skip to Main Content
Qual A Melhor Taça Para Beber Vinho?

Qual a melhor taça para beber vinho?

Conservação, clima, temperatura e maturação são alguns dos fatores que influenciam na maneira como o vinho se apresenta. Além disso, você sabia que não é qualquer taça para beber vinho que é capaz de extrair o melhor da bebida?

Atualmente o mercado conta com inúmeros tipos de taça indicadas para diversos estilos de vinho. Para entender mais a fundo como melhorar a apreciação dos vinhos com a taça certa, continue a leitura do post!

Banner Clube D

A importância da taça

As taças são fabricadas com dimensões e estrutura de acordo com as características de cada tipo de vinho. Não escolher a correta pode comprometer a experiência da bebida, porque algumas nuances podem ficar comprometidas ou serem demasiadamente exaltadas, como complexidade aromática, perlage (no caso dos espumantes), acidez, etc.

Isso não quer dizer que você deva ter todos os tipos de taças em sua casa, muito menos deixar de apreciar um bom vinho por não ter aquele modelo específico. 

Contudo, com o produto certo, a experiência de degustação é valorizada, porque as percepções olfativas e na boca são diferentes, uma vez que cada modelo de taça altera onde a bebida cai na boca.

As papilas gustativas da língua, saliências formadas por células epiteliais que recebem o paladar do doce, salgado, azedo e amargo em diferentes regiões, também são levadas em conta para a criação das taças. Se um modelo é mais largo e arredondado, por exemplo, é sinal de que é uma bebida amarga, que deseja concentrar os sabores em toda a boca.

Tipos de taças

Confira, abaixo, a taça ideal para os mais variados tipos de vinhos e as uvas mais indicadas a apreciação!

Para vinhos tintos

As duas principais taças para tomar vinho tinto são a Bordeaux e a Borgonha. Confira a seguir as características de cada uma delas.

Bordeaux

A taça Bordeaux é um modelo mais compacto, com bojo largo, boca mais fechada e hastes não tão compridas. Foi desenvolvida para a degustação de vinhos tintos estruturados e tânicos.

Isso porque seu formato mais estreito limita o contato do oxigênio com a bebida e, consequentemente, faz com que os aromas do exemplar evoluam gradativamente. 

Sua forma também concentra o vinho na ponta da língua, o que faz com que você consiga apreciar aromas e sabores antes da tanicidade atingir a parte de trás do palato.

É o modelo mais indicado para exemplares das uvas cabernet sauvignon, merlot, syrah, tannat e demais castas usadas na elaboração de bebidas com presença alta de taninos.

taça para beber vinho Bordeaux

A taça Bordeaux é ideal para degustar vinhos intensos e tânicos.

Borgonha

O nome da taça é uma referência à região vinícola francesa, uma das mais importantes do mundo. Seu formato é semelhante à Bordeaux, com a diferença de ser mais arredondada.

Além disso, seu bojo é maior e conta com bordas mais largas, o que permite maior contato com o ar, favorecendo a liberação dos aromas do vinho. Por esse motivo, é a taça ideal para tintos aromáticos da uva pinot noir.

taça para beber vinho Borgonha

Com bojo e laterais largas, a taça de vinho borgonha é ideal para degustar tintos da uva pinot noir.

Para vinhos brancos

Vinhos brancos são mais leves e ácidos em comparação aos exemplares tintos e devem ser apreciados em temperaturas mais baixas para manter seu frescor.

Por esse motivo, as taças para esse tipo de vinho são menores e mais estreitas, o que evita a troca de calor com o ambiente e preserva a temperatura fria por mais tempo.

Possuem bojo e comprimento médio, o que também contribui para a distribuição uniforme do líquido no palato. Dessa forma, você aprecia o frescor e sabores da bebida. 

Ela é indicada para brancos tranquilos, mas também é uma boa opção para espumantes, principalmente os Champagnes, que são mais evoluídos aromaticamente.

taça para beber vinho branco

As taças para vinho branco preservam a temperatura da bebida por mais tempo.

Para espumantes

As borbulhas típicas dos espumantes, conhecidas como perlage, são melhor apreciadas quando o vinho é servido em taças flûte, que possuem hastes longas e bojo estreito. Com ela, a efervescência e os aromas da bebida são direcionados para o nariz e, ao mesmo tempo, há um controle da quantidade de bebida na língua, equilibrando suas características.

Além disso, o formato estreito e longo da taça preserva o perlage por mais tempo, melhorando a experiência de degustação do espumante como um todo. 

Também é importante pontuar que, embora a taça coupe tenha sido utilizada no passado para a degustação de vinhos espumantes, esse modelo compromete o perlage da bebida e não é mais indicado para a categoria. Por fim, além da flûte, as taças mais bojudas são indicadas para Champagnes e espumantes mais complexos e envelhecidos, porque valorizam essas características.

taça flûte para espumantes

Taças para espumantes são mais compridas e estreitas, preservando o perlage característico da bebida.

Banner guia conservação de vinhos

Para vinhos rosés

Vinhos rosés possuem o frescor e aromas característicos dos vinhos brancos, mas podem ter uma pequena sensação de tanino, a depender de sua elaboração. Por isso, os modelos de taça para esse tipo de bebida tem como objetivo preservar as temperaturas da bebida e, ao mesmo tempo, valorizar sua complexidade aromática.

Como o mercado não oferece uma taça para vinho rosé específica, recomenda-se os modelos destinados à rótulos brancos, no caso de degustação de exemplares jovens, e para bebidas mais complexas, as taças para tintos. 

duas taças e uma garrafa de vinho rosé

A taça para vinho rosé preserva o frescor da bebida e valoriza seus taninos.

Para vinhos fortificados e de sobremesa

Os vinhos fortificados e de sobremesa são comumente consumidos em pequenas quantidades, por conta de sua graduação alcoólica e dulçor. Por isso, as taças para tomar esse tipo de bebida, como o vinho do Porto, são pequenas e estreitas.

ISO: taça curinga

A taça ISO (International Standards Organization) é conhecida como taça coringa porque pode ser utilizada para diversos tipos de vinho. É, inclusive, o modelo utilizado em degustações técnicas, já que não “beneficia” e nem prejudica as características de cada tipo de exemplar.

Por isso, se você não tem tanta facilidade de adquirir a variação de outros modelos, pode comprar uma “ISO” e resolver o problema!

Saber as diferenças e peculiaridades de cada taça para beber vinho é um bom caminho para enriquecer ainda mais sua experiência de degustação e valorizar as melhores características dos seus exemplares. No Divvino, você encontra modelos de diferentes marcas e faixas de preço. Para conferir, basta clicar no banner abaixo:

Banner vinhos nacionais e importados

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo