skip to Main Content
Guia De Uvas: Descubra A Versatilidade Da Chardonnay

Guia de uvas: descubra a versatilidade da Chardonnay

Considerada a “rainha das uvas brancas”, a chardonnay é uma das castas mais conhecidas ao redor do mundo, além de ser a segunda mais plantada. De origem francesa, é capaz de trazer aos rótulos grande complexidade aromática e um paladar com muita potência e acidez.

Continue a leitura deste texto e descubra mais detalhes sobre as uvas chardonnay, como a origem, características, principais regiões produtoras e as possibilidades de harmonização!

Origem da uva chardonnay

Embora estudos de ampelografistas (cientistas especializados no estudo das vinhas, das uvas e, principalmente, das folhas da videira) mostrem que a chardonnay tenha se originado na Síria ou Líbano, e chegado à Europa apenas durante as Cruzadas, a história desta uva está diretamente ligada à região de Borgonha, na França, onde ela instituiu seu reinado

Conta-se que a primeira referência à uva pertencente à espécie Vitis vinifera data do ano de 1330, quando monges da Ordem de Cister começaram a sistematizar plantações de chardonnay.

No século 19, ela começou a se espalhar pelo Novo Mundo graças à facilidade de se adaptar a diferentes terroirs. Com o tempo, foi ganhando espaço e tendo um crescimento geográfico tão significativo que, hoje em dia, é a uva branca mais cultivada no Brasil e segunda de todo o mundo.

chardonnay uva

Vinícola na Borgonha, região onde a Chardonnay se popularizou.

Uma curiosidade é que, durante muito tempo, foi vista como uma variação da uva pinot noir, sendo confundida muitas vezes com a pinot blanc. A confusão era justificada por conta do formato e estrutura semelhantes, sendo diferenciadas apenas pela cor do fruto em si. 

Recentemente, por meio de estudos de análise de DNA, descobriu-se que a chardonnay é uma mutação, ou seja, um cruzamento, entre a pinot noir e a gouais blanc. Desde então, a rainha das uvas brancas passou a ser considerada uma espécie, não mais uma variedade.

A chardonnay também pode ser conhecida ao como aubaine, beaunois, melon blanc e pinot chardonnay.

Dia da Uva Chardonnay

Sim, a chardonnay é tão significativa entre os vinhos que possui um dia no calendário completamente dedicado à ela. O Chardonnay Day é celebrado toda quinta-feira antes do feriado estadunidense Memorial Day. Portanto, a cada ano ela pode acontecer em uma data diferente.

Em 2023, você pode aproveitar para abrir o seu chardonnay preferido no dia 25 de maio e apreciar todas as maravilhas desta casta que ganhou o mundo! Vale até postar um registro desse momento especial nas redes sociais utilizando as hashtags #ChardonnayDay,  #InternationalChardonnayDay ou #ChardDay.

Banner Volta ao Mundo dos Vinhos

Uva chardonnay: características

Já deu para notar que a chardonnay é uma casta que se adapta bem a diferentes solos, climas e regiões, não é mesmo? Agora, chegou a hora de conhecer mais a respeito das características da uva chardonnay, essa casta tão emblemática e maleável, a começar pela aparência física.

Visualmente, nota-se que os bagos de chardonnay possuem uma pele de coloração verde-amarelada e, juntos, formam cachos pequenos e delicados. Por terem a casca fina, muitos produtores preferem um processo de vinificação mais artesanal, utilizando de colheitas e manipulação manual na hora de apanhá-las e produzir os rótulos.

Imagem de um cacho de uva chardonnay. Ele tem a coloração verde-amarelada.

A pele da uva chardonnay tem coloração verde-amarelada.

Já quando o assunto são aromas, sem dúvidas, esta é uma das características mais marcantes dos vinhos produzidos com chardonnay. Extremamente aromáticos, eles costumam apresentar notas de frutas frescas, frutas de caroço, frutas em compota, amadeirados e de flores tropicais, além de acidez natural e mineralidade. Quando passa por barrica, também pode desenvolver aromas mais rústicos, como baunilha e manteiga.

Os rótulos produzidos a partir de chardonnay costumam ter uma coloração mais intensa que a de outros vinhos brancos: uma espécie de amarelo-ouro com bordas brilhantes. O líquido também é mais viscoso, com lágrimas persistentes.

Em boca, apresenta potência quando comparada com outras cepas brancas, tendo um alto teor de açúcar residual e, conforme já comentado, uma acidez bem presente.

Juntos, todos esses detalhes tornam possível a produção de vinhos brancos leves, encorpados e até mesmo doces com a chardonnay, mas também de espumantes.

Tipos de chardonnay

Uma mesma uva pode, sim, resultar em rótulos com características totalmente distintas. Não é diferente com a chardonnay. Tudo vai depender da técnica utilizada na vinícola, assim como do terroir e da localidade onde estão plantadas as vinhas.

Plantações próximas ao mar e em solos que apresentam quantidade notável de carbonato de cálcio e argila, vão resultar em vinhos cuja mineralidade prevalece sobre a fruta. Ao passo que, em regiões mais interioranas, distantes do oceano, acontece o contrário: a fruta predomina sobre a mineiridade.

chardonnay uva

A Chardonnay é a uva mais intensa entre as castas brancas.

Os chardonnays de Chablis não sofrem influência marítima e enfrentam invernos longos e rigorosos, assim como verões razoavelmente quentes. Por ser uma região mais fria, possuem mais acidez. Além disso, a área tem um solo argiloso-calcário coberto por uma camada de argila rica em fósseis marinhos que colaboram com a criação de rótulos minerais. 

Pode-se dizer também que os vinhos produzidos em regiões frias tendem a apresentar leveza e frescor, sendo mais cítricos e até mesmo apresentam menor teor alcoólico, enquanto que as cepas cultivadas em localidades mais quentes resultam em uma bebida de textura mais untuosa e com aromas de frutas tropicais e maior teor alcoólico por conta do açúcar da fruta.

Também é possível aplicar a técnica de bâtonnage nos vinhos brancos de chardonnay, utilizada para dar mais corpo e aromas de fermento de pão ao vinho branco e proporcionar a liberação de substâncias benéficas das leveduras mortas na bebida, além de garantir um perfil aromático mais complexo, profundidade, entre outros detalhes. A prática é comum nos rótulos da Borgonha e californianos.

A bâtonnage também ajuda os rótulos a integrar melhor as carac­terísticas das leveduras, além de corpo ao líquido final, podendo ter notas amanteigadas vindas técnica.

Guia de vinho para iniciantes Divvino

Principais regiões produtoras

Hoje, é possível encontrar bons vinhos chardonnay em regiões distintas da França como Borgonha e Champagne, além de outros países como Califórnia, Itália, África do Sul, Brasil, Argentina e Chile.

Borgonha

Na Borgonha, região de origem da chardonnay, alguns rótulos podem levar mais de uma década para alcançar o pico de complexidade, sendo que entre os destaques está o Chablis. Um estilo marcante e complexo que costuma apresentar alta concentração de mineralidade, assim como toques de mel.

Champagne

Também na França, a vindima de chardonnay acontece mais cedo na região de Champagne, ainda nos estágios iniciais de maturação da cepa. Tal ação gera vinhos com maior acidez e menos notas frutadas. A característica perfeita para a produção do espumante!

Califórnia

Na Califórnia, onde as plantações de chardonnay também são evidentes, há algumas peculiaridades. Normalmente, há passagem por barricas de madeira que garantem um vinho encorpado e mais alcoólico, com aromas amanteigados, além de sementes como amêndoas e nozes, além de média acidez.

Itália

No país da bota e vizinho da França, a Itália, onde a casta branca trebbiano figura entre as mais famosas, também há espaço para a chardonnay nas regiões de Piemonte, Toscana, Sicília, Abruzzo e Alto Adige. O foco é a produção de vinhos de sobremesa e espumantes.

África do Sul

Um lugar privilegiado para o cultivo de chardonnay é a Região de Elgin, na África do Sul. De clima fresco e próxima ao Oceano Atlântico, possibilita um amadurecimento mais lento e gradual da fruta. Vinhos equilibrados, profundos e de sabores complexos são o resultado.

América do Sul

Aqui na América do Sul, países como Brasil, Argentina e Chile estão cada vez mais dedicando hectares à plantação de chardonnay e garantindo bons rótulos frutados ao mercado. 

No Chile, a Concha y Toro,  produz rótulos de chardonnay cultivadas no Vale do Limarí. Já falando especificamente do Brasil, o Rio Grande do Sul é um claro exemplo disso. O estado descobriu há um tempo todo o potencial da cepa que possui vinhas na Serra Gaúcha.

Imagem de um garrafa de Casillero Del Diablo Chardonnay, da vinícola Concha y Toro.

A chilena Concha y Toro cultiva chardonnay no Vale do Limarí.

Dicas de harmonização

Por apresentar uma maior potência que os vinhos brancos das demais uvas, o chardonnay deve acompanhar pratos de sabor leve, porém com características mais intensas. 

No entanto, de forma geral, na hora de harmonizar carnes, prefira porco ao molho, assim como peixe ao molho; com massas, vá de talharim com camarão e molho branco; no caso dos queijos, o chardonnay acompanha bem roquefort e gorgonzola.

Vinhos chardonnay no Divvino

Os vinhos da uva chardonnay são de origem francesa, porém se espalharam pelo mundo todo graças à sua facilidade de adaptação. No paladar e nos aromas, trazem uma maior presença e riqueza quando comparados a outras castas brancas.

No divvino.com.br, você encontra rótulos de chardonnay de diversos estilos, além de muitas outras uvas. Confira clicando no banner abaixo!

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo