skip to Main Content
Conheça Os Espumantes Ingleses Da Gusbourne

Conheça os espumantes ingleses da Gusbourne

O divvino.com.br é o primeiro importador brasileiro dos premiados espumantes ingleses da Gusbourne. Para celebrar este acontecimento e apresentar os exemplares, vamos falar um pouco sobre a vinícola e os métodos de produção aplicados pela empresa. Boa leitura!

A vinícola Gusbourne

Desde 2004, quando as primeiras vinhas foram plantadas, a vinícola Gusbourne Wine tem como missão produzir vinhos excepcionais, utilizando exclusivamente as uvas cultivadas em seus vinhedos. Até o momento, as principais variedades cultivadas pela empresa são chardonnay, pinot noir e meunier.

De acordo com o site da empresa, são 60 hectares para cultivo de uvas viníferas nas regiões de Appledore e Kent, além dos 30 hectares de vinhedos em Goodwood Estate, no leste de Sussex, na Inglaterra. 

Grande parte das cepas plantadas são clones borgonheses que prosperam nos microclimas dos vinhedos e, embora gerem baixos volumes, são frutos intensamente ricos em aromas e sabores.

Ainda citando a página institucional da vinícola inglesa, a altíssima qualidade das uvas é o primeiro ingrediente para a produção dos espumantes da Gusbourne, mundialmente premiados e aclamados.

Método de produção dos espumantes premiados

Os espumantes da Gusbourne são elaborados com o método tradicional (o mesmo utilizado para a produção de Champagnes!). Logo, o primeiro passo é a colheita manual. Nesta etapa, somente os melhores frutos são selecionados.

Posteriormente, os cachos inteiros passam por uma prensa leve, a fim de extrair o que há de melhor do líquido. A primeira fermentação ocorre em tanques de aço inoxidável termo reguláveis ou barris de carvalho, sendo este último utilizado para formulação de blends.

Para a segunda fermentação, o vinho é engarrafado junto às leveduras. Durante esse processo, elas transformam o açúcar presente no líquido em álcool e liberam o CO2, responsável pelas borbulhas características dos espumantes, também conhecidas como perlage.

Esse processo acontece nas caves da vinícola, onde as garrafas são dispostas manualmente. Após o dégorgement — processo de remoção das lias (borras/leveduras) presentes no líquido — os vinhos evoluem em garrafas seladas com rolhas Diam Mytik. 

Gusbourne - produção de espumantes com o método tradicional

Espumantes produzidos com o método tradicional passam pela segunda fermentação em caves subterrâneas.

Importante ressaltar que os processos utilizados na Gusbourne, além de meticulosos, têm por objetivo a baixa interferência e a sustentabilidade, preservando os solos dos vinhedos. Segundo o site da vinícola:

“Nós unimos o melhor da natureza e know-how para produzir vinhos tranquilos e espumantes singulares.”

Espumantes Gusbourne no Divvino

Como mencionado no início do texto, o divvino.com.br é o primeiro importador brasileiro das premiados espumantes inglesas.

Dentre os produtos que estarão disponíveis no portfólio estão o Gusbourne blanc de blancs, varietal chardonnay elegante e fresco; além do estruturado e complexo Gusbourne blanc de noirs (branco elaborado com uvas tintas), produzido com pinot noir.

Gostou de descobrir um pouco mais sobre a vinícola e espumantes da Gusbourne? Então aproveite também para conferir o portfólio completo do divvino.com.br, que inclui rótulos nacionais e importados para você, enófilo, aventurar-se! Basta clicar no banner abaixo para acessar a loja virtual:

vinhos nacionais e importados no Divvino

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo