skip to Main Content
Vinho Para Bacalhau: Saiba Como Harmonizar

Vinho para bacalhau: saiba como harmonizar

Servido principalmente durante a semana santa, o bacalhau se popularizou graças à tradição cristã de evitar o consumo de carne bovina antes da Páscoa. É uma iguaria com sabor marcante e, ao mesmo tempo, delicado.

Escolher corretamente o vinho para bacalhau é muito importante para sua refeição. Será necessária uma bebida que respeite o tipo de preparo do peixe, além de harmonizar com seus condimentos e acompanhamentos sem se sobrepor às suas características.

Confira, a seguir, confira quatro receitas com bacalhau e sugestões de rótulos para acompanhar os preparos mencionados. Boa leitura!

Guia de vinhos para iniciantes Divvino

1. Bolinho de bacalhau

O bolinho de bacalhau serve como um excelente aperitivo para vinho ou mesmo para acompanhar refeições. Na hora de prepará-lo, você pode optar por temperos simples, ou incrementar a receita e até mesmo adicionar um toque apimentado!

Para a harmonização, vinhos com alta acidez são a escolha certa! Experimente combinar o bolinho de bacalhau com Vinho Verde ou um Bordeaux.

Vinho português para harmonizar com bacalhau

Confira a receita do bolinho de bacalhau:

Ingredientes

  • 400 gramas de bacalhau cozido e desfiado
  • 4 batatas cozidas e descascadas
  • 2 ovos
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • ¼ xícara (chá) de farinha de rosca
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto
  • Cheiro verde a gosto
  • Azeite, banha ou óleo para fritar

Modo de preparo

Para começar, amasse bem as batatas cozidas com o auxílio de um garfo. Em seguida, adicione o ingrediente em uma tigela, juntamente com um ovo batido, o bacalhau desfiado, a farinha de rosca, o azeite e os temperos.

Misture tudo até a massa ficar homogênea e consistente. Faça bolinhas com pequenas porções e frite em uma panela com óleo, banha ou azeite quente.

Em um prato ou refratário, coloque uma toalha de papel para escolher a gordura excedente. Assim que o bolinho dourar, transfira-o para este recipiente e pode servi-lo à vontade!

Bolinho de bacalhau

Afinal, sauvignon blanc combina com bacalhau? Experimente harmonizá-lo com o bolinho à base do peixe.

2. Bacalhau à Gomes de Sá

O Bacalhau à Gomes de Sá é uma receita portuguesa e leva em seu nome o criador do preparo, João Luís Gomes de Sá. O preparo original consiste, basicamente, em separar o peixe nobre em lascas e colocá-lo em uma infusão de leite quente.

Além disso, alguns acompanhamentos clássicos são as batatas, ovos cozidos e azeitonas pretas. Para a harmonização, aposte em um clássico português também, o Vinho Verde!

Vinho para harmonizar com bacalhau

Confira a receita do bacalhau à Gomes de Sá no vídeo do canal Torrada Torrada:

3. Bacalhau com natas

Mais um prato típico português, o bacalhau com natas nada mais é do que o corte de peixe acompanhado de batatas e um molho branco à base de natas ou, aqui no Brasil, creme de leite fresco.

Embora a receita leve vários ingredientes, o preparo é fácil e o resultado, irresistível! E o bacalhau harmoniza com vinhos brancos ou tintos? Neste caso, por conta da característica untuosa do molho branco, invista em rótulos brancos e frescos das uvas sauvignon blanc, sémillon ou albariño.

Vinho espanhol Bienbebido

Confira a receita com base no vídeo do canal Cook’n Enjoy:

Ingredientes

  • 500g de bacalhau dessalgado
  • 500g de batatas em cubos
  • 100g de queijo parmesão ralado
  • ⅓ xícara (chá) de azeite de oliva
  • 1 cebola picada
  • 1 caixinha de creme de leite
  • 2 xícaras (chá) de leite fresco
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 2 folhas de louro
  • 3 dentes de alho
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto
  • Noz moscada

Modo de preparo

Para começar a receita, frite as batatas cortadas em cubos em uma imersão de óleo ou na airfryer. Escorra e reserve.

Coloque o bacalhau em uma panela e cubra com água. Em fogo baixo, deixe levantar fervura e, depois disso, cozinhe por mais 5 minutos. Retire do fogo, escorra e separe os bacalhau em lascas. Reserve a água.

Em outra panela em fogo médio, derreta a manteiga e vá acrescentando a farinha de trigo aos poucos. Vá misturando sem parar de mexer até virar uma pasta. Cozinhe a farinha por 2 minutos e, em seguida, adicione aos poucos ½ xícara da água utilizada no cozimento do bacalhau.

Durante esse processo, o ideal é usar um batedor de claras e continuar misturando o tempo todo, para evitar a formação de pelotas no seu molho. Quando o creme estiver liso, adicione o leite, também aos poucos e sempre mexendo bem.

O próximo passo é adicionar a caixinha de creme de leite e misturar tudo. Tempere o molho com sal, pimenta-do-reino e noz moscada. Vá mexendo até levantar fervura e, depois disso, deixe cozinhar por mais três minutos. Desligue o fogo e reserve.

Regue uma outra panela ou frigideira grande com todo o azeite de oliva, acrescente as folhas de louro e refogue a cebola até ela ficar transparente. Adicione o alho e refogue mais um pouco.

Coloque as lascas de bacalhau na frigideira e ¼ xícara (chá) da água do cozimento. Misture bem e, depois disso, adicione as batatas e o molho. Mexa delicadamente e transfira para um refratário. Salpique o parmesão ralado por cima. Leve ao forno a 200ºC e deixe até o queijo derreter. Seu bacalhau com natas está pronto!

Vinho para bacalhau com natas

Os rótulos portugueses são excelentes escolhas de vinho para bacalhau com natas.

4. Risoto de bacalhau

Se você é fã de risoto, experimente preparar essa versão acompanhada de bacalhau. Como toda receita com arroz arbóreo, o preparo exige alguns cuidados e atenção durante todo o processo, mas o resultado é excelente e muito saboroso.

Uma dica importante na hora de preparar o risoto de bacalhau é dar atenção especial ao sal durante a receita, já que o fruto do mar já é, naturalmente, bastante salgado. Por isso, experimente de tempos em tempos e faça a correção de sal somente se necessário.

Para a harmonização, aposte em vinhos da uva sauvignon blanc, se preferir rótulos brancos, ou um pinot noir.

Cantoalba Grand Reserve Sauvignon Blanc

Confira o preparo da receita:

Ingredientes

  • 1 litro de caldo de peixe
  • 500g de bacalhau em lascas dessalgado
  • 3 tomates italianos
  • 3 dentes de alho amassados
  • 2 xícaras (chá) de arroz arbóreo
  • 1 cebola picada
  • 1 xícara (chá) de vinho branco
  • 1 folha de louro
  • ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado
  • Sal a gosto
  • Salsinha a gosto

Modo de preparo

Antes de mais nada, deixe o bacalhau de molho de um dia para o outro, para dessalgá-lo. Mantenha-o na geladeira e troque a água duas ou três vezes. Se estiver trabalhando com o produto já dessalgado, desconsidere.

Para começar a receita, cozinhe o bacalhau em uma panela com água. Deixe-o apenas até começar a levantar fervura. Em seguida, escorra e separe as lascas.

Em uma frigideira grande, refogue meia cebola e o alho até dourar. Acrescente a folha de louro, os tomates picados e deixe refogar mais um pouco. Adicione o bacalhau e um fio de azeite. Experimente a mistura e, caso necessário, corrija o sal. Reserve.

Para preparar o arroz arbóreo, aqueça o caldo de peixe. Em seguida, refogue a outra metade da cebola em uma panela untada com azeite, até dourar. Acrescente o arroz e mexa bem.

Acrescente uma concha do caldo de peixe e continue mexendo até começar a secar. Repita o processo até o arroz atingir o ponto al dente – em média, leva-se 4 ou 5 conchas para que o ponto seja atingido ou, aproximadamente, 20 minutos. E lembre-se! Jamais pare de mexer enquanto estiver preparando o arroz.

Depois disso, acrescente o bacalhau e misture delicadamente. Desligue o fogo e acrescente a manteiga, o parmesão e o cheiro verde. Mexa com cuidado novamente e seu risoto está pronto para ser servido!

risoto de bacalhau

Na hora de escolher um vinho para acompanhar risoto de bacalhau, opte por um pinot noir ou um branco da uva sauvignon blanc.

Escolher um bom vinho para bacalhau é essencial para que você aproveite ainda mais os pratos preparados à base deste delicioso peixe. Por isso, aproveite nossas dicas e sugestões e dê o que falar no próximo jantar com amigos!

E para conhecer mais rótulos nacionais e importados de qualidade, aproveite para acessar o e-commerce do Divvino, clicando no banner abaixo:

banner para conferir vinhos nacionais e importados

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo