenoise ou Tradicional

Remuage é o nome que se dá ao processo de rotacionar a garrafa do espumante para eliminar resíduos.

Método de Transferência

É similar ao Champenoise, porém, neste caso, o processo de remuage não é aplicado. Depois que a fermentação termina na garrafa, o líquido é despejado e mantido sob pressão em um tanque de inox. Na sequência, passa por filtragem. Por fim, é acrescentado o licor de dosagem.

O resultado são rótulos semelhantes aos produzidos a partir do método Champenoise. Contudo, as borbulhas são maiores, trazem menos intensidade de sabores e aromas, e a textura é cremosa.

Método Charmat ou Martinotti

Quanto ao método Charmat, também conhecido como “método em tanque” ou Martinotti, a diferença está no fato da segunda fermentação ser feita em quantidades maiores, em um tanque de inox. A interrupção dela, ao final do processo, ocorre quando o vinho é resfriado. Assim como no Champenoise, é adicionado o licor de dosagem.

É utilizado para fazer espumantes renomados, como o Prosecco e o Asti, além de outros rótulos cremosos, com notas amanteigadas e tostadas, assim como aromas de frutas brancas e flores, e uma perlage fina.

Estilos de espumantes

A partir dos métodos de produção existentes que você conferiu acima, é possível obter diferentes estilos de espumantes, como Champagne, Cava, Crémant, Asti, Sekt, Prosecco e Pét-nat.

Champagne

Com certeza você já ouviu falar dele. A verdade é que o Champagne é um dos espumantes mais famosos do mundo. Produzido em Champagne D.O., na França, por meio do método Champenoise, pode ser elaborado a partir das castas chardonnay, pinot noir e pinot meunier, em blends ou varietais. Pode variar de Brut a doce.

Crémant

Outro estilo de espumante popular, produzido na França com as técnicas do método tradicional é o Crémant. Utiliza castas locais, como chardonnay, pinot noir e chenin blanc, e pode ser elaborado em oito denominações de origem francesas, além de uma em Luxemburgo.

Cava

Quanto ao Cava, ele nada mais é do que o espumante espanhol. Produzido especialmente nas regiões da Catalunha D.O., também é feito através do método Tradicional, porém com castas como macabeo, pinot noir, trepat parellada e xarel-lo, cultivadas em diferentes altitudes. Esse estilo tem acidez refrescante e sabores frutados.

Imagem de uma rolha de espumante escrito "Cava"

Os Cavas nada mais são do que espumantes produzidos na Espanha, especificamente na região da Catalunha.

Prosecco

O espumante Prosecco é um estilo famoso na Itália. Elaborado principalmente na região de Veneto, a partir de  uvas glera, é famoso por ter perfil frutado, notas de maçã, pêra e pêssego, além de ser uma opção mais leve e refrescante do que outros espumantes, elaborado com a uva glera.

Asti

Além do Prosseco, há ainda outro espumante italiano, o Asti. Originário da região de Piemonte, ao norte do país da bota, é feito com as uvas moscato bianco, que conferem um caráter doce e frutado ao rótulo.

Passa por um único processo de fermentação em tanques fechados, preservando o açúcar natural das cepas e resultando em um líquido de sabor leve e paladar adocicado. É perfeito como vinho de sobremesa ou para acompanhar doces.

Sekt

Sekt é um termo alemão para espumante, sendo um estilo bem popular no país, que é famoso por produzir rótulos de alta qualidade. Podem ser feitos utilizando castas brancas, como riesling e pinot blanc, mas também tintas, como pinot noir. 

Aqui, dois métodos podem ser utilizados no processo de vinificação, o Tradicional ou o Charmat.

Pét-nat

Outro estilo de espumante que vem ganhando força no mercado de vinhos é o chamado pét-nat — abreviação para “Pétillant Naturel”, um espumante natural. Mais antigo e menos refinado, esse tipo de rótulo tem a fermentação interrompida antes da conclusão. Depois, o vinho é envasado e a fermentação continua dentro da garrafa.

O pét-nat pode ser encontrado em diferentes regiões do mundo, tem um caráter mais rústico, porém, é menos efervescente em comparação com outros espumantes.

Níveis de açúcar nos espumantes

Acontece que, ao final de cada método, origina-se um estilo de espumante, sendo que cada tipo contém níveis de açúcar que podem variar significativamente e são classificados em diferentes categorias.

Com certeza você já se deparou com termos como “Brut”, “Demi-Sec”, “Sec” ou “Seco” e “Doce”. Mas sabe o que eles realmente significam? São essas palavras, normalmente destacadas no rótulo do espumante, que classificam a presença ou ausência de dulçor nas bebidas, medidas em gramas por litro (g/L).

Na tabela abaixo você confere os níveis de açúcar para cada um dos tipos de espumantes e, na sequência, mais detalhes sobre cada um deles, além de dicas de harmonização!

Tipos de espumantes Nível de açúcar
Espumante Nature Menos de 6 g/L
Espumante Extra-Brut Menos de 12 g/L
Espumante Brut 12 a 17 g/L
Espumante Sec ou seco 17 a 32 g/L
Espumante Demi-sec 32 a 50 g/L
Espumante Doce Mais de 50 g/L

Espumante Nature

Você sabe o que é espumante Nature? Trata-se de um rótulo mais seco, conhecido também como Brut Nature ou Brut Naturel. Isso porque, normalmente, contém a menor quantidade de açúcar: abaixo de 6 gramas por litro.

Os espumantes Nature podem ser harmonizados com:

  • Ostras;
  • Camarão;
  • Ceviche;
  • Sushi;
  • Queijos de cabra;
  • Amêndoas torradas;
  • Aperitivos de presunto cru.
Imagem de uma mulher pingando limão em um prato com ostras, enquanto toma um espumante Nature.

Entre outros pratos, os espumantes Nature podem ser harmonizados com ostras.

Espumante Extra-Brut

Se você tem dúvidas sobre o significado de Extra-Brut, saiba que esse ele nada mais é do que um espumante seco com pouco açúcar, de dulçor minimamente perceptível — geralmente, apresenta 6 gramas de açúcar por litro.

Os espumantes Extra-Brut podem ser harmonizados com:

Espumante Brut

Na hora de pensar no significado de Brut, lembre-se que esse tipo de espumante traz um nível ligeiramente maior de açúcar residual, que varia de 0 a 12 gramas por litro. Mais populares e amplamente consumidos, eles oferecem um bom equilíbrio entre a secura e a frutuosidade.

Os espumantes Brut podem ser harmonizados com:

  • Lagosta e vieiras;
  • Aves assadas;
  • Sushi;
  • Queijos suaves;
  • Pratos de carne branca.

Espumante Sec ou seco

Já os espumantes secos, conhecidos como “Sec” em francês ou “Dry” em inglês, têm entre 17 e 32 gramas de açúcar por litro. Portanto, são perceptivelmente mais doces do que os estilos anteriores. Contudo, ainda apresentam uma certa secura.

Os espumantes Sec podem ser harmonizados com:

  • Pratos de frango com molhos cremosos;
  • Risotos;
  • Massas com molhos de tomate ou cogumelos;
  • Queijos intensos, como Gouda ou Comté.

Banner guia de harmonização queijos e vinhos

Espumante Demi-sec

Com níveis de açúcares maiores do que o Espumante Sec, o Demi-sec tem um teor que varia de 32 a 50 gramas de açúcar por litro. Por isso, são frequentemente servidos como sobremesa ou com doces e frutas.

Os espumantes Demi-sec podem ser harmonizados com:

  • Foie gras;
  • Tortas de frutas;
  • Crepes com recheios de fruta;
  • Sobremesas com caramelo;
  • Queijos de sabor mais suave.

Espumante Doce

Por fim, os fãs de uma bebida doce de qualidade podem optar pelo espumante Doce, classificado também como “Doux”, em francês. Sendo os mais doces de todos os espumantes, contam com mais de 50 gramas de açúcar por litro.

Os espumantes Doces podem ser harmonizados com:

Imagem de um espumante doce sendo servido com uma fatia de bolo.

Sirva o espumante Doce como sobremesa ou acompanhado de uma fatia de bolo.

Contudo, vale salientar que essas classificações podem variar de uma região produtora para outra, assim como de país. Portanto, sempre confira o rótulo para encontrar informações precisas e escolher, sem dúvidas, o espumante com nível de açúcar que mais lhe agrada.

Espumantes no Divvino

Depois de todas as informações que trouxemos neste conteúdo sobre os métodos de produção dos espumantes, os estilos e os níveis de açúcar, dúvidas comuns como “qual tipo de espumante é mais doce?” ou “o que é um Cava?”, serão respondidas facilmente.

E vale lembrar que, além das clássicas celebrações, como Ano Novo, casamentos, formaturas e aniversários, os espumantes também são bem-vindos como aperitivos, em encontros românticos, comemorações pessoais, happy hours, brunches com os amigos, como sobremesa ou até mesmo em um momento de relaxamento.

Portanto, que tal abastecer o seu estoque de espumantes no divvino.com.br e ter sempre uma garrafa por perto? Para isso, clique no banner abaixo, faça a sua seleção e receba-a no conforto da sua casa!

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo