skip to Main Content
ClubeD Selection: Carta Aos Sócios De Dezembro!

ClubeD Selection: carta aos sócios de dezembro!

Neste post, você encontrará, mês a mês, todas as cartas aos sócios que o Divvino preparou especialmente para os assinantes do ClubeD Selection. Elas contêm desde informações sobre os rótulos selecionados, assim como dicas de harmonização e curiosidades. Boa leitura!

Dezembro/2023

O ano está chegando ao fim, assinante do ClubeD Selection, dá para acreditar? E para a última curadoria do ano, selecionamos dois rótulos europeus. Vamos conhecê-los?

O primeiro é um vinho Tokaji, bebida húngara mundialmente reconhecida. Esse tipo de rótulo mescla notas de frutas cítricas e toques florais em minerais, além de entregar doçura e acidez refrescante no paladar. São exemplares únicos, que com certeza vão te surpreender!

O Vinho Branco Carpinus Tokaji Furmint, elaborado com a safra 2021, tem coloração amarela com reflexos esverdeados, aromas de frutas cítricas como lima e limão, além de notas de gengibre e defumado. Em boca, tem acidez alta. Para a harmonização, aposte em peixes, ostras e pratos da culinária asiática.

O segundo rótulo da seleção de dezembro é o Vinho Mariposa Reserva Dão D.O.C., um rótulo português, elaborado na região do Dão, ao sul do Vale do Douro, com a safra 2016.

Blend das uvas touriga nacional, tinta roriz e alfrocheiro, esse vinho estagia 12 meses em barricas de carvalho. O resultado é um exemplar de visual granada e com possível borra, aromas de frutas secas como figo e amora, além de notas tostadas. No paladar, revela taninos finos e acidez média. Uma excelente escolha para harmonizar com carnes vermelhas assadas!

Com essa dupla, vai ser impossível não aproveitar as celebrações de fim de ano. Saúde e boa degustação! 🍷

Novembro/2023

Em Novembro, o ClubeD Selection faz uma viagem até Puglia, na Itália, para te apresentar dois rótulos da vinícola Progetti Agricoli.

O primeiro deles é o Vinho Cappo Zafferano Appassimento Puglia I.G.T., um blend das uvas negroamaro, merlot e primitivo. 

Esse rótulo meio seco passa pelo processo de appassimento, técnica milenar em que uvas desidratadas são utilizadas para que o fruto alcance altos níveis de açúcar e, consequentemente, álcool. O método realça os aromas da uva e torna o vinho mais complexo.

Após realizar o appassimento, o líquido ainda permanece amadurecendo em barricas de madeira. O resultado? Uma bebida de visual púrpura, aromas de frutas secas como tâmaras e figos, além de toques de especiarias. 

Para harmonizar, invista em pratos da culinária turca, pizzas rústicas e calzones. Além disso, o vinho pode evoluir em garrafa por até seis anos e deve ser servido entre 13-14ºC.

O segundo exemplar é o Vinho Capo Zafferano Primitivo di Manduria D.O.C., um varietal 100% primitivo elaborado com a safra 2020. O líquido estagia em barricas de carvalho americano e francês, conferindo visual rubi, aromas de licor de cassis, frutas pretas sobremaduras como jabuticaba, além de toques de especiarias e notas florais.

Esse varietal pode, ainda, envelhecer por até seis anos e, para conservar suas propriedades organolépticas, sirva-o entre 14-15º. Na hora da harmonização, burrito ao pastor, bruschettas com charcutaria e queijos curados são ótimas pedidas!

Com essa seleção, só podemos dizer uma coisa: novembro promete! Saúde e boa degustação. 🍷

ClubeD Selection de novembro

Carta aos sócios de novembro do ClubeD Selection.

Outubro/2023

O ClubeD Selection de outubro está mais do que especial e leva até a sua adega dois vinhos da grande classificação espanhola Vinos de Pago produzidos pela Bodega Mustiguillo, na Espanha. 

A vinícola é sustentável e vegana, não utiliza insumos animais na produção dos rótulos. A fabricação dos vinhos é feita com o vinho flor, que é o primeiro vinho que sai da prensa, e o que tem mais qualidade, entregando na garrafa uma bebida única de altíssima qualidade. 

O rótulo tinto, denominado Bodega Mustiguillo La Garnacha em referência à casta que o compõe, a garnacha (cultivada a 800 metros de altitude), tem safra 2020. Fermentado em tinas de carvalho, apresenta passagem em barricas e bottes de carvalho francês por seis a oito meses.

Ao serví-lo, você vai notar um visual rubi com coloração púrpura intensa, aromas de fruta preta sobremadura, como cereja, além de morango, couro, casca de laranja e ervas secas. Em boca, os taninos marcam presença, e a acidez varia entre média e alta.

A harmonização é versátil e pode ser realizada com pratos da culinária asiática, mas também carne de cordeiro, carnes curadas ou itens de charcutaria, como presunto, salame, pastrami, copa e linguiça.

E se você é fã de vinhos brancos, o ClubeD Selection de outubro leva até a sua adega particular o Bodega Mustiguillo Finca Calvestra Merseguera, um varietal safra 2021 feito a partir da merseguera, uva autóctone da Espanha.

A casta branca utilizada na produção foi cultivada a 900 metros de altitude e é raramente encontrada fora da Espanha e como varietal. Outro ponto importante é que as videiras de Merseguera foram encontradas no meio da plantação de Bobal. 

Essas e outras características garantem à bebida um visual amarelo com reflexos dourados. O rótulo possui fermentação em barrica, conferindo ao líquido notas de especiarias, aromas de frutas cítricas, como lima e limão, além de boa mineralidade e notas florais. No paladar, o vinho conta com ótima acidez.

Pode ser harmonizado com sardinha grelhada, bobó de camarão ou camarão salteado.

Depois de saber mais detalhes, agora é só decidir qual rótulo será apreciado primeiro: branco ou tinto? Até o próximo mês e saúde! 🍷

Setembro/2023

Setembro chegou e, com ele, mais uma curadoria incrível do ClubeD Selection! Neste mês, os assinantes recebem dois rótulos italianos, produzidos na região de Lazio pela vinícola Casale del Giglio. Os detalhes você confere a seguir. 🍷

O primeiro rótulo é o Vinho Casale Del Giglio Cesanese Lazio, varietal da uva autóctone cesanese. Elaborado com a safra 2021, tem coloração rubi, aromas de cerejas maduras, flores e pimenta. No paladar, apresenta corpo e taninos médios.

Trata-se de um vinho seco, com 13,5% de teor alcoólico, indicado para harmonizar com costelinha de porco.

Para completar a seleção, temos o Vinho Casale Del Giglio Merlot Lazio, outro varietal, desta vez da uva merlot. Elaborado com a safra 2021, estagia em barricas de carvalho durante 8 a 12 meses. Depois, evolui em garrafa por mais 180 dias.

O resultado é um tinto de coloração rubi, que revela aromas de frutas sobremaduras como ameixa e cereja. No paladar, tem acidez e taninos médios. Para harmonizar, prepare um espaguete à matriciana. Boa degustação!

ClubeD Selection de setembro

ClubeD Selection de setembro

Carta aos sócios de setembro do ClubeD Selection.

Agosto/2023

Em agosto, os assinantes do ClubeD Selection vão atravessar continentes e desfrutar rótulos de dois países diferentes, Espanha e Estados Unidos, com uma seleção de tintos complexos e cheios de personalidade, perfeitos para uma degustação incomparável. Vamos conhecê-los?

O primeiro é o Convinca Terrai OVG Vendimia Seleccionada Cariñena D.O.C. Varietal da casta garnacha e elaborado com a safra 2020. Esse exemplar estagia por seis meses em carvalho francês e americano. 

Como resultado, na taça, tem visual rubi intenso com reflexos granada. No nariz, aromas de frutas pretas sobremaduras e morangos em geleia, toques de cacau e ervas secas. Em boca, você vai notar taninos com garra e acidez média. Para a harmonização, sugerimos carne de panela, bolinho de javali e churrasco de picanha. 

O segundo rótulo é o californiano Noble Vines Collection 337 Cabernet Sauvignon, um varietal da casta elaborado com a safra 2019.

Produzido em Lodi, no Vale Central da Califórnia, tem coloração rubi com reflexos púrpura, aromas de frutas pretas sobremaduras, como cereja e ameixa, além de toques florais de violeta e  pimenta-do-reino preta. No paladar, apresenta taninos médios/altos e acidez média. 

Um vinho ideal para acompanhar hambúrguer de costela, carré de cordeiro e entrecôte grelhado.

ClubeD Selection de agosto

Carta aos sócios de agosto do ClubeD Selection.

Julho/2023

Estamos em julho e isso quer dizer que chegou a hora de compartilhar mais uma seleção incrível do ClubeD Selection! Neste mês, nossos assinantes terão a oportunidade de degustar dois rótulos incríveis, elaborados em garrafas numeradas pela Bodegas José Maria da Fonseca e assinados pelo enólogo Domingos Soares Franco. Vem conferir quais são eles!

Para começar, temos o Vinho José Maria da Fonseca Coleccção Privada DSF Touriga Francesa. Produzido na Península de Setúbal com a casta autóctone portuguesa, a touriga francesa, que também possui o nome de touriga franca. Tem coloração rubi-intenso, aromas de ameixas e cerejas em compota, além de notas de especiarias, como anis-estrelado, cardamomo e alcaçuz.

No paladar, espere taninos com garra e acidez equilibrada. Esse é um rótulo gastronômico, perfeito para acompanhar pratos à base de carnes vermelhas ou de caça. Elaborado com a safra 2017, tem sua vinificação em lagar de inox e não estagia em madeira, para entregar toda a tipicidade da casta. Para apreciá-lo, sirva-o a 14ºC.

O segundo rótulo, o Vinho José Maria da Fonseca Coleccção Privada DSF Grand Noir, é elaborado com a safra 2020, na região do Alentejo, a partir da casta grand noir, híbrida da petit bouchet e aramond noir. Uma curiosidade é que a espécie foi recuperada da extinção ainda no século 20 por um vinhedo experimental na Toscana!

Também é fermentado em lagar de inox e, além disso, é engarrafado sem filtragem. Visualmente, este vinho meio-seco tem coloração rubi-intenso e lágrimas intensas e com cor. No nariz, nota-se aromas de licor de cassis, caixa de charuto, toffee, cacau e caramelo. Em boca, espere intensidade, taninos finos e balanceados, além de alta acidez.

Para harmonizá-lo, carnes de caça e queijos de pasta mole são boas escolhas! A bebida pode evoluir em garrafa por até 15 anos e é melhor apreciada quando servida a 16ºC.

ClubeD Selection de julho

Carta aos sócios de julho ClubeD Selection.

Caso você ainda não seja assinante do ClubeD, aproveite essa oportunidade! Até o final de julho, usando o cupom “Descontão”, você garante até R$900 reais de desconto nos planos anuais e semestrais, além de uma taça de brinde. Assine hoje mesmo e desfrute o que há de melhor no mundo dos vinhos!

banner promocional ClubeD

Junho/2023

O mês de junho chegou e, com ele, mais uma curadoria impressionante para os assinantes do ClubeD Selection! Quer saber o que nosso time de sommeliers e wine hunters separou para você este mês, assinante? Então, siga a leitura com a gente!

Ambos os rótulos de junho são da Santos e Seixo, uma vinícola portuguesa que nasceu da união entre duas famílias e uma paixão em comum: vinhos! Há mais de 90 anos no mercado, tem como missão preservar a tradição vitivinífera portuguesa.

Falando dos rótulos, primeiramente, temos o Vinho Santos da Casa Encosto do Sobral Reserva, um blend das uvas trincadeira, touriga nacional e touriga franca. Visualmente, tem coloração rubi-intenso. No nariz, aromas de frutas pretas em compota, mentolado e couro.

Já no paladar, os 12 meses de estágio em barricas de carvalho francês conferem ao líquido aromas de frutas pretas em compota como ameixas, além de especiarias doces como, baunilha. No paladar, traz uma acidez equilibrada e taninos presentes. 

Para a harmonização, você pode preparar T-bone grelhado ou lombinho de porco com bacon. Na hora da degustação, sirva este vinho entre 16ºC e 18ºC. Ele pode evoluir em garrafa por quatro a cinco anos.

A segunda escolha do ClubeD Selection é o Vinho Santos da Casa Reserva Douro D.O.C., um blend das uvas touriga nacional, touriga franca, tinta amarela e tinta roriz, elaborado na região do Douro, em Portugal. Tem visual rubi-intenso e aromas de frutas pretas como ameixas, além de toques de especiarias.

Por estagiar durante 12 meses em barricas de carvalho francês, conta com taninos presentes e acidez média. Na hora de servir, atente-se à temperatura: entre 14ºC e 16ºC. Saúde!

ClubeD Selection de junho

Carta aos sócios de junho ClubeD Selection.

Maio/2023

Olá, assinante ClubeD Selection! Os seus vinhos já chegaram? Neste mês de maio, a equipe de sommeliers do Divvino selecionou para você dois rótulos mais do que especiais.

O primeiro deles é um cabernet sauvignon safra 2019 da Casa Santa Rita. Produzido no Vale do Maipo, no Chile, o rótulo tem visual rubi com média intensidade, traz notas de licor de cassis, groselha, fruta preta sobremadura e carne curada. Ao passo que o paladar apresenta taninos de médio alto, assim como acidez média alta.

Com passagem de 14 meses em barricas de carvalho francês, deve ser servido entre 16-19° C e harmonizado com creme de cogumelos com croutons e entrecôte grelhado.

Antes de abri-lo, nossa dica é apreciar o rótulo, que traz a imagem de um dos jardins da propriedade da família. O tempo de guarda é de 6 a 8 anos.

Enquanto que o segundo rótulo é de uma linha que já marcou presença aqui no ClubeD Selection, a Fiuza Ikon, produzido na região portuguesa do Tejo. Desta vez, elaborado a partir da casta branca alvarinho, safra 2020.

Você vai notar um visual amarelo com reflexos dourados, notas amanteigadas, de frutas secas como damasco, além de pêssego e fermento de pão.

Elaborado utilizando a técnica de bâtonnage, no qual o líquido é misturado com as leveduras, apresenta uma intensidade única que, quando combinada com uma acidez vibrante, proporcionará uma experiência exclusiva ao seu paladar!

Para apreciar ainda mais essas características, o ideal é servir entre 10-11° C, juntamente com um clássico risoto de queijos ou um bacalhau regado a azeite de oliva. O tempo de guarda é de 6 a 7 anos.

Abril/2023

Um mês novo é também mais uma oportunidade de tornar momentos especiais ainda mais significativos com os rótulos do ClubeD Selection, enviados em primeira mão para os nossos assinantes.

Em abril, optamos por dois tintos da região do Tejo, em Portugal: o Fiuza Ikon Touriga Nacional e o Quinta São João Batista.

O Fiuza Ikon Touriga Nacional é elaborado 100% a partir dessa casta ícone, eleita a rainha das tintas portuguesas e presente na produção de Vinhos do Porto. O mais interessante é que esta é uma edição não só premiada, que recebeu 93 pontos no Wine Enthusiast, mas também limitada, sendo que cada garrafa possui uma numeração que pode ser identificada no rótulo.

O visual é rubi com reflexos púrpura, enquanto que os aromas revelam notas de frutas pretas em compota, como mirtilo e ameixa, além de um toque mentolado e de especiarias como pimenta-do-reino.

Para abrir os aromas, amaciar os taninos e saborear esse vinho mais do que especial, tire seu decanter do armário e deixe o vinho descansar por cerca de 30 minutos! Mas você também pode esperar de 7 a 8 anos, que é o tempo de guarda recomendado ao rótulo, para descobrir todo esse potencial.

Quando o momento chegar, seja hoje ou daqui a meses, harmonize-o com filé com crosta de pimenta-do-reino ou espaguete ao molho de cogumelos.

O segundo rótulo selecionado para o ClubeD Premium de abril, o Quinta São João Batista, é produzido a partir de um blend da touriga nacional com a cabernet sauvignon.

De tonalidade rubi, possui notas de frutas pretas sobremaduras como ameixa, amora e mirtilo, mas também de especiarias como anis estrelado e baunilha. Tanto os taninos quanto a acidez são muito bem equilibrados. 

No rótulo, você vai notar o desenho de uma lebre. Isso porque as vinhas estão situadas em uma reserva natural, compartilhando o território com animais da fauna local.

Entrecôte grelhado ou hambúrguer de cogumelo são duas opções de harmonização para esse vinho que deve ser servido entre 16 e 20º C e tem passagem de 12 meses em barricas de carvalho francês — portanto, dencate-o brevemente antes de experimentá-lo. Quanto ao tempo de guarda, recomenda-se preservá-lo de 4 a 5 anos.

Março/2023

Elegância e exclusividade não faltam no ClubeD Selection que, em março, traz dois rótulos italianos. O primeiro deles é o Vinho Aristocrático Valpolicella, safra 2019, da vinícola Enoitalia, situada na Valpolicella D.O.Ca.

Produzido a partir de um blend das uvas corvina, rondinella e corvinone, que compõem os vinhos da Valpolicella. Juntas, elas criam rótulos encorpados com aromas de frutas..

De um visual rubi com reflexos granada, no olfato, remete a frutas pretas em geleia, como amoras, cerejas e ameixas, além de um toque floral e de especiarias.

O processo de produção se dá pelo método ripasso, no qual os bagos das castas utilizadas na produção do vinho Amarone são repassados ao líquido do Valpolicella para refermentação, garantindo mais complexidade. Sirva-o entre 16 e 20ºC e harmonize com polenta com carne de panela ou sorrentino ao sugo.

Enquanto que o outro rótulo elaborado na Itália, o Cantine Del Borgo Reale Langhe, é feito a partir da casta ícone, a nebbiolo, na região de Langhe D.O.C., em Piemonte — uma das mais conceituadas do país da bota que originou os Barolos e Barbarescos.

Apresenta coloração rubi com reflexos granada, aromas de flores como rosas, frutas vermelhas maduras (cerejas), além de especiarias como anis estrelado, couro e notas terrosas. No paladar, você vai notar uma acidez vibrante e presente e taninos envolventes, estruturados, quesitos tradicionais da casta. 

A safra é de 2019 e as opções de harmonização são: entrecôte grelhado ou risoto de cogumelo portobello.

Janeiro/2023

2023 chegou! E junto com ele, os novos rótulos do ClubeD Selection. Nesta edição, você vai ter a oportunidade de apreciar um exemplar italiano, o Avignonesi Rosso di Montalcino, e um francês, o Delphis de La Dauphine.

A começar pelo vinho do país da bota, ele é produzido na vinícola Avignonesi, na região de Montalcino  na Toscana. De coloração rubi com reflexos púrpuras, é a opção ideal para harmonizar com risotos, pizzas e massas que levam molho vermelho. 

Feito 100% da casta sangiovese, tem notas de frutas pretas sobremaduras como amoras, além de frutas vermelhas sobremaduras como morango e framboesa. Um toque de especiarias é notável, como é o caso da canela.

Quanto ao rótulo francês, ele advém da região de Bordeaux, especificamente de Fronsac. Leva apenas a uva merlot, tem cor rubi intenso, aromas de frutas pretas sobremaduras, toque de grafite, madeira, tabaco, baunilha, cravo e toffee. Vai bem com carnes de caça, ragu, molhos encorpados, presunto cru e quiche de cogumelos.

Dos rótulos mais complexos e que vão impressionar os seus sentidos em 2023!

Carta aos sócios - ClubeD Selection

Carta aos sócios de janeiro do ClubeD Selection.


Novembro/2022

Para tornar ainda mais proveitosos os feriados e os finais de semana de novembro, nada como um bom vinho, não é mesmo? Na seleção que o Divvino preparou com exclusividade para os assinantes do ClubeD Selection deste mês, dois rótulos franceses são destaque: L’Amourette Maxima Brizza e Cuvelier & Fils Bordeaux A.O.C.

O L’Amourette Maxima Brizza é composto por um blend de uvas espanholas, mas que ganharam brilho na França: a mouvédre, que proporciona aromas terrosos, textura aveludada e coloração intensa à bebida; e a resistente grenache noir — uma variedade da segunda casta vinífera mais cultivada no mundo.

Já o rótulo da Cuvelier & Fils Bordeaux A.O.C. é composto predominante pela merlot, uma casta de sabores frutados, taninos macios e acidez bem presente, mas também pela francesa cabernet sauvignon e pela mãe dela, a cabernet franc.

Feito no território de Bordeaux, esse vinho recebe ainda a denominação de origem controlada Appellation d´Origine Contrôllè (A.O.C.), garantia de que todos os processos que envolvem a produção e o processamento do vinho são feitos em solo francês.

Curiosidade: a cabernet sauvignon originou-se depois de um cruzamento natural entre cabernet franc e sauvignon blanc.

Mais detalhes sobre ambos os rótulos, como dicas de harmonização, você confere na imagem abaixo! 

Santé! 🍷

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo