skip to Main Content
Como Combinar Vinhos E Culinária Mexicana? Veja Sugestões!

Como combinar vinhos e culinária mexicana? Veja sugestões!

A culinária mexicana é uma festa de sabores vibrantes, temperos ousados e texturas irresistíveis. Devido à complexidade de seus pratos e sua notável picância, a harmonização com vinhos exige atenção especial, já que sal e pimenta podem aumentar a sensação do álcool no paladar.

No entanto, quando feita de forma precisa, essa junção pode elevar a experiência gastronômica a um novo patamar. Por isso, neste conteúdo, vamos apresentar algumas receitas tradicionais do México e as melhores combinações com vinho para você aproveitar cada momento da degustação. Boa leitura!

Como harmonizar vinhos e pratos da culinária mexicana?

Os pratos mexicanos são conhecidos por sua intensidade e picância. A pimenta, tempero muito usado na culinária mexicana, é o ingrediente que pode causar as maiores dificuldades na harmonização.

Isso acontece pela sensação provocada pelos compostos presentes em diferentes tipos da especiaria, como a capsaicina e piperina. Esses componentes desencadeiam um calor ardente que pode interferir na percepção dos sabores sutis e nas características dos vinhos, além de acentuar a sensação do álcool no paladar.

As especiarias utilizadas na culinária mexicana são intensas e, por isso, o rótulo precisa ser escolhido com cuidado.

Não por acaso, a harmonização do vinho com a comida mexicana precisa ser pensada com cuidado. Leve a interação com a picância em consideração, mas não se esqueça de pensar em outros ingredientes. Encontrar a combinação certa é um equilíbrio delicado entre a intensidade dos pratos e as nuances dos rótulos.

Quer entender melhor como esses sabores se complementam? Então confira as receitas abaixo para descobrir nossas sugestões, além das indicações de vinho para comida mexicana!

Receitas mexicanas para experimentar

Preparamos cuidadosamente um conjunto de receitas que representam o coração da cultura mexicana. Da suculenta carne das enchiladas à explosão de sabores do guacamole, cada prato conta uma história única e colorida. E para acompanhar, nossas sugestões de rótulos. Bom apetite!

Tacos

Os tacos são feitos com as tradicionais tortilhas mexicanas e recheios variados, sendo um verdadeiro ícone cultural.

Para os tacos de chilli com carne de porco, a robustez dos sabores pede vinhos tintos de médio a encorpados, como é o caso do rótulo australiano De Bortoli Windy Peak, produzido a partir da uva syrah.

Já para o preparo com camarão, um rosé de paladar mais delicado é a melhor opção. Nossa sugestão é o espumante italiano Tavino Rosé, que possui toque floral, perlage fina e estrutura equilibrada. Acompanhe a receita completa no vídeo abaixo, do canal Delicioso.

Enchiladas

Tradicionalmente, as enchiladas são feitas com massa à base de milho, mas por aqui é mais fácil optar pelas de trigo que são mais fáceis de encontrar. Nossa sugestão é com recheio de frango.

Boas opções para acompanhar são os vinhos branco leves, como o chileno Ravanal Sauvignon Blanc, de paladar equilibrado e agradável caráter frutado.

Confira a receita completa abaixo, dica do Nossa Cozinha, do UOL.

Ingredientes do molho

  • 2 xícara (chá) de caldo de legumes;
  • 3 colheres (sopa) de azeite de oliva;
  • 3 colheres (sopa) de farinha de trigo;
  • 2 colheres (sopa) de extrato de tomate;
  • 1 colher (sopa) de pimenta chili em pó;
  • 1 colher (chá) de cominho em pó;
  • 1 colher (chá) de vinagre de maçã ou branco;
  • ½ colher (chá) de alho em pó;
  • ¼ de colher (chá) de orégano desidratado;
  • ¼ de colher (chá) de sal;
  • Pitada de canela em pó;
  • Pimenta a gosto.

Ingredientes do recheio

  • 1 peito de frango cozido e desfiado;
  • 1 xícara (chá) de cebola picada;
  • ½ xícara (chá) de molho de tomate;
  • ⅓ de xícara (chá) de caldo de frango;
  • ¼ de xícara (chá) de coentro picado;
  • 2 dentes de alho picados ou amassados;
  • 1 colher (sopa) de azeite ou óleo;
  • 1 colher (chá) de cominho em pó;
  • 1 colher (chá) de pimenta chili em pó;
  • ½ colher (chá) de orégano desidratado;
  • Sal e pimenta a gosto.

Ingredientes para a montagem

  • 6 tortillas de farinha de trigo com cerca de 20 cm de diâmetro cada;
  • 1 xícara (chá) de queijo ralado da sua preferência;
  • Óleo para untar.
Enchiladas

Na culinária mexicana, receitas que utilizam as tortilhas como base são comuns. Nas enchiladas, elas são assadas!

Modo de preparo

Começando pelo molho, em uma vasilha, misture a farinha, a pimenta, o cominho, o alho, o orégano, o sal e a pitada de canela. Em uma panela grande, aqueça o azeite em fogo médio. Assim que o azeite estiver bem quente, acrescente a mistura de farinha com temperos e cozinhe por 4 minutos, sem parar de mexer.

Adicione o caldo de vegetais aos poucos, sempre mexendo. Depois, acrescente o extrato de tomate, misture bem e deixe apurar. Retire a panela do fogo quando o molho estiver bem grosso. Inclua a pimenta a gosto e reserve.

Para o recheio, em uma panela grande em fogo médio, aqueça o óleo ou azeite e refogue a cebola por uns 2 minutos. Acrescente o alho e refogue. Em seguida, adicione o caldo de frango, a pimenta chili, o cominho, o orégano e mexa bem. Quando os temperos estiverem incorporados, junte o frango e o molho de tomate. Finalize com sal e pimenta a gosto, e com o coentro picado.

para a montagem, preaqueça o forno a 200ºC. Unte uma travessa com óleo. Coloque uma porção generosa do recheio no meio de cada tortilha, enrole e coloque na travessa, com a parte onde os lados da tortilla se intercalam para baixo. Coloque o molho reservado por cima e espalhe bem para cobrir tudo. Finalize com queijo ralado por cima e leve ao forno por 20 a 25 minutos.

ClubeD Divvino Clube de Assinatura de Vinhos

Fajitas

Fajitas é o nome dado para diversos preparos de carne grelhada, geralmente cortados em tiras, além dos acompanhamentos tradicionais, como cebola, pimentão e folhas. Tudo envolto em uma tortilha fresca, boa opção para aperitivos ou um jantar rápido.

Acompanhe os detalhes do preparo no vídeo abaixo, do canal BBQ em Casa.

Para harmonizar, nossa sugestão é o carménère chileno Montgras De Vine, um tinto seco bem estruturado e marcante. 

Burritos

Os burritos podem ser personalizados de acordo com as preferências de cada pessoa. As combinações variam de carnes suculentas a preparos vegetarianos.

Nossa indicação é a feita com carne de porco, a costelinha na brasa! Para harmonizar com o assado, nada melhor do que bom tinto de taninos firmes, como o vinho argentino La Espera, produzido a partir de um blend de uvas malbec e syrah.

Confira os detalhes do preparo no vídeo abaixo, uma indicação do canal Receitas, feito por Felipe Bronze e Jimmy Ogro.

Guacamole

Talvez o guacamole seja o prato tradicional da culinária mexicana mais conhecido. Sua versatilidade permite apreciá-lo de várias formas: como aperitivo, acompanhado de torradas, com carne assada, nachos e muito mais.

Para equilibrar os sabores frescos do preparo, um vinho branco aromático e que traz notas herbáceas, como o varietal Luciente Viúra, é a combinação ideal.

Veja como preparar esta iguaria no vídeo abaixo, cortesia do chef Leonardo Abreu.

Churros

E como a sobremesa não pode faltar, essa dica é para provar de uma vez por todas que comida mexicana combina com vinho sim!

A massa frita e coberta com açúcar e canela do churros, acompanhada por um delicioso molho de doce de leite ou chocolate, pede uma harmonização suave. 

Para isso, um bom espumante brut com notas frutadas, como o rosé Costa Furra é ideal. Seu frescor combina excepcionalmente com a doçura do preparo e proporciona uma experiência rica em sabores.

A receita fica por conta de Nandu Andrade, que ensina uma versão prática do churros original, feito de um jeitinho brasileiro.

Sorvete frito mexicano

Essa criação deliciosa envolve uma bola de sorvete coberta por massa crocante e frita, combinando temperaturas contrastantes em uma única mordida. Para potencializar esse sabor, um espumante adocicado é indicado.

O vinho nacional Garibaldi Moscatel, de sabor suave, delicado e intenso, é a opção ideal. Seu paladar agradável com aromas de baunilha e frutas maduras faz com que ele seja a escolha perfeita para acompanhar a sobremesa.

Assista ao vídeo abaixo e confira os detalhes do preparo de um jeito fácil, com a Marcela Venancio.

 

Nossa jornada pela culinária mexicana revelou uma paleta de sabores excepcionais, não é mesmo? Aproveite para descobrir outras possibilidades! Confira a seleção de rótulos disponíveis no divvino.com.br e garanta a harmonização perfeita clicando no banner abaixo!

vinhos nacionais e importados no Divvino

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo