Harmonização

3 rótulos de vinho para harmonizar com bacalhau

Destaques / 3 min

11 de março de 2019

Servido principalmente durante a semana santa, o bacalhau se popularizou graças à tradição cristã de evitar o consumo de carne bovina antes da Páscoa. É uma iguaria com sabor marcante e, ao mesmo tempo, delicado.

Escolher corretamente o vinho para bacalhau é muito importante para sua refeição. Será necessária uma bebida que respeite o tipo de preparo do peixe, além de harmonizar com seus condimentos e acompanhamentos sem se sobrepor às suas características.

Confira, a seguir, três rótulos de vinho para harmonizar com bacalhau!

1. Reguengo De Melgaço 2017 (Portugal)

Esse rótulo é produzido na Região Demarcada dos Vinhos Verdes, ao norte de Portugal, de acordo com sua Denominação de Origem Controlada. Graças a suas características marcantes, foi premiado nacional e internacionalmente.

É feito a partir da uva Alvarinho, e tem como características aromas de pêssego e caramelo, além de notas minerais. No paladar, possui acidez e frescor, o que o torna um vinho para bacalhau ideal para dias quentes.

vinho para bacalhau

Além disso, traz contraste com pratos com untuosidade, porém de sabor mais delicado, como bolinhos ou brandade de bacalhau, uma receita francesa feita com a emulsão do peixe e azeite de oliva. Em preparos com sabores mais fortes, o prato pode roubar a sutileza da bebida.

vinho para bacalhau

2. Aliança Quinta Da Terrugem 2013 (Portugal)

Em terras portuguesas, é comum que se sirvam pratos de bacalhau com vinhos tintos. Mesmo destoando dos demais peixes, seu sabor intenso é capaz de combinar com rótulos menos complexos.

É o caso do Aliança Quinta Da Terrugem 2013, um vinho produzido na região de Alentejo, ao centro-sul de Portugal. Com 12 meses de passagem por barrica, é uma bebida feita a partir de um blend de três uvas: Aragonês, Trincadeira e Cabernet Sauvignon.

Traz aromas de frutos maduros, compotas, chocolate e com algumas nuances de notas defumadas, um paladar equilibrado e taninos elegantes. É um vinho para o bacalhau Gomes de Sá, receita clássica portuguesa, ou até grelhado em postas, pois apresentam um sabor untuoso e persistente.

3. Casal Mendes Rosé (Portugal)

Assim como o Reguengo De Melgaço, o rótulo também é produzido na Região Demarcada dos Vinhos Verdes. É feito a partir da uva Baga e considerada a bebida perfeita para momentos casuais com a família e amigos.

O Casal Mendes Rosé é um vinho meio seco repleto de aromas frutados, como abacaxi e banana, e final de paladar fresco devido a sua boa acidez. É fermentado em cubas de inox por sete dias, ganhando um sabor jovem e equilibrado.

É o par ideal para um prato como o arroz de bacalhau, que pode levar como acompanhamentos azeitonas, ovos cozidos, rúcula e outros condimentos. É capaz de limpar o paladar sem sobressair o peixe e seus ingredientes.

vinho para bacalhau

Por seu sabor característico, é necessário escolher bem o seu vinho para bacalhau com bastante cautela. Com um paladar salgado e suculento, combina bem com bebidas com acidez e frescor.

Quais outros rótulos você serviria para acompanhar um bom bacalhau? Para conhecer mais opções e estar sempre antenado sobre as bebidas e suas harmonizações, que tal assinar o ClubeD, o clube de assinaturas de vinhos do Divvino?

Além de oferecer rótulos do mundo todo, o ClubeD é o mais barato do Brasil. Clique no banner abaixo e confira!

 

vinho para bacalhau

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *