skip to Main Content
Guia De Uvas: Tempranillo, A Estrela De Rioja

Guia de uvas: tempranillo, a estrela de Rioja

De origem espanhola, a tempranillo está presente em grande parte dos rótulos de vinhos no mundo. Conhecida por ser uma fruta de florescimento e amadurecimento rápido, é típica da região de Rioja e são nos meses de agosto e setembro que elas estão prontas para serem colhidas e incluídas no processo de produção das bebidas.

Para entender um pouco mais sobre a origem e características da uva tempranillo, assim como dicas de harmonização e sugestões de rótulos para comprar, continue a leitura do post! 

Origem da uva tempranillo

Há registros de que os povos fenícios em, aproximadamente, 1.000 a.C., fizeram o transporte da uva de sua terra natal (atualmente o Líbano) e iniciaram o cultivo em solo espanhol, mais especificamente no território de Cádiz.

Com um clima mais frio e poucas chuvas no ano, a adaptação da uva na região funcionou muito bem. No entanto, depois de muitos anos, notou-se que a casta é capaz de se desenvolver em diversos terroirs, o que impulsionou seu plantio em outros países, como os Estados Unidos, Austrália, Argentina e África do Sul.

O nome tempranillo vem da palavra temprano, que, em espanhol, significa cedo – uma alusão à rápida maturação da fruta. Porém, a nomeclantura da casta pode mudar de acordo com cada país e até mesmo dentro do território espanhol.

Em Portugal, por exemplo, é chamada de tinta roriz e aragonez; na Itália, de negretto; e nos Estados Unidos, de valdepeñas. Já dentro da Espanha, em La Mancha, é chamada de cencibel; na Catalunha, de Ull de lebre; em Toro, é conhecida como tinta del toro.

uva vinhos tempranillo

O significado de tempranillo deve-se ao termo temprano, que quer dizer “cedo” em português.

Características da uva

Em relação à anatomia, a uva espanhola tem cachos cilíndricos e médios, com casca espessa. Sua coloração é bastante escura, com taninos médios.

Nos vinhos, as uvas são, de modo geral, intensas, encorpadas, com taninos elegantes e redondos. No entanto, seu perfil pode variar de acordo com o terroir e processo de maturação. Se maturadas em barris de carvalho, podem deixar toda a rusticidade de sabores no vinho, como o tabaco e a própria madeira.

A tempranillo é conhecida por ser uma uva equilibrada e adaptável. Por esse motivo, se cultivada em regiões altas e frias, trará um pouco mais de acidez e corpo; já se o cultivo for em locais mais quentes e com chuvas frequentes, seu final de boca será mais marcante, com riqueza de aroma e elegância no paladar.

De maneira geral, origina bebidas mais encorpadas, principalmente quando é usada em blends. Inclusive, sua utilização em vinhos de corte se dá por ser uma casta que auxilia na estrutura e maciez dos rótulos.

Quanto aos aromas, costuma apresentar notas de frutas vermelhas, especiarias, além de toques herbáceos, terrosos e florais. No entanto, é uma uva bastante adaptável, que pode apresentar diferentes sabores e aromas dependendo da região onde é cultivada.

Vinhos tempranillo produzidos em regiões vinícolas espanholas, como Rioja, são famosos por seu corpo, sabor frutado e acidez vibrante.

uva tempranillo

A tempranillo leva tal denominação por ser uma uva de amadurecimento precoce.

Harmonização com tempranillo

A harmonização de vinhos com uva tempranillo e pratos deve ser equilibrada, principalmente em razão da intensidade da fruta. Confira algumas opções de combinação:

  • Carnes: filé mignon, ragu de pato e costela ao bafo com molho de ervas.
  • Massas e molhos: molho sugo, molho pesto e lasanha à bolonhesa.
  • Risotos: tomate seco e pesto.
  • Queijos: brie, gruyere e semi curados.

Também vale mencionar que, para acertar na harmonização de vinhos tempranillo, é preciso levar em consideração a idade do rótulo. Os mais jovens devem ser combinados com pratos mais leves e frescos, enquanto exemplares envelhecidos (como os de Rioja) podem ser harmonizados com receitas mais intensas e condimentadas.

Vinhos tempranillo no Divvino

Apesar da origem espanhola, atualmente muitos países investem na produção de rótulos com a uva. O Brasil é um deles, na região da Campanha Gaúcha. Por isso, vale a pena descobrir garrafas de qualidade de todo o mundo. A seguir, apresentamos duas opções para você experimentar!

Vinho Espanhol Séptimo Sentido Tempranillo

Varietal tempranillo, este vinho tem breve passagem por madeira. Visualmente, apresenta coloração rubi-intenso. No nariz, revela aromas de morangos e groselhas maduras, mas que evoluem para notas florais e especiarias. É encorpado e apresenta ótima acidez, sendo ideal para acompanhar carnes vermelhas e queijos maturados.

cta vinho Séptimo Sentido

Vinho Vicente Gandía Finca Del Mar Crianza Tempranillo

Quer experimentar rótulos premiados? Este vinho recebeu cinco estrelas no Best Buy Peñín Guide, medalha de ouro na categoria Best Value for Money no Berliner Wein Trophy, além de 90 pontos na Semana Vitivinícola da Espanha.

Elaborado pela Vicente Gandía, em Valência, na Espanha, tem coloração rubi, aromas de frutas pretas sobremaduras e de especiarias como baunilha e coco. Em boca, tem taninos estruturados e ótima acidez.

Para a harmonização, aposte em vegetais grelhados, carnes vermelhas, tábua de queijos curados e charcutaria, além da paella valenciana.

cta vinho Vicente Gandia

Além dos rótulos mencionados, o divvino.com.br oferece uma categoria exclusiva de vinhos tempranillo. Para conhecer mais opções e atualizar a sua adega com rótulos desta casta emblemática, basta clicar no banner abaixo!

banner final vinhos Tempranillo

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo