Guia de uvas: Chardonnay

Entendendo de vinho / 3 min

8 de maio de 2019

Considerada a “rainha das uvas brancas”, a Chardonnay é a variação clara mais conhecida e mais plantada no mundo. De origem francesa, é capaz de trazer uma grande complexidade aromática e um paladar com muita potência e acidez.

Continue lendo e descubra mais sobre a uva Chardonnay, suas características e suas possibilidades de harmonização!

Origem

Embora muitos acreditem que a Chardonnay tenha se originado na Síria ou Líbano, sua história está diretamente ligada à região de Borgonha, na França. Sua importância é tamanha que é a segunda uva mais cultivada do país e a quinta de todo o mundo.

Durante muito tempo, foi vista como uma variação da uva Pinot Noir, sendo confundida muitas vezes com a Pinot Blanc. Recentemente, descobriu-se que trata-se de uma mutação entre esses dois frutos e o Gouais Blanc.

Conta-se que a primeira referência à uva data do ano de 1330, em Borgonha, quando monges da Ordem de Cister começaram a sistematizar suas plantações de Chardonnay.

chardonnay uva

Vinícola na Borgonha, região onde a Chardonnay se popularizou.

No século 19, porém, se espalhou pelo Novo Mundo, graças à sua facilidade de se adaptar a outros terroirs.

Hoje, é possível encontrar bons vinhos Chardonnay em regiões distintas da França como Chablis e Champagne, além de países como Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Itália e África do Sul.

Características da uva

A Chardonnay é uma uva com a pele de coloração verde-amarelada. Seus frutos são bastante delicados, e sua casca, fina, o que faz com que muitos produtores prefiram um processo de vinificação mais artesanal, com colheitas e manipulação manual.

Uma das características mais marcantes de seu vinho é a riqueza de aromas, que pode incluir frutas brancas, ervas, especiarias e mineralidade. Quando passa por barrica, também pode desenvolver aromas mais rústicos, como baunilha e manteiga. Já no paladar apresenta potência quando comparado com outras uvas brancas, com alto teor de açúcar residual e acidez bem presente.

Sua coloração costuma ser mais intensa que a de outros vinhos brancos: uma espécie de amarelo ouro com bordas brilhantes. Também é mais viscoso, com lágrimas persistentes.

chardonnay uva

A Chardonnay é a uva mais intensa entre as castas brancas.

Harmonização

Por apresentar uma maior potência que os vinhos brancos das demais uvas, o Chardonnay deve acompanhar pratos de sabor leve, porém com características mais intensas.

Para peixes ou frutos do mar, por exemplo, que são muito associados a vinhos brancos, escolha pratos mais gordurosos ou com um molho de bastante presença. Alimentos leves com características de tostagem ou defumação também devem servir muito bem.

O sabor agridoce também pode gerar uma boa combinação. Legumes como milho e batata doce caramelizados devem ser ressaltados pelo dulçor presente no vinho.

Carnes: carnes de porco ao molho defumado; peixe ao molho;
Massas: talharim com camarão e molho branco
Queijos: roquefort e gorgonzola

Vinhos Chardonnay

Os vinhos da uva Chardonnay são de origem francesa, porém se espalharam pelo mundo todo graças à sua facilidade de adaptação. No paladar e nos aromas, trazem uma maior presença e riqueza quando comparados a outras castas brancas.

No Divvino, você encontra rótulos de Chardonnay do mundo todo, além de muitas outras uvas. Confira clicando no banner abaixo!

chardonnay uva