skip to Main Content
Pizza E Vinho: 7 Opções De Harmonização Com Vinhos

Pizza e vinho: 7 opções de harmonização com vinhos

Apesar de ser um prato de origem italiana, a pizza é uma grande paixão dos brasileiros. Segundo a Associação de Pizzarias Unidas de São Paulo, nosso país produz cerca de um milhão de unidades diariamente.

E para uma degustação perfeita, nada melhor que combinar pizza e vinho. Escolhendo o rótulo correto, que respeita os sabores e características do prato, você terá uma excelente harmonização.

Descubra, a seguir, três sugestões de harmonização entre pizza e vinho que vão agradar o seu paladar!

1. Pizza de calabresa

É o sabor preferido dos brasileiros, mesmo levando poucos ingredientes: massa, molho de tomate, queijo, calabresa e, algumas vezes, cebola. Por conta de seu sabor salgado e untuoso, é necessário escolher um rótulo com acidez e taninos bem presentes para equilibrar sua degustação.

pizza e vinho pizza de calabresa

Uma excelente sugestão é o Barbera D’alba Domina, rótulo da região italiana de Piemonte. Trata-se de um tinto elegante, com aroma de frutas vermelhas maduras e toques herbáceos.

O mesmo vinho pode ser utilizado para harmonizar com pizzas sabor pepperoni, que são uma variação de linguiça mais apimentada.

pizza e vinho pizzas de calabresa

2. Pizza margherita

É a pizza mais tradicional da província de Napoli, feita com tomates, manjericão fresco, muçarela de búfala e um fio de azeite. Foi nomeada assim em homenagem a Margherita de Savoy, rainha da Itália entre 1878 e 1900. Além disso, seus ingredientes representam as cores da bandeira de seu país de origem.

pizza e vinho pizza margherita

Feita com tomates, manjericão fresco, muçarela de búfala e um fio de azeite, a pizza margherita é um clássico.

Como harmonização para um clássico italiano, é ideal escolher um bom rótulo de mesma origem, como o Chianti Castellani Reserva DOCG. Feito com um blend entre Cabernet Sauvignon, Canaiolo, Sangiovese, é um vinho macio, com taninos aveludados e polidos.

Entre os principais aromas, é possível perceber notas de cereja e morango fresco, acompanhados por ervas finas. Sua passagem em barris de carvalho por 24 meses, o deixaram completamente sedosos e polidos.

É um vinho que conversa bem com sabores herbais e queijos, tornando-se a opção ideal a quem deseja desfrutar de uma pizza tradicional como a margherita.

3. Pizza de frango com catupiry

O requeijão cremoso tipo catupiry é uma invenção genuinamente brasileira e foi incorporado aos sabores de pizza na década de 70, pois mantinha sua consistência, mesmo sob altas temperaturas. O frango, por sua vez, veio complementar a mistura trazendo sabor e textura.

O Phebus Reserva Merlot é um rótulo marcante, capaz de suavizar a cremosidade do catupiry e o sabor do frango, limpando seu paladar enquanto degusta a iguaria.

Com um paladar de médio corpo, apresenta taninos finos e elegantes e aromas de especiarias e notas de café tostado.

pizza e vinho pizza de frango com catupiry

4. Pizza de quatro queijos

Não há uma regra para esse tipo de pizza, e é possível recheá-la de acordo com sua preferência. O importante é que os sabores fiquem bem equilibrados (com queijos mais salgados, adocicados, amadeirados ou pungentes), assim como as texturas (com tipos cremosos, elásticos e gratinados).

Dica: uma sugestão para ter uma receita bem equilibrada é misturar muçarela, catupiry, gorgonzola e parmesão. Os quatro tipos têm sabores diferentes, e cada um dará uma característica específica ao prato.

Por ser um sabor mais gorduroso, é necessário harmonizar essa pizza com vinhos de acidez bem presente, e ao mesmo tempo com certa estrutura. Os brancos encorpados, como os feitos com a uva Chardonnay, e os tintos mais leves, como Pinot Noir e Barbera, são excelentes opções.

5. Pizza portuguesa

Apesar do nome, esse sabor é genuinamente brasileiro. Foi batizada em homenagem ao país lusitano, pois durante o século 20 os imigrantes italianos que viviam no Brasil levavam suas massas de pizza para serem assadas nos fornos de padarias, que, em sua maioria, eram comandadas por portugueses. Os recheios (presunto, queijo, cebola e ovo) eram, na verdade, alimentos que sobravam no estabelecimento.

pizza e vinho pizza portuguesa

A pizza portuguesa é, na verdade, um sabor tipicamente brasileiro.

O desafio na escolha do vinho para harmonizar com pizza portuguesa está justamente na grande variedade de ingredientes. Um rótulo com acidez e intensidade média (como um Merlot bem equilibrado) é uma ótima escolha.

6. Pizza de chocolate

A harmonização com pizzas doces é tão deliciosa quanto com salgadas. O sabor chocolate é um clássico, com um paladar bem equilibrado entre doce e salgado, e ótima cremosidade.

Quando falamos em chocolate, a harmonização mais comum se dá com Vinho do Porto, que tem uma grande quantidade de açúcar residual, equilibrando-se ao dulçor do prato. Nesse caso, opte pelos rótulos da variação Ruby.

Além disso, é possível escolher tintos comuns não fortificados, como as variações Merlot e Carménère. Nesse caso, opte por vinhos com passagem por barrica, que possam ter aromas de cacau, tabaco e madeira.

7. Pizza de banana e canela

Outro sabor doce que faz muito sucesso em pizzarias é o de banana e canela. Trata-se de uma pizza bastante equilibrada, que mistura sabores doces e aromas frutados e amadeirados.

Para combinar com essa intensidade aromática, escolha um rótulo que entregue as mesmas características em taça e que, ao mesmo tempo, tenha acidez para neutralizar a untuosidade e a potência do prato.

Uma sugestão para esse casamento entre pizza e vinho é o espumante Casa Perini Moscatel, conhecido e premiado mundialmente. Com paladar adocicado e refrescante e perlage agradável, combina perfeitamente com a iguaria.

pizza e vinho espumante casa perini

Para cada sabor de pizza, há um vinho ideal. Escolher o rótulo correto deve dar à sua degustação uma experiência totalmente diferente. Para conferir diversas receitas de pizzas doces e salgadas, e o vinho ideal para cada uma delas, clique no banner abaixo e baixe gratuitamente o e-book com 25 receitas entre a massa e a bebida!

pizza e vinho divvino

Back To Top