skip to Main Content
Risoto Para Jantar Romântico: 5 Receitas Especiais Para O/a Crush

Risoto para jantar romântico: 5 receitas especiais para o/a crush

Seja em uma data especial ou uma surpresa para sair da rotina, receitas para jantar a dois são sempre uma boa opção. E um prato que funciona muito bem nessas ocasiões é o risoto, já que ele pode ser preparado de diversas maneiras, explorando diversos sabores nas combinações.

Pensando nisso, listamos 5 receitas de risoto para jantar romântico que vão dar o que falar! E para tornar o momento ainda mais agradável, incluímos dicas de harmonização e sugestões de rótulos. Continue a leitura para saber mais!

1. Risoto de pera com gorgonzola

Se você está à procura de um risoto simples, mas com sabor marcante, aposte na combinação de pêra com gorgonzola. Por conta da presença do queijo, o sabor do prato é bastante característico. Para os que gostam do sal e da picância presente na receita, vale a pena experimentar.

Como a presença da gorgonzola confere esse sabor intenso e picante, a harmonização por contraste com este risoto de queijo é uma boa escolha: Vinho do Porto, vinho verde, brancos com notas frutadas ou Sauternes.

 

Card Château Lafon Sauternes

Confira o preparo a seguir, com base na receita do canal Panelinha:

Ingredientes

  • 1 xícara de chá de arroz arbóreo
  • ⅓ de xícara de chá de queijo gorgonzola picado
  • 2 peras
  • ½ cebola
  • ¼ de xícara de chá de vinho branco
  • 1 litro de caldo de legumes
  • Caldo de ½ limão
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • Azeite a gosto
  • Sal e pimenta-do-reino moída a gosto

Modo de preparo

Coloque o caldo de legumes em uma panela e deixe ferver em fogo alto. Quando levantar fervura, diminua o fogo e mantenha aquecido durante todo o preparo. Enquanto isso, pique as cebolas, lave e corte uma pera e transfira para uma tigela. Regue os pedaços com caldo de limão. Para a segunda pera, corte-a em quatro partes, mantendo o cabinho.

Aqueça uma frigideira em fogo médio e, quando ela estiver bem quente, regue com um fio de azeite. Coloque os quatro pedaços de pera, mantendo a parte cortada virada para baixo. Deixe dourar por 2 minutos de cada lado e reserve.

Refogue a cebola em uma panela aquecida e regada com azeite, temperando com sal. Quando a cebola estiver murcha, adicione o arroz arbóreo e misture tudo. Tempere com sal e pimenta a gosto.

Em seguida, regue a mistura com vinho e mexa até secar. Acrescente uma concha de caldo de legumes e continue mexendo até o arroz absorvê-lo. Siga esse mesmo processo até o risoto chegar no ponto: grão cozido, mas duro no centro.

Com o fogo desligado, adicione manteiga (de preferência, gelada) e a gorgonzola. Adicione as peras cortadas em cubos e mexa tudo, com bastante delicadeza para misturar. Sirva o risoto em um prato e acrescente as peras grelhadas para decorar. 

Risoto para jantar romântico de pera com gorgonzola

Bons vinhos para harmonizar com este risoto são Vinho do Porto, vinho verde e brancos com notas frutadas.

2. Risoto de rabada

Para quem quer fugir do tradicional, temos a solução! A rabada é comumente acompanhada de arroz, batatas ou polenta, mas que tal utilizar a carne no risoto? Confira a receita do canal Naturgy Br:

Para a harmonizar, experimente um branco fresco e encorpado.

Card Esporão Private Selection

3. Risoto de aspargos com queijo brie

Para os amantes do brie, este é o risoto perfeito para jantar romântico! O aspargo dá um toque especial e, além disso, é um alimento saboroso e repleto de nutrientes. Bons vinhos para acompanhar seriam um Pinot Noir, Sauvignon Blanc ou um Merlot rosé.

Risoto para jantar romântico card La Hacienda Rosé

Confira o preparo do risoto a seguir:

Ingredientes

  • 1 xícara de arroz arbóreo
  • ¼ de xícara de vinho branco
  • ½ cebola picada
  • 4 colheres de sopa de manteiga
  • 1 litro de caldo de legumes
  • 6 aspargos picados
  • 100g de queijo brie picado
  • Queijo parmesão ralado a gosto
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Azeite a gosto

Modo de preparo

No pré-preparo, lave e higienize os aspargos. Corte a parte esbranquiçada dos talos e a coroa, para a finalização, e pique o restante em rodelas pequenas. Em uma frigideira bem quente, adicione um fio de azeite e frite os aspargos picados. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Reserve.

Em uma panela aquecida em fogo médio, refogue a cebola picada com uma colher de manteiga. Quando a cebola estiver transparente, adicione o arroz arbóreo e deixe cozinhar por cerca de 2 minutos. Acrescente o vinho branco e mexa até secar. Regue o arroz com uma concha de caldo de legumes, mexendo bem até que o arroz absorva o líquido. Continue esse processo até alcançar o ponto ideal: grão cozido, mas duro no centro.

Quando o arroz estiver no ponto, adicione os aspargos picados e tempere com sal. Finalize com 2 colheres de manteiga gelada e o queijo brie. Misture os ingredientes delicadamente, mexendo com calma.

Para servir, utilize as coroas do aspargos como decoração e salpique queijo parmesão ralado por cima.

Banner Divvino Volta ao Mundo dos Vinhos

4. Risoto de banana da terra com camarão e gengibre

O risoto de banana da terra pode ser preparado com uma variedade de acompanhamentos: bacalhau, charque, carne seca, entre outros. Neste preparo, foram utilizados o camarão e o gengibre para enriquecer o sabor. Confira a receita do canal The Market:

Para acompanhar o risoto para jantar romântico, experimente um vinho aromático e com acidez moderada, como um Chardonnay ou um branco da uva Sauvignon Blanc.

Card Cantoalba Grand Reserve Chardonnay

5. Risoto de jamón

Este risoto combina o prato tradicional italiano com uma especiaria espanhola, o jamón, um presunto com sabor marcante. Para quem gosta de um prato com traços mais intensos, esta é uma ótima opção! E para acompanhá-lo, sugerimos um espumante tipo Chardonnay, como o Moutard Blanc de Blancs ou um Jerez seco, como o Aurora Manzanilla.

Card Moutard Blanc de Blancs

Ingredientes

  • 1 xícara de arroz arbóreo
  • 3 colheres de manteiga
  • ½ cebola picada
  • Dois dentes de alho picados
  • Seis fatias de jamón
  • 1 xícara de vinho branco seco
  • 1 litro de caldo de legumes
  • Um copo de ervilhas pré-cozidas
  • Sal e azeite
  • Queijo parmesão ralado

Modo de preparo

Em uma panela, aqueça o azeite e uma colher de manteiga. Refogue a cebola e o alho até que a primeira fique transparente. Acrescente seis fatias de jamón, separe a gordura e deixe refogar.

Quando a cebola murchar, adicione o arroz arbóreo e deixe-o fritar por cerca de 2 minutos. Regue-o com uma xícara de vinho, mexendo bem até que o líquido seja absorvido. A seguir, coloque uma concha de caldo de legumes e continue mexendo. Quando o caldo secar, adicione mais uma concha e siga esse mesmo processo até que o arroz fique al dente.

Nas últimas conchas de caldo, acrescente as ervilhas pré-cozidas e as seis fatias de jamón. Rasgue o presunto com as mãos e espalhe bem por todo o risoto. Emprate e salpique queijo parmesão ralado para servir.

Risoto de jamón

Quer ter um gostinho da culinária espanhola dentro de casa? Experimente preparar o risoto de jamón!

De preparos mais simples aos mais requintados, as receitas de risoto para jantar romântico são a promessa do sucesso. Afinal, quem é que não ama esse prato? E para acompanhar momentos especiais como esse, confira também uma seleção de vinhos nacionais e importados do Divvino, clicando no banner abaixo:

vinhos nacionais e importados no Divvino

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo